A tecnologia pode ser uma grande aliada no processo de gestão educacional. Além de simplificar o processo e facilitar o trabalho de todos, gestores, educadores e colaboradores, permite que a organização administrativa da escola seja realizada de maneira mais eficiente.

Os processos de gestão educacional podem ser muito beneficiados com a utilização da tecnologia. Por exemplo, lançamento de notas, registro de presença, matrícula e outras atividades podem ser otimizadas pela utilização de computadores e programas desenvolvidos especificamente para gestão educacional, além de permitir o acompanhamento em tempo real dos resultados e gerar relatórios com dados relevantes, rapidamente.

Elaboramos esse artigo para ajudar você a compreender como fazer para aliar a gestão educacional à tecnologia. Confira!

Planeje as mudanças

Para reestruturar os processos da gestão educacional, tendo a tecnologia como sua aliada, o primeiro passo é realizar um bom planejamento no qual devem constar os setores que passarão pela transformação digital. Adotar novas plataformas é um investimento e que, portanto, pode gerar custos para a administração escolar.

Por esse motivo, é importante começar pelo planejamento financeiro, pesquisando soluções que atendam às necessidades da escola e que também estejam dentro do orçamento. Na hora de escolher a plataforma de gestão educacional, deve-se estudar quais demandas devem ser atendidas.

Assim, é importante entender se deseja optar por aquela que seja voltada ao lançamento de notas e informações ou se vai escolher um programa que seja mais completo, e permita que materiais online sejam disponibilizados também para os alunos da instituição. Depois de feito o planejamento financeiro e escolhida a ferramenta tecnológica, deve-se elaborar um cronograma para implementação da nova tecnologia.

Estabelecer datas para as mudanças acontecerem é muito importante, já que elas causarão um impacto em todas as áreas envolvidas. Portanto, faça um cronograma para que sejam implementadas gradativamente.

Determine as ações a serem tomadas

Depois de você ter feito um bom planejamento, levantando as necessidades e as áreas que serão impactadas, o próximo passo é colocar o planejamento em ação. Para isso, contrate uma empresa especializada para ajudar no processo de implementação da tecnologia.

Além de verificar a qualidade das soluções, é importante conhecer as funcionalidades da plataforma a ser implementada, para ter certeza de que elas atendem às necessidades da escola.

Outra ação fundamental nesse processo é envolver os professores e demais profissionais da equipe pedagógica para saber a opinião deles a respeito das decisões tomadas pela diretoria. Isso ajuda na própria implementação da plataforma e na escolha das melhores soluções para a instituição.

Envolva e treine os professores

Como o trabalho dos professores será diretamente impactado pela nova tecnologia educacional, é fundamental escutar a opinião deles desde antes da implementação. Por mais que a utilização da tecnologia esteja cada dia mais comum nas escolas, ainda há algumas pessoas que são resistentes às mudanças.

Para não correr o risco de investir em uma nova tecnologia e não ter retorno, é preciso envolver toda a equipe pedagógica. A escola deve oferecer treinamentos que ensinem a utilizar as ferramentas e, mais do que isso, conscientizem os profissionais da importância de implementar a tecnologia na escola.

Investir em capacitação é a melhor forma de evitar que a equipe pedagógica fique desanimada por não saber usar a tecnologia da maneira apropriada, ou ainda, utilize de maneira errada. Isso pode gerar divergência nas informações e prejudicar os processos, causando prejuízos à instituição.

Use boas ferramentas

Como escolher as melhores ferramentas para se beneficiar da utilização da tecnologia na gestão escolar? Esse é um ponto bastante delicado e que precisa ser realizado com muito cuidado, pois vai determinar o sucesso do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da gestão escolar.

Para aprimorar a aprendizagem, existem ótimas tecnologias, como jogos digitais, plataformas educacionais, super apps, entre outros. Todas essas soluções ajudarão na experiência de aprendizado dos alunos, que ficarão muito mais propensos e motivados a se engajar no processo.

Em relação à gestão escolar, deve-se optar por uma plataforma completa, que tenha ferramentas de gestão financeira, lançamento de notas, controle de frequência, entre outras funções primordiais para realizar uma ótima administração da instituição de ensino. A utilização da tecnologia facilitará os processos de gestão escolar, diminuindo a necessidade de espaço físico para armazenar documentos, por exemplo.

Escolha ferramentas adequadas e atualizadas

Uma das características mais marcantes da tecnologia é a velocidade. No mundo em que vivemos, tudo está em constante evolução e transformação. As ferramentas mais modernas de hoje precisam ser sempre atualizadas e, mesmo assim, podem se tornar obsoletas em pouco tempo.

Por isso, manter-se sempre atualizado com relação às novas tecnologias e buscar novas ferramentas que possam agregar valor à instituição é fundamental para garantir que a escola tenha resultados cada vez melhores.

Se você está em busca de uma solução para aliar gestão educacional e tecnologia na sua escola, considere entrar em contato com a Conexia Educação. Presente em mais de 30 países, a empresa é responsável pelas soluções educacionais de mais de 400 escolas. Conheça as soluções educacionais disponíveis e principais vantagens de ser uma escola parceira da Conexia Educação:

A Conexia é a solução completa para a sua instituição de ensino, ajudando a unir gestão educacional e tecnologia com eficiência. Além de facilitar e acompanhar toda a jornada de implementação das soluções, os especialistas auxiliam as escolas a inovar, integrar os alunos e fazer com que tomem gosto pelo estudo, personalizando a sua jornada de aprendizagem.

Se você quer saber como a Conexia Educação pode ajudar a sua escola a implementar a tecnologia para facilitar os processo de gestão escolar, entre em contato com a nossa equipe!