O Novo Ensino Médio tem o intuito de proporcionar uma melhor experiência de aprendizagem para os jovens brasileiros, aproximando as escolas da realidade dos estudantes de hoje. A nova proposta foi elaborada com a finalidade de atender às novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade. Com esses ajustes, as regras para o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, devem adequar-se à nova legislação e serão implementadas gradualmente.

O Novo Ensino Médio será implementado de maneira gradual a partir de 2022, ele será mais focado nas necessidades do aluno e na realidade do mercado competitivo e do mundo contemporâneo. A implementação dessa nova legislação irá impactar diretamente a organização do Novo Enem. Quais são as características do Novo Ensino Médio e como elas influenciam na organização do Novo Enem? O que já se sabe sobre a organização do Novo Enem? Confira as respostas!

As mudanças do Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio aumenta o tempo mínimo que o estudante deve permanecer na escola, com uma nova carga horária mínima de 3 mil horas, no decorrer dos três anos de formação escolar. Desse quantitativo, 1.800 horas devem ser destinadas desenvolvimento das habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular.

O restante da jornada do aluno é destinada ao trabalho das habilidades dos Itinerários Formativos, que é composto por no mínimo 1.200 horas ao longo dos três anos desse segmento. Esta etapa é fundamental para a flexibilização da organização curricular do Novo Ensino Médio, já que possibilita opções de escolha aos estudantes, de acordo com o projeto de vida de cada um.

Outra grande mudança do Novo Ensino Médio é o desenvolvimento de competências e habilidades. Os alunos serão estimulados a desenvolverem habilidades, atitudes e valores que promovem a autonomia e o protagonismo juvenil, como empatia, autoconfiança e responsabilidade, para enfrentarem os desafios do século 21 e do novo mercado de trabalho.

O que se sabe sobre o novo Enem

A prova atual do Enem não está alinhada com as propostas do Novo Ensino Médio. O exame precisará passar por diversas mudanças para se adequar às novas diretrizes do segmento. Apesar de seu formato ainda não estar totalmente definido, a atualização da matriz de avaliação do Novo Enem será realizada nos próximos anos e o novo exame deve ser aplicado a partir de 2024, segundo cronograma divulgado pelo MEC (Ministério da Educação).

Assim como as mudanças do Ensino Médio têm o objetivo de proporcionar uma aprendizagem que faça sentido para a vida do aluno, o Novo Enem também precisa seguir nessa mesma linha e refletir esse processo de aprendizagem. Caso contrário, o exame não estará em sintonia com as alterações curriculares aplicadas.

Para se adaptar às mudanças do Novo Ensino Médio, o Novo Enem terá uma nova proposta de prova em dois dias. Os dias de aplicação da prova abarcam essa mudança, dividindo o conteúdo a ser cobrado em uma Prova Geral no primeiro dia e Provas Específicas no segundo dia.

A Prova Geral abrange toda a formação básica que segue as orientações e conteúdos definidos pela BNCC. O conteúdo a ser cobrado nas provas do primeiro dia seria mais geral, incluindo as seguintes provas:

  • Linguagens;
  • Matemática;
  • Ciências da Natureza;
  • Ciências Humanas.

Já as Provas Específicas seriam relativas aos conteúdos do itinerário formativo escolhido pelo candidato. As provas do segundo dia seriam de disciplinas específicas das áreas de Biologia, Exatas e Humanas. Dependendo da área escolhida pelo candidato, ele teria diferentes provas nessa segunda etapa.

Por que mudar?

A nova era histórica em que estamos vivendo demanda que todos tenham diversas habilidades que, antes, somente eram exigidas de algumas profissões. No mundo atual, muitas das atividades, profissionais ou não, demandam a interação com a tecnologia. Consequentemente, essa interação exige uma atitude ativa do usuário, que precisa conseguir ler, interpretar, fazer relações, produzir conteúdos, entre tantas outras dinâmicas.

A formação básica — ou seja, a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio —, visa preparar cidadãos mais bem capacitados para interagir com o mundo e com as novas tecnologias. Dessa forma, a educação pode cumprir seu papel de transformar a realidade e contribuir para a construção de um mundo melhor.

Além de garantir a entrada na educação superior, o Novo Ensino Médio busca contribuir para o sucesso na carreira profissional, desenvolvendo as habilidades essenciais para que as pessoas possam lidar com as diversas situações do mercado de trabalho atual.

Você gostou do artigo? O que sua escola tem feito para se adaptar às novas diretrizes do Novo Ensino Médio? Escreva sua resposta nos comentários.

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