O desenvolvimento tecnológico trouxe muitas mudanças em nossa sociedade e isso afeta também a educação. Nesse sentido, o pensamento computacional é uma realidade importante e que precisa ser considerada pelas escolas.

Levar esse conceito para a sala de aula proporciona muitos benefícios a todos os envolvidos. Assim, é uma novidade que precisa ser considerada. Isso conecta a instituição às tendências do mundo contemporâneo, além de estimular habilidades essenciais nos estudantes do século XXI.

Tem interesse em saber mais sobre esse tema? Então, continue a leitura e confira o que é o pensamento computacional, qual a sua importância e como colocá-lo em prática!

O que é pensamento computacional?

É a habilidade de mobilizar os conhecimentos para solucionar os problemas com eficiência, a partir do uso da tecnologia. Para isso, é preciso dominar os fundamentos da computação, bem como explorá-los de forma crítica, criativa e estratégica.

Assim, o pensamento computacional permite encontrar soluções não apenas no que se refere à apropriação da tecnologia, mas também em relação às demais áreas do conhecimento.

Mais que uma aposta para o futuro, a cultura digital está entre as 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com isso, fica evidente como a tecnologia e os recursos digitais têm papel necessário nas escolas.

O pensamento computacional tem alguns pilares. São eles:

  • decomposição — se refere à habilidade de decompor um problema grande em partes menores, o que facilita a sua compreensão e resolução;
  • abstração — é a capacidade de encontrar o que é mais relevante em uma situação, filtrando o que pode ser deixado de lado;
  • reconhecimento de padrões — o pensamento computacional, em grande medida, funciona por padrões. Assim, é importante reconhecer repetições e similaridades para buscar soluções;
  • pensamento algorítmico — está ligado ao uso da lógica e da racionalidade para criar soluções, a partir da sistematização.

Qual a importância do pensamento computacional?

Como vimos, a tecnologia é uma realidade na sociedade contemporânea e a escola não pode ficar de fora dessa nova característica. Isso porque ajuda a desenvolver habilidades essenciais, além de ser um recurso importante para captar mais a atenção dos estudantes.

A seguir, conheça alguns dos benefícios que o pensamento computacional proporciona.

Autonomia

Aulas mais ativas é a característica de uma proposta de educação que encoraja o pensamento computacional. Efetivamente, quando as crianças e os adolescentes têm contato com atividades mais práticas, deixam de apenas receber conhecimento e passam a explorar ativamente suas possibilidades.

Isso contribui para uma postura mais autônoma, incentivando os alunos a serem protagonistas em seu processo de busca pelo conhecimento.

Criatividade

Como você pôde perceber, nesse contexto de aula, o estudante é convidado a buscar soluções para problemas de diversas áreas. Assim, precisa mobilizar sua criatividade para encontrar os melhores caminhos, o que representa um ótimo estímulo.

Interdisciplinaridade

O pensamento computacional pode ser explorado por diversas matérias e é muito saudável que os professores busquem a convergência dos conhecimentos. Os recursos tecnológicos beneficiam uma proposta interdisciplinar e ajudam a aprofundar a aprendizagem.

Preparação para o futuro

Além de serem importantes para o desenvolvimento escolar, as habilidades envolvidas no pensamento computacional também são muito valorizadas no mercado de trabalho. Similarmente, auxiliam a lidar melhor com os desafios da vida prática. Logo, são caminhos na preparação para o futuro.

Como aplicar o pensamento computacional na realidade escolar?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é o pensamento computacional e a sua importância para a educação, também é importante conhecer algumas formas de colocá-lo em prática na escola.

Veja, a seguir, alguns caminhos promissores.

Promova a aprendizagem de programação e robótica

A programação e a robótica ajudam a adquirir conhecimentos mais técnicos a respeito desse tipo de pensamento, além de promover a absorção dos fundamentos da computação. Esse tipo de aprendizagem aproxima os alunos da ciência e da tecnologia.

Além disso, proporciona benefícios importantes, como a melhora na escrita, o desenvolvimento nas ciências exatas, o incentivo ao raciocínio lógico e a maior organização.

Auxilie o letramento digital

É válido reforçar como a transformação digital segue avançando em nossa sociedade. Assim, providenciar o letramento digital na escola é importante para preparar as crianças e os adolescentes para lidarem com essa nova realidade. É um passo para fomentar a educação integral para os cidadãos do século XXI.

Para além das competências desenvolvidas por essas práticas, isso também ajuda a promover maior segurança e uso consciente dessas ferramentas. Do mesmo modo, é necessário que os professores também passem por esse processo para conseguirem orientar da melhor maneira.

Um caminho para isso é contar com plataformas de fluência digital, por exemplo, as soluções oferecidas pela Conexia: Educacross, Liga das Corujinhas e Ubbu.

Invista em metodologias inovadoras

Ao adotar uma proposta inovadora na escola, é importante que ela esteja adequada à metodologia de ensino seguida. Atualmente, é possível encontrar diversas alternativas que ajudam a desenvolver as habilidades essenciais dos estudantes e promover experiências mais práticas, estimulantes e formadoras.

Um exemplo disso são as metodologias ativas de aprendizagem, que trazem maior dinamismo para as aulas e contribuem para o progresso e protagonismo dos estudantes. Com isso, se mostram um bom caminho para a educação dos nativos digitais.

Elas nem sempre precisam de recursos muito complexos e podem ser adaptadas à realidade de cada instituição. Alguns exemplos são:

  • metodologia STEAM;
  • aprendizagem por problemas;
  • aprendizagem por projetos;
  • sala de aula invertida;
  • educação híbrida;
  • gamificação.

Vale ressaltar que, para obter um bom resultado com essas propostas, é fundamental avaliar qual opção faz mais sentido para a realidade da escola. Assim, deve considerar os equipamentos que dispõe, a capacitação do corpo docente, a adequação ao espaço físico, as características dos alunos, entre outros fatores.

Dessa maneira, o pensamento computacional é um conceito fundamental para a educação contemporânea e que traz muitos benefícios para toda a comunidade escolar. Agora que você já conhece melhor esse conceito, observe as formas de colocá-lo em prática para aproveitar as vantagens que ele pode proporcionar.

As dicas deste artigo ajudaram você? Então, nos siga no Facebook e acompanhe todos os nossos conteúdos.

Guia prático de como se preparar para o período de matrícula