Administrar uma escola de maneira eficiente é imprescindível para o bom desenvolvimento e melhores resultados da instituição. Uma gestão escolar ágil consegue tornar o gerenciamento da escola célere e otimizado ao dispor, para a comunidade escolar, todos os recursos necessários para transformar e aprimorar os procedimentos usados diariamente. 

Ao gerenciar de modo eficiente e vigoroso, o diretor promove ações assertivas e contínuas, para formar cidadãos para o século XXI, conscientes e preparados para viver em sociedade. Acompanhe este artigo!

Conheça pilares essenciais para uma gestão escolar ágil

Para que uma gestão escolar realmente conquiste bons resultados, é importante envolver diversos setores da instituição. Existem alguns tipos de administração essenciais para que o gerenciamento aconteça com produtividade.

Elas precisam estar em perfeita conexão para que a escola funcione conforme o planejado. Para isso, é importante que o diretor faça a integração dos setores responsáveis pelo desempenho escolar.

Diante das perspectivas de sucesso, é importante que a escola planeje e execute propostas pedagógicas; implemente e administre com eficiência os recursos metodológicos; zele por todo o processo de ensino e aprendizagem dos alunos; facilite e estimule a integração entre o educandário e a comunidade.

Veja quais são os pilares que podem auxiliar o dirigente a realizar uma gestão estratégica, capaz de levar a escola, os alunos e todo o corpo técnico a um potencial extremamente significativo.

Gestão pedagógica

A gestão pedagógica é a estrutura fundamental na gestão escolar. É por interferência dela que o processo de ensino e aprendizagem desenvolve-se com assertividade. Ela gerencia as ações educativas ao apresentar as diretrizes de ensino, as metas a serem conquistadas e os assuntos que devem constar nas grades curriculares.

Gestão administrativa

O correto gerenciamento dos custos nos investimentos educacionais são determinantes para disponibilizar à escola recursos físicos, tecnológicos e materiais modernos que ofereçam aprendizagens de valor aos alunos.

Gestão financeira

A atribuição da gestão financeira da escola é gerenciar o fluxo de caixa da instituição de maneira que os gastos sejam direcionados para as melhorias de todos os processos. 

Um sistema financeiro bem administrado favorece tomadas de decisões que promovem diferenças positivas. Sendo assim, é importante estar atento às oportunidades e inovações que surgem no mercado, que podem potencializar as práticas educativas na escola. 

Gestão de comunicação

A comunicação entre todos os membros da instituição é decisiva para que as atividades aconteçam com agilidade. Somada a um feedback acelerado, a interlocução entre escola, professores, alunos e família faz com que todos estejam alinhados para chegar aos objetivos propostos pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.

Uma comunicação ativa ajuda os colaboradores a desempenharem as suas responsabilidades diárias de maneira que desenvolvam bem o processo de aprendizagem na instituição.

O uso de uma tecnologia avançada pode facilitar o diálogo cotidiano entre todos os envolvidos na educação dos alunos. É importante ter um canal que esteja disponível a todos, como plataforma, aplicativo ou software. Isso promove a transmissão de informações e respostas rápidas e claras, como:

  • informações da direção;
  • informação sobre os eventos programados pela escola;
  • reuniões para pais e professores;
  • apresentação frequente do desempenho dos alunos;
  • calendário das atividades escolares;
  • início de rematrículas e matrículas.

Gestão democrática

Uma gestão escolar ágil se faz também ao viabilizar uma administração democrática. O gestor/líder tem a democracia como fundamento para que os colaboradores tenham autonomia para exercer algumas atividades, apresentar seu ponto de vista a determinados assuntos, ouvir o questionamento dos pais sempre que demonstrarem necessidade etc. 

Ao reconhecer que a escola é democrática, os alunos e pais sentem-se chamados a colaborar mais com ela, para que o processo de aprendizagem melhore gradativamente. 

Administrar de forma democrática dá ao gestor da escola a certeza de que não está sozinho nas decisões que pretende tomar. Decidir em equipe produz muito mais benefícios para a comunidade escolar como um todo.

Gestão tecnológica

Ter uma plataforma que promova uma aprendizagem dinâmica e de qualidade é necessária para potencializar os estudos dos nativos digitais. Por meio dessa tecnologia, é possível aumentar a performance e engajamento dos alunos, além de gerar dados relevantes para a otimização das intervenções pedagógicas. 

Podemos dar como exemplo a Plataforma AZ de Aprendizagem, marca da Conexia Educação. Trata-se de uma solução educacional completa que possibilita uma aprendizagem que gera oportunidades para a vida.

O seu processo de ensino e aprendizagem envolve formatos tradicionais e digitais como essenciais para incrementar a aprendizagem e empoderar estudantes e professores, em busca de um trabalho mais colaborativo e baseado em dados.

A empresa entende que cada aluno tem necessidades individualizadas de aprendizagem e, por isso, proporciona uma trilha de estudos personalizada, além de estimular os estudantes a desenvolverem respostas inovadoras, criativas e sustentáveis para os atuais e futuros problemas da humanidade.  Apesar de o estudante ter autonomia nos seus estudos, tem sempre o apoio de uma equipe competente para ajudar no seu bom desempenho. Assim, ele chega a resultados promissores nos seus estudos.

Como percebemos, ao desenvolver uma gestão escolar ágil, sua escola estará mais preparada para agir e reagir aos estímulos e necessidades do mercado e de toda a comunidade escolar, de forma flexível, colaborativa e adaptativa. Desta forma, a instituição alcançará os melhores resultados, além de proporcionar uma experiência única aos alunos, famílias e educadores.

Gostou do artigo? Para que as metodologias da sua escola envolvam os nativos digitais, é imprescindível investir em transformação educacional. Sendo assim, que tal fazer contato conosco? Temos todos os recursos que a sua escola precisa.