O avanço nos sistemas educacionais com a aplicação de tecnologia e inovação tem apresentado excelentes resultados. Soluções que focam na experiência do aluno e no processo de aprendizagem geram motivação e aumento na performance. Como prova disso, resolvemos trazer um case de sucesso para você.

Conversamos com Lélia Gamba, mantenedora do Colégio Criativo, em Florianópolis, que relatou um pouco da experiência de contar com a Conexia Educação no processo de reestruturação da escola.

Segundo ela, a escola possuía outro sistema de ensino, mas que já não fazia mais sentido. “O tecnológico deixou a desejar. Não tinha atrativos. Eram muitas promessas, mas pouca ação”, conta.

Se você busca soluções que abranjam um ecossistema de aprendizagem completo e integrado, confira como a Conexia ajudou na remodelação da aprendizagem no Colégio Criativo.

Como a Conexia ajudou a implementar soluções digitais e educacionais?

A Conexia Educação conta com parcerias de sucesso, como a plataforma Zoom, que permitiu uma nova abordagem nas aulas ao vivo — sobretudo neste período de pandemia que exigiu a aplicação da aprendizagem remota, com a plataforma LEX Aulas ao Vivo.

Além disso, outras soluções auxiliam com uma estrutura completa que utiliza integração de aplicativos, gestão de cadastros, elaboração de relatórios inteligentes e outros recursos.

Lélia Gamba diz que escolheu a Conexia devido ao foco na personalização da aprendizagem, que tem o objetivo de destacar oprotagonismo do aluno na trajetória escolar. 

A mantenedora também explica: “queremos resultados pedagógicos a médio e longo prazo”. Por isso, algumas das soluções escolhidas para o Colégio Criativo foram Plataforma AZ de Aprendizagem, Ubbu, Educacross, Liga das Corujinhas e LEX Aulas ao Vivo.

A educação do futuro tem como foco a autonomia do aluno. Portanto, a aprendizagem imersiva é uma prioridade para que os estudantes desenvolvam não apenas conhecimentos sobre as disciplinas, mas também se tornem cidadãos do futuro — com soft skills e inteligência emocional diante dos desafios do século 21.

Como foi esse processo de transição na escola?

A implementação de uma nova plataforma de aprendizagem deve ser realizada de forma gradual. Por isso, Lélia diz: “implantamos essa mudança com tranquilidade. Começamos 2 meses antes do início das aulas”. Nesse período, o corpo docente e técnico foi preparado para as transformações. 

Dessa maneira, a Plataforma AZ se tornou uma importante aliada para que as aulas não parassem e fossem realizadas com excelência, mesmo durante a pandemia, promovendo a formação integral dos estudantes.

No Colégio Criativo, as soluções foram as seguintes.

  • Ubbu: uma plataforma que integra a disciplina de coding à grade curricular das escolas, preparando os alunos para a nova sociedade digital, através do ensino da ciência da computação e programação. A ubbu conta com jogos, vídeos e exercícios interativos integrados a mais de 30 aulas, cujos conteúdos estão alinhados a outras disciplinas, como Matemática e Ciências, além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
  • Educacross: a gamificação é uma excelente ferramenta de aprendizagem. Por isso, a Conexia tem uma plataforma on-line gamificada que foi projetada para ser muito divertida, além de promover o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, com objetivos de aprendizagem mapeados a partir das habilidades da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
  • Liga das Corujinhas: a plataforma tem uma grande quantidade de jogos educativos que são integrados aos assuntos vistos em sala de aula. A partir disso, são desenvolvidas as linguagens oral e escrita, psicomotricidade, relações socioafetivas e outras habilidades.

De que forma o suporte da Conexia foi um diferencial na instituição?

O Colégio Criativo sempre teve uma visão à frente de seu tempo. Por isso, a parceria com a Conexia só ajudou a somar ainda mais na formação do aluno.

Para Lélia Gamba, entre os principais aspectos está justamente o estímulo à aprendizagem autônoma dos alunos. Além disso, há o desenvolvimento de pensamento crítico e valores éticos, sociais, morais e ambientais.

A metodologia AZ da Conexia Educação tem como base a trajetória individual dos alunos, visto que cada um deles tem seu próprio ritmo, e a alta performance depende de muitos fatores. A personalização é uma das principais características, uma vez que isso traz mais efetividade ao aprendizado, além de mais motivação e engajamento dos estudantes. 

“O diferencial são os recursos tecnológicos e ter um ambiente atrativo pedagogicamente. Os alunos estão motivados. Recebemos muitos novos alunos por conta desse pacote de aquisição”, explica Lélia.

Quais foram os resultados obtidos após a implementação?

Os diferenciais da Conexia Educação foram muito bem recebidos pelo Colégio Criativo. A Jornada de Inovação conta com diagnóstico, plano de ação de práticas pedagógicas e utilização de soluções digitais, acompanhamento de uma equipe especializada e checagem para realizar mudanças no plano de ação, caso seja necessário.

Com isso, Lélia afirma que a Conexia foi uma excelente escolha para a instituição. “Percebo que estão antenados com o que há de melhor, com funcionamento correto e sem gerar desconfortos”, destaca.

De acordo com a mantenedora do Colégio Criativo, é perceptível a mudança após a implementação das soluções educacionais da Conexia Educação. “O sentido está no aluno, eles sabem o que é bom e o que traz resultados. Fora os professores que percebem saltos significativos nos estudantes. Os pais estão muito felizes, pois consideram que saímos na frente”, afirma.

Essas transformações são possíveis graças à inovação na aprendizagem. Esse case de sucesso do Colégio Criativo é um exemplo de como a educação pode ser inspiradora. A transformação acontece ao desenvolver a educação do futuro. O modelo foi criado com base científica e parcerias que trazem mudanças tanto dentro quanto fora da sala de aula. Por isso, pais e alunos percebem o valor e a qualidade da aprendizagem, que prepara não apenas para a vida acadêmica, mas também para que sejam cidadãos preparados para os desafios do século 21.

Para saber mais informações sobre a metodologia da Conexia Educação, entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas!