Para formar alunos preparados para os desafios de uma sociedade em constante transformação, a figura do professor inovador é fundamental na sala de aula. Isso significa se desprender das velhas formas de ensino-aprendizagem, que não contemplam integralmente o estudante. 

O professor inovador entende que a docência deve ir além de ministrar os conteúdos acadêmicos da grade curricular: é necessário tornar a sala de aula acolhedora e proporcionar um ensino de qualidade. Mas como inovar? A resposta está neste post!

5 dicas de como ser um professor inovador

A inovação não se relaciona apenas em utilizar a tecnologia na sala de aula, pois a mudança de métodos de ensino é apenas um dos fatores a serem considerados pelo professor inovador. Veja a seguir.

Utilize metodologias ativas de aprendizagem

As metodologias ativas são um conjunto de recursos pedagógicos que visam colocar o aluno como protagonista do próprio processo de ensino-aprendizagem. Por meio delas, o professor inovador pode desenvolver habilidades além das cognitivas. 

Ademais, as metodologias ativas tornam a aula menos engessada e ajudam a melhorar a assimilação do conteúdo. Nesse contexto, o professor passa de uma figura que detém todo o conhecimento para um indivíduo que dá o suporte para o aluno se desenvolver em todas as dimensões formativas. 

Entre as metodologias ativas de aprendizagem, o professor inovador pode utilizar;

Desenvolva as habilidades socioemocionais dos alunos

Um professor inovador precisa preparar o aluno para os mais diversos desafios – e isso também envolve o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

Como as emoções também influenciam como lidamos com o outro em sociedade, o aluno precisa entendê-lo para gerenciar melhor os sentimentos e emoções dentro e fora da sala de aula

A educação debate a importância de um ensino que contemple o aluno integralmente, indo além dos conteúdos relacionados às áreas do conhecimento. Dessa forma, o professor inovador pode utilizar os princípios da educação socioemocional, como a resiliência, a empatia e a valorização da diversidade.

Com isso, o professor prepara o aluno para lidar com conflitos interpessoais e gerenciar melhor as situações que fogem do controle. Ademais, a educação socioemocional é apontada como um recurso importante para combater o bullying nas escolas — um grave problema educacional que deixa sequelas para toda a vida da vítima. 

Leia também: Descubra como identificar o bullying na escola e quais ações tomar para combater este problema

Deixe a figura de autoridade de lado

A figura do professor até alguns anos atrás era de autoridade. Bastava algum conflito na sala de aula para que o aluno fosse colocado de castigo e, em algumas vezes, passar por situações vexatórias na frente de toda a turma.

Felizmente, a figura do docente tem deixado de ser a de autoridade que detém todo o conhecimento. Por isso, o professor inovador precisa ter a confiança dos alunos e estabelecer uma relação baseada no diálogo e na tomada de decisão em conjunto.

Essa e outras ações tornam a relação aluno-professor mais saudável, o que consequentemente contribui para uma melhor prática docente na sala de aula e colabora com os bons rendimentos acadêmicos do estudante. Ou seja, ambos lados são beneficiados. 

Acrescente tecnologia às aulas

A tecnologia faz parte de todas as áreas, e não é diferente na educação. Foi graças a ela, por exemplo, que as escolas conseguiram manter a continuidade das aulas durante a pandemia. Mas esse não é o único contexto em que essas ferramentas podem ser aplicadas.

Diversos recursos digitais podem ser usados pelo professor inovador para tornar a aula engajante, produtiva e impactante no desenvolvimento integral do aluno. Contudo, mais importante que a tecnologia é a definição de um objetivo central por trás da utilização da ferramenta. 

Dentre os recurso digitais, o professor inovador pode utilizar:

  • videogame;
  • aplicativos educacionais;
  • Realidade Aumentada e Realidade Virtual;
  • celular e tablet;
  • lousa virtual;
  • livros digitais.

Motive os alunos

Um professor inovador é responsável por tornar a sala de aula um ambiente acolhedor e saudável para que os alunos se desenvolvam integralmente – e isso inclui motivar os estudantes. Assim, é possível melhorar o rendimento acadêmico e a autoestima estudantil, transformando esse jovem em um melhor indivíduo. 

Para proporcionar a motivação na sala de aula, o professor inovador pode:

  • usar a criatividade durante as aulas;
  • utilizar temas que fazem parte do universo dos alunos;
  • usar palavras de incentivo e apoio;
  • apontar os erros de forma saudável;
  • dar feedback aos alunos;
  • estar aberto a ouvir.

Leia também: Como trabalhar a habilidade socioemocional do aluno na fase do vestibular?

Por que se tornar um professor inovador? 

Ao longo deste texto, apresentamos vários pontos sobre o impacto de um professor inovador para o ensino-aprendizagem dos alunos. 

Contudo, vale ressaltar que o educador também é beneficiado por praticar a docência de um jeito diferente dos modelos tradicionais. Afinal, é recompensador notar que os estudantes têm bons rendimentos acadêmicos e motivação para estudar.

Ademais, utilizar métodos inovadores de ensino também é benéfico para o currículo do docente, pois as escolas preferem professores que saibam trabalhar o aluno integralmente e que não ficam presos a velhas metodologias de ensino-aprendizagem.

Para a escola, ter no quadro de funcionários apenas professores inovadores é a garantia de oferecer um ensino-aprendizagem de qualidade e focado integralmente no aluno. Dessa forma, maiores são as chances de ter bons índices de captação e retenção de alunos. 

Porém, para ser um professor inovador, é necessário estar em constante atualização. Por isso, se você trabalha na área educacional, não deixe de acompanhar os conteúdos produzidos pela Conexia Educação

Por meio de conteúdos informativos, as soluções educacionais da Conexia Educação apresentam orientações valiosas para melhorar o ensino-aprendizagem na sala de aula e aprimorar a experiência dos alunos

Acesse nossas páginas e fique de olho nos próximos conteúdos para garantir a inovação na sua rotina educacional!