Sua escola está preparada para uma jornada de inovação e a transformação educacional que o século 21 exige? Com as soluções educacionais da Conexia Educação, as escolas parceiras trilham um caminho próspero até se tornarem um centro de excelência em sua região para a preparação dos estudantes.

Para alcançarem esse patamar, elas precisam fazer o melhor uso de práticas pedagógicas e metodologias inovadoras, a fim de que seus alunos obtenham a alta performance acadêmica e sejam protagonistas não apenas no processo de aprendizagem, mas também de suas próprias vidas.

Dada a relevância do assunto, conversamos com Sheldon Pereira de Assis, gerente de relacionamento da Conexia. Ele nos explicou o que é a jornada de inovação, quais os principais objetivos, para quem é destinada, como funciona, qual o passo a passo para inovar, por que ela é altamente relevante para educadores e alunos, e como as escolas podem usufruir dela.

Confira tudo a seguir!

O que é a jornada de inovação da Conexia?

É um método de aceleração do alinhamento pedagógico das escolas parceiras com a proposta da Conexia.

“A ideia é identificar os principais pontos de melhoria da escola e, conjuntamente, criarmos estratégias para que ela se torne referência em sua região de atuação”, explica Sheldon Pereira de Assis.

Quais são os principais objetivos da jornada?

Sem delongas, os objetivos primordiais da jornada da inovação da Conexia são:

  • ajudar as escolas parceiras a melhorarem seus serviços;
  • auxiliar professores e alunos no processo de aprendizagem, a fim de gerar os melhores resultados.

De acordo com Sheldon Pereira de Assis, tais propósitos podem ser alcançados com o uso das soluções digitais desenvolvidas pela Conexia. “Elas são o meio para atingir o ápice das performances almejadas”.

Para quem é destinada?

A toda comunidade escolar, gestores, coordenadores, professores e alunos. “Somente com a cooperação de todos é possível transformar a escola”, diz gerente de relacionamento da marca Conexia.

Como funciona a jornada de inovação?

A jornada de inovação da Conexia é baseada na metodologia PDCA (plan, do, check, act). Cada etapa consiste em:

  • plan — planejar. Construir um plano de ação personalizado;
  • do — fazer. Executar o planejamento e monitorar os resultados;
  • check — checar. Identificar o que foi realizado;
  • act — Atuar. Gerir a performance para replanejar as ações, conforme os resultados obtidos.

Por meio dessa metodologia, em parceria com as escolas, identificamos os pontos a serem trabalhados, sempre colocando metas de melhoria. Para isso, usamos reuniões periódicas com a equipe gestora escolar, tendo como base os dados gerados pelas nossas plataformas digitais. Assim, periodicamente replanejamos nossas ações.

Por que a jornada é altamente relevante para educadores e alunos?

Ao possibilitar a aquisição de dados por parte dos educadores e alunos, a jornada de inovação oferece subsídios para que eles planejem o aprendizado e os estudos. Sendo assim, seu grande benefício é permitir que toda comunidade escolar visualize o caminho a ser trilhado em direção ao alto desempenho.

Nesse sentido, a jornada contribui significativamente com a formação dos estudantes do século 21. Afinal, ela propicia a criação de estratégias claras e embasadas em busca da alta performance acadêmica, a partir da análise de dados obtidos.

A jornada de inovação é sempre feita com base em dados e em parceria com a comunidade escolar, proporcionando assim uma noção de ‘posse’ desse projeto. Isso garante que as metas estipuladas sejam perseguidas e mais facilmente alcançadas.

Como as escolas podem usufruir da jornada de inovação da Conexia?

As escolas têm à disposição vários eventos, além de consultoria pedagógica e de gestão sempre disposta a auxiliar em sua jornada de inovação. Elas ainda podem lançar mão das melhores plataformas educacionais digitais.

Veja, a seguir, quais são as principais soluções da Conexia que ajudam as escolas a inovar para o século 21:

  • Plataforma AZ — propicia uma experiência de aprendizagem inovadora, com foco na personalização e no protagonismo do aluno;
  • High Fiveprograma bilíngue que propõe a vivência em inglês, objetivando a aquisição natural do idioma de maneira imersiva e diária;
  • My Life — em parceria pedagógica com o Instituto Ayrton Senna, objetiva construir um projeto de vida saudável para adolescentes dos ensinos Fundamental (anos finais) e Médio;
  • Ubbu — disciplina de coding para alunos do Ensino Fundamental, que possui um currículo on-line com jogos, vídeos e exercícios interativos alinhados a outras disciplinas, como Matemática e Ciências, além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.⠀
  • Educacross — plataforma on-line gamificada e adaptativa, projetada para oferecer um ambiente divertido e eficiente para a consolidação da aprendizagem da Matemática e Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental.
  • Liga das Corujinhas — plataforma de jogos digitais com atividades em ambientes colaborativos, voltada para a Educação Infantil.

A jornada de inovação está sendo amplamente aceita e aplicada nas escolas parceiras da Conexia, que rapidamente verificam melhorias no desempenho dos alunos e na prática docente. Isso porque elas passam a ter dados e estratégias claras, que motivam toda a comunidade escolar. Que tal inovar para o século 21?

Seja uma escola parceira da Conexia e garanta que seus alunos alcancem a alta performance acadêmica! Entre em contato conosco agora mesmo!