A educação tradicional foi substituída por um modelo de ensino-aprendizagem flexível, autônomo e que não considera apenas as habilidades cognitivas do aluno. E para a escola do futuro, a tendência é que essa nova forma de ensinar seja ainda mais presente.

Para não perder alunos, a escola precisa se preparar hoje para receber essa nova geração. Neste post, veja 5 maneiras de inovar no ensino-aprendizagem da sua instituição de ensino. 

O que é escola do futuro?

O conceito “escola do futuro” se relaciona com as mudanças causadas pela tecnologia na educação. Essa transformação é influenciada pela geração Z e alpha, de crianças e adolescentes que nasceram e cresceram em um mundo com internet, diferente das gerações passadas. 

Nesse sentido, as escolas precisam estar preparadas para atender as demandas de uma geração superconectada, que não quer estar presa às abordagens pedagógicas tradicionais e engessadas. 

Com a internet, veio também a necessidade dos jovens estarem engajados em causas sociais e políticas. Nesse sentido, os alunos de hoje estão mais abertos a desenvolverem a empatia e o senso de colaboração e participação do que os nossos antepassados. 

Por outro lado, a ansiedade e a falta de foco também fazem parte do cotidiano desses alunos. Afinal, são crianças e jovens que recebem estímulos toda vez que desbloqueiam a tela do smartphone. Além disso, a dinâmica imediatista da sociedade, que pede que tudo seja para ontem, contribui para esse quadro. 

De todo modo, as mudanças para uma escola do futuro não serão daqui a alguns anos. Isso porque a educação já começou o processo de transição para esse modelo de ensino-aprendizagem tecnológico e que considera o protagonismo dos alunos.

O que esperar da escola do futuro? 5 tendências para acompanhar

Personalização do ensino

Entre as tendências da escola do futuro está a personalização do ensino, abordagem pedagógica que considera que cada aluno tem a própria maneira de aprender. Com isso, a instituição de ensino precisa considerar as habilidades, interesses e potencialidades do estudante para traçar um currículo pedagógico individual e flexível. 

Por meio da personalização do ensino, a escola pode compreender como estimular o aluno, aprimorando as habilidades que ele já possui e identificando as principais dificuldades educacionais. Essa prática incentiva o gosto pelo estudo, afinal, o estudante terá um ensino aprendizagem que o contemple de maneira integral.

A personalização do ensino pode ser vista no Novo Ensino Médio, por meio dos Itinerários Formativos. Nesse caso, os alunos têm liberdade para montar parte da grade de acordo com suas preferências e habilidades. Essa foi uma das maneiras de combater a evasão escolar, que é mais alta neste ciclo entre toda a Educação Básica.  

Educação socioemocional

A maioria das salas de aulas são formadas por crianças e jovens, indivíduos com maior abertura para falar sobre sentimentos e emoções quando comparados às gerações passadas. 

Nesse sentido, a escola do futuro não contemplará apenas as áreas do conhecimento tradicionais, mas também, terá espaço para a educação socioemocional

A educação socioemocional estimula o desenvolvimento de competências e habilidades atreladas ao lado social e ao emocional. Com isso, a escola do futuro oferece um ensino-aprendizagem integral, que contempla todas as dimensões formativas do aluno (cognitivo, social, emocional e físico). 

A escola tem um papel importante para a formação humana, por isso, ela não deve ser feita apenas de conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática. O ambiente educacional é feito também de relações, e cabe à escola incentivar essas interações de maneira saudável. 

A educação socioemocional é uma das grandes tendências para a educação. Ela pode ser vista na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece que essas habilidades precisam ser desenvolvidas ao longo de toda a Educação Básica. Além disso, é postada como uma ação eficaz de combate ao bullying nas escolas. 

Uso intensivo da tecnologia 

A pandemia de Covid-19 acelerou um processo que será comum na escola do futuro. Trata-se do uso da tecnologia no ensino-aprendizagem, seja por meio de aparatos tecnológicos (smartphone, tablet e computador), seja como um artifício utilizado nas abordagens pedagógicas. 

Além de aprimorar o ensino-aprendizagem, a tecnologia na educação tem o papel de incluir alunos com múltiplas características. Ou seja, por meio de ferramentas, programas e adaptações nas metodologias de ensino para incluir estudantes com deficiência. 

Entre as principais tendências da tecnologia na escola do futuro estão o Ensino Híbrido, visto fortemente nas escolas durante o isolamento social. Essa metodologia possibilita que os alunos estudem em qualquer hora e de qualquer lugar, favorecendo a autonomia estudantil.

Contudo, a tecnologia na educação não se restringe apenas a sala de aula. A gestão escolar pode se beneficiar dos recursos tecnológicos para aprimorar a captação de alunos e marketing educacional, como no Big Data e softwares de gestão. 

Educação bilíngue 

A internet rompeu as barreiras entre os países. Atualmente, é possível trabalhar para grandes empresas estrangeiras sem precisar sair do País. Ou, então, fazer amizades com pessoas de todas as partes do mundo ao acessar as redes sociais. 

Até as divulgações científicas em outros idiomas podem ser facilmente acessadas no Brasil. Por isso, a escola do futuro evidenciará cada vez mais a importância da educação bilíngue, sobretudo na língua inglesa. 

Nesse caso, a instituição de ensino divide a grade curricular em dois idiomas (língua materna e língua adicional). Dessa maneira, o aluno constrói o aprendizado em duas línguas ao mesmo tempo

Flexibilização curricular 

O dinamismo da geração Z, aliado à tecnologia, faz com que a escola do futuro dê atenção à flexibilização curricular. Nesse caso, o aluno terá uma participação ativa na construção do próprio aprendizado, mas sem deixar de cursar a formação básica. 

A flexibilização na educação também pode ser utilizada no material didático. Em vez de utilizar livros físicos, os alunos podem aprender por meio de videoaulas, aplicativos e jogos digitais

Além disso, o ensino-aprendizagem pode extrapolar os limites físicos da sala de aula, possibilitando que o estudante aprenda em diversos lugares e de diferentes maneiras. 

Leia também: Entenda o que são metodologias ativas e como usar a tecnologia para aprimorar o ensino

Conexia Educação e a escola do futuro 

As tendências citadas ao longo deste post já estão em uso, principalmente na Educação Básica. Contudo, à medida que a tecnologia avançar e a sociedade se transformar, elas serão indispensáveis para as escolas que querem promover um ensino-aprendizagem integral e inovador

As instituições de ensino que desejam oferecer um ensino transformador podem contar com as soluções educacionais da Conexia Educação, uma das maiores referências da área no País e presente em mais de 400 escolas.  

A Conexia Educação oferece as seguintes soluções educacionais digitais:

  • Plataforma AZ: solução educacional completa, voltada para alunos da Educação Infantil ao Pré-Vestibular. Oferece diversos recursos digitais, além dos físicos, para aprimorar o ensino-aprendizagem e facilitar o trabalho do professor. 
  • High Five: oferece projetos de educação bilíngue em Língua Portuguesa e Inglês, com suporte completo para a gestão escolar fazer a transição no currículo acadêmico.
  • My Life: com parceria pedagógica do Instituto Ayrton Senna e com base em metodologias científicas, propõe o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais na sala de aula. 
    Entre em contato com a Conexia Educação pelo formulário e prepare a sua escola para o futuro.