A ubbu, a plataforma on-line de ensino de ciência da computação, parceira da Conexia Educação, quer levar a programação a todas as casas e salas de aula com um desafio de dança para as crianças, o #ubbuHourOfCode. Nesta ação, que ocorrerá até dia 13 de dezembro, os participantes terão que usar a imaginação para criar um algoritmo que resulte em coreografia divertida e gravar a nova dança em ação.

Para participar, individualmente ou em turma, a criança interessada deve acessar o site  https://ubbu.io/hour-of-code e criar uma dança, passo a passo, (em forma de imagem, desenho ou texto), de forma semelhante a um algoritmo de programação. Um algoritmo é uma sequência finita de ações executáveis que visam obter uma solução para um determinado tipo de problema. Depois de usar a criatividade, a criança deverá dançar e filmar a nova coreografia.

Após a gravação, o vídeo deverá ser carregado em uma rede social à escolha do participante (Facebook, Instagram, Twitter ou TikTok), utilizando a hashtag #ubbuHourOfCode. O objetivo é promover o ensino da programação e o letramento digital nas escolas de todo o mundo.

Hora do Código

A atividade está associada ao evento global “Hour of Code” (Hora de Código), um movimento global promovido pela Semana da Educação da Ciência da Computação e a plataforma Code.org, que impacta milhões de estudantes em mais de 180 países. Com a finalidade de promover a introdução à ciência da computação e programação de computadores, a iniciativa gira em torno de atividades e eventos com a duração de uma hora.

ubbu

A ubbu é uma plataforma de ensino de programação lançada em 2017, então chamada <Academia de Código Júnior_>, com a missão social de preparar todas as crianças para a nova sociedade digital, através do ensino de ciência da computação e programação. Com um currículo on-line que pode ser praticado em casa, em sala de aula ou à distância, a ubbu foi desenvolvida para ser utilizada por professores e educadores, independentemente da sua experiência com ciência da computação. Estes serão capazes de ensinar programação recorrendo a jogos, vídeos e exercícios interativos integrados a mais de 30 aulas, cujos conteúdos estão alinhados a outras disciplinas, como Matemática e Ciências, além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Conexia Educação

A Conexia Educação é uma empresa do Grupo SEB, o maior grupo de Educação Básica do Brasil, que nasceu para desenvolver, agora, a educação do futuro. Acreditando que cada aluno é único e tem necessidades individualizadas, utiliza o digital como alavanca para potencializar a aprendizagem e empoderar os alunos e os professores em busca de um trabalho mais colaborativo, contextualizado e baseado em dados. Essa jornada de transformação acontece por meio de um completo ecossistema integrado, entregue por meio das marcas Plataforma AZ de Aprendizagem, High Five Bilingual School e My Life Educação Socioemocional. Saiba mais em www.conexia.com.br