Não é nenhuma novidade dizer que vivemos no século da tecnologia e do ambiente digital. Basta olhar em volta para perceber diversas atividades, que antes eram feitas por humanos, sendo otimizadas com a tecnologia. 

Um exemplo comum são as máquinas de autoatendimento nas redes de fast food, que dão um “alívio” à alta carga do atendimento humano. Mas e nas escolas? Como a tecnologia pode ser uma aliada na organização do dia a dia?

Para te ajudar a levar a organização para a escola, preparamos um conteúdo completo para tirar suas dúvidas sobre o assunto. Mas, já te adiantamos que existem, pelo menos, três maneiras da tecnologia servir como auxílio no seu trabalho de gestão escolar.

Quer saber quais são? Continue a leitura para não perder nada!

O que é gestão escolar?

Basicamente, a gestão escolar pode ser entendida como o processo de organização e administração da escola. O profissional que exerce a função de gestor escolar, tem o intuito de garantir a qualidade do desenvolvimento educacional dos alunos. 

Por ser uma área bem ampla, ela é dividida em quatro setores que juntos formam a gestão escolar. São eles:

  • gestão pedagógica: monta a grade curricular, estabelece as metas e diretrizes de ensino e é responsável em acompanhar os resultados de alunos e professores;
  • gestão administrativa: responsável por garantir o pleno funcionamento e organização da instituição, avaliando gastos de recursos, patrimônio e demais serviços administrativos;
  • gestão financeira: como o próprio nome já diz, ela é responsável pelas finanças escolares, analisando o orçamento e as possibilidades de melhorias;
  • gestão de eficiência: parte responsável por fazer todos esses processos andarem de maneira leve e menos burocrática.

Leia também: Gestão educacional e tecnologia: descubra como aliá-las

Qual a importância em praticar a organização escolar?

Entendendo o que é a gestão escolar e o que está inserido nela já é perceptível a importância deste processo na organização institucional e também educacional. Os benefícios de uma gestão bem feita com toda a escola integrada são muitos.

Entre os principais, podemos citar:

  • maior apoio às demandas dos alunos e profissionais;
  • uma base forte para entender o que é preciso melhorar ou mudar;
  • dados bem organizados acerca da parte financeira e patrimonial da escola.

Todos esses benefícios são otimizados quando se alia gestão escolar e tecnologia. Mas como é possível aliar a gestão escolar à tecnologia? As ferramentas listadas abaixo são o caminho ideal.

Tecnologia como apoio à organização escolar

É válido dizer que existem diversas ferramentas e softwares que podem servir de apoio ao gestor escolar. Mas nós separamos três delas que garantimos que ajudarão a sua escola:

  • Conexia LEX;
  • Aulas Ao Vivo Zoom;
  • Isaac.

Confira os detalhes de cada uma a seguir e entenda qual mecanismo mais se adequa a sua situação.

1. Conexia LEX

A primeira ferramenta tecnológica de apoio à organização escolar da nossa lista é o Conexia LEX. Criado pela Conexia Educação, o LEX tem como principal objetivo integrar e facilitar o dia a dia do trabalho escolar. 

Como ele faz isso? É simples! 

Dentro da plataforma é possível integrar todos os softwares de apoio educacional da sua instituição. Essa junção facilita a visualização de dados e informações importantes sobre os alunos e outras coisas que cercam o funcionamento e desenvolvimento escolar e institucional. 

Para possibilitar isso, o Conexia LEX possui quatro valiosos recursos. São eles:

  • login único: acesse qualquer um dos apps educacionais da Conexia Educação por um mesmo login na plataforma;
  • gestão de cadastros: possibilidade de centralizar todos os cadastros de alunos;
  • integração de aplicativos: todos os apps em um só lugar;
  • relatórios inteligentes: a plataforma coloca as informações em relatórios visuais para acompanhar o desenvolvimento da escola.

2. Aulas Ao Vivo Zoom

Apesar da vacinação em massa e queda nos números relacionados a pandemia de Covid-19, as aulas online ainda são uma opção para muitas escolas que precisam repor conteúdos e oferecer um calendário mais “flexível” para os estudantes.

O Aulas Ao Vivo Zoom é uma ótima opção para ajudar e simplificar a gestão escolar das diferentes classes. Por estar integrado ao Conexia LEX, é possível agendar diferentes aulas em um único ambiente, sem precisar compartilhar os links de transmissão com os alunos em outras plataformas de comunicação.

3. Isaac

A última plataforma tecnológica de apoio à organização escolar da nossa lista é a Isaac. Diferente de todas as anteriores, ela é especializada em auxiliar na gestão financeira de uma escola. 

O suporte da ferramenta é realizado em quatro etapas:

  • imersão: a equipe Isaac entende e analisa o retrato atual da gestão financeira da sua escola;
  • repasse: é feito um repasse de verba inicial para garantir o fluxo de caixa da instituição;
  • gestão em um clique: todos os processos financeiros podem ser acessados diretamente na plataforma;
  • atendimento às famílias: auxílio e condições especiais de pagamento para famílias que estão devendo. 

Entendeu como garantir a organização escolar com a tecnologia?

Agora que já entendeu a importância das tecnologias na organização escolar, que tal integrá-las à captação de alunos? 

Com o e-book gratuito “Entenda por que a tecnologia é aliada na captação de alunos”, você também entenderá como a tecnologia pode ajudar a sua instituição a ter cada vez mais alunos.

Quer saber ainda mais sobre como a Conexia Educação pode impactar a sua instituição de ensino? Entre em contato com a nossa equipe e conheça todas as nossas ferramentas educacionais!