Escolher a escola para os filhos é um dos momentos mais importantes e decisivos para os pais e responsáveis, pois, além da educação acadêmica e o futuro profissional, essa decisão também impacta na formação do estudante como ser humano.
Como o aluno passa grande parte do tempo na escola, ao procurar a instituição ideal, a família leva em consideração diversos aspectos que vão ao encontro dos valores pessoais, rotina e desenvolvimento da criança.
Para conseguir atrair os pais que estão nessa jornada, é fundamental entender o comportamento e colocar-se no lugar deles a fim de demostrar como a instituição vai preparar os filhos para os desafios do futuro – não apenas na proposta pedagógica e no discurso, mas também na prática.
Para isso, os especialistas da Conexia Educação prepararam cinco dicas de atributos básicos, avaliados pelos pais e responsáveis, para auxiliar as escolas nesse processo. As informações são baseadas em pesquisa desenvolvida pelo Grupo SEB com a Hello Research. Confira:
Ensino
Existem diferentes tipos de educação ou métodos de ensino atualmente e é fundamental que a instituição deixe claro qual é o modelo educacional da escola. Além da metodologia, os pais avaliam aspectos como corpo docente competente e atualizado, ser uma escola bilíngue, a forma como os conteúdos e as atividades são desenvolvidas, além de atividades extracurriculares e inovação.
Infraestrutura e ambiente
Uma boa estrutura física, com um espaço amplo e acolhedor, recursos tecnológicos atualizados e segurança, estão entre as principais preocupação dos pais. Para apresentar todos esses diferenciais, é fundamental investir em uma boa e agradável visita, com profissionais treinados e muita empatia.
 Reputação
Recomendação, essa é a palavra-chave! Ter boas referências, tradição e reputação no setor da educação, além de um bom histórico de desempenho nos vestibulares, ainda são considerados fatores decisivos nessa escolha.
 Aspectos práticos
É perto de casa ou do trabalho? A mensalidade é compatível ao orçamento familiar? Os horários são flexíveis? Tem opção de meio período, semi-integral ou integral? Sim, quando falamos em aspectos práticos, essas são as primeiras dúvidas dos familiares. Como a escola pode ajudar nesse quesito? Com a resposta em mãos, o próximo passo é explorá-la durante a jornada de matrícula.
Valores
Quando falamos em valores, os familiares procuram escolas que possuem os mesmos princípios que consideram importantes para a formação de seus filhos. Entre eles estão: a capacidade de realização (responsabilidade, comprometimento, disciplina, foco e resolução de problemas), coletividade (colaboração, solidariedade, respeito ao próximo e habilidades artísticas), liderança (autonomia, criatividade e sucesso profissional) e consciência social, política e ética (desenvolvimento de noção da realidade, senso crítico e habilidades socioemocionais).
Conexia Educação
A Conexia Educação é uma empresa do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), criada para pensar a educação do futuro, fornecendo para instituições de Educação Básica inúmeras soluções educacionais, que vão desde o uso da inteligência artificial até as mais modernas ferramentas para auxiliar professores e diretores no ensino e gestão das escolas por meio de suas renomadas marcas: AZ Escolas em Rede, Pueri Bilíngue, Múltiplo e High Five Bilingual School. Saiba mais em www.conexia.com.br