A elaboração do projeto de vida na escola consta no currículo obrigatório do Novo Ensino Médio no Brasil. No entanto, esse processo ligado ao autoconhecimento pode ser executado em qualquer idade, bem como em qualquer etapa da Educação Básica. 

Esse processo tem o objetivo de auxiliar os estudantes na construção de seus projetos de vida pessoal e profissional, considerando:

  • valores;
  • interesses;
  • habilidades;
  • possibilidades;
  • diversidade;
  • experiências de vida.

Dessa maneira, os estudantes podem ser orientados, por exemplo, a definir metas de curto, médio e longo prazo, além de identificar suas competências e habilidades. Ademais, no projeto de vida na escola, é necessário estimular o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como autoconhecimento, empatia e liderança.

O projeto de vida também visa promover a reflexão crítica sobre temas relevantes para a sociedade, para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados. Afinal, a formação cidadã está entre as 10 competências gerais fundamentais para a Educação Básica. 

O que diz a BNCC sobre o projeto de vida? 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento que todos os estudantes, de escolas públicas e privadas, devem alcançar ao longo da Educação Básica no Brasil. Para isso, o documento apresenta orientações quanto à implementação do projeto de vida na escola. 

Formação integral 

De acordo com a BNCC, a construção do projeto de vida na escola precisa englobar a formação integral do aluno. Isso porque o ambiente educacional é responsável por promover o desenvolvimento pessoal e social, por meio da consolidação e construção de conhecimentos e valores, que incidirão sobre as decisões ao longo da vida do estudante. 

Dessa maneira, de acordo com a BNCC, o projeto de vida na escola precisa contemplar o que os alunos almejam, projetam e redefinem para si ao longo de sua trajetória – uma construção que acompanha o desenvolvimento da(s) identidade(s), em contextos atravessados por uma cultura e por demandas sociais.

O conceito de formação integral com o qual a BNCC se refere é a construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, possibilidades e interesses dos estudantes, bem como os desafios da sociedade contemporânea.

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Ensino Fundamental — Anos Finais

A BNCC cita a importância do desenvolvimento do projeto de vida nas escolas com turma do Ensino Fundamental II — Anos Finais. Nesse sentido, a gestão pode “contribuir para o delineamento do projeto de vida dos estudantes, ao estabelecer uma articulação não somente com os anseios desses jovens em relação ao seu futuro, como também com a continuidade dos estudos no Ensino Médio”.

Além disso, o processo de reflexão e autoconhecimento sobre o que o aluno quer ser no futuro, bem como o planejamento de ações para construir esse futuro (social e profissional), é uma possibilidade de a escola desenvolver o lado social e pessoal do estudante.

Formação cidadã 

A formação cidadã do aluno é citada diversas vezes na BNCC, com destaque na elaboração do projeto de vida na escola. 

Segundo o documento, é papel da escola auxiliar os estudantes a aprender a se reconhecer como sujeitos, considerando suas potencialidades.

Além disso, os alunos têm a oportunidade, no ambiente escolar, de experimentar, de maneira mediada e intencional, as interações com o outro e com o mundo, tendo um contato mais próximo da diversidade.

Nesse sentido, a diversidade é apontada entre as 10 Competências Gerais da Educação Básica, no que se refere ao estudante realizar escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida. Para isso, é necessário a mobilização da consciência crítica e responsabilidade. 

Protagonismo estudantil 

Ainda sobre o projeto de vida na escola, a BNCC estabelece que essa construção precisa ser feita com o protagonismo do aluno, tendo o professor como mediador e auxiliador. O protagonismo estudantil é um conceito que se refere à capacidade dos alunos de assumirem um papel ativo e participativo na própria aprendizagem.

Nesse sentido, a escola precisa reconhecer a importância do estudante como sujeito do processo educativo como um todo, considerando que ele é capaz de aprender e também de contribuir para o desenvolvimento da escola e da sociedade. 

Isso implica em dar voz e espaço para os alunos poderem expressar suas opiniões e ideias, participando ativamente de decisões da gestão escolar.

Preparação para o mundo do trabalho

O projeto de vida nas escolas precisa ajudar o aluno a planejar a carreira profissional, sobretudo os estudantes do Ensino Médio, considerando as demandas e transformações do mercado de trabalho atual — sobretudo com a utilização massiva da tecnologia.

Nesse sentido, a BNCC estabelece que a projeção para o mundo do trabalho é um dos focos do projeto de vida na escola. Porém, esse planejamento precisa ter um contexto de que o trabalho é a capacidade de o aluno projetar e idealizar, transformando a natureza – o que se difere do emprego, que se encaixa como atividade remunerada, segundo a BNCC.

Como trabalhar o projeto de vida na escola?

Incentive a reflexão sobre a identidade pessoal e autoconhecimento 

Para a elaboração do projeto de vida na escola, é importante que o estudante tenha autoconhecimento e reflita sobre os valores, interesses e objetivos que o compõem enquanto indivíduo. Assim, será possível construir um planejamento consistente e coerente com sua identidade.

Desenvolva as habilidades socioemocionais

As habilidades socioemocionais são fundamentais para o desenvolvimento do projeto de vida na escola, pois permitem que os estudantes lidem com os desafios e estabeleçam relações interpessoais saudáveis. 

Assim, é importante que a escola trabalhe essas habilidades, sobretudo por meio da educação socioemocional. 

Ofereça orientação vocacional e profissional

O planejamento profissional é um pilar importante para o projeto de vida na escola. Nesse sentido, é importante que os alunos tenham acesso a informações sobre diferentes profissões, para que possam tomar decisões sobre a sua carreira.

A escola pode oferecer palestras, oficinas e outras atividades que ajudem os alunos a conhecer as diferentes áreas de atuação e definir suas metas profissionais — isso pode ser feito também por meio da escolha dos itinerários formativos.

Estimule a criatividade e a inovação

O mundo do trabalho está cada vez mais exigente e competitivo. Por isso, é importante que os estudantes desenvolvam habilidades criativas e inovadoras. No projeto de vida na escola, essa ação pode ser feita por meio da educação empreendedora

Como o My Life pode ajudar sua escola?

O My Life é o programa de educação socioemocional da Conexia Educação, voltado para a construção do projeto de vida na escola. Todo o conteúdo é alinhado à BNCC, bem como apoio pedagógico do Instituto Ayrton Senna e de embasamento científico comprovado.

Com o My Life, o projeto de vida na escola pode começar a ser desenvolvido a partir do 9° ano do Ensino Fundamental II — Anos Finais. Afinal, é nesse período que o aluno precisa atribuir sentido a tudo que vivenciou e aprendeu, se preparando para os desafios do Ensino Médio. 

No Ensino Médio, o desenvolvimento do projeto de vida na escola é trabalhado ao longo das 3 séries por meio de trilhas para o desenvolvimento integral do aluno. No 1° ano, por exemplo, os alunos têm aulas e atividades e reflexão sobre o que é ser um estudante protagonista e as competências para o século XXI.

Para escolas com uma proposta de Educação Bilíngue ou que desejam trabalhar o conteúdo socioemocional em língua inglesa, o My Life ainda oferece conteúdo para uma hora de aula quinzenal em inglês para todos os anos do Ensino Fundamental — Anos Finais e todas as séries do Ensino Médio. Quer entender melhor como desenvolver o projeto de vida na escola com o My Life? Acesse o site e tire suas dúvidas.

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