A educação vem passando por intensas transformações, que acompanham as mudanças da sociedade contemporânea. Nesse contexto, surgem as metodologias ativas de aprendizagem, que oferecem novas experiências pedagógicas. Dentre elas, está a sala de aula invertida.
Não é exatamente uma proposta nova, mas passou por uma reinvenção para atender melhor às demandas da educação na atualidade e pode oferecer muitos benefícios a toda a comunidade escolar.
Confira, a seguir, as principais informações sobre essa proposta. Boa leitura!
O que é a sala de aula invertida?
A sala de aula invertida, também chamada de flipped classroom, faz parte do conceito de ensino híbrido. A ideia é que haja uma inversão da lógica tradicional das aulas, em que o professor faz uma exposição do conteúdo e os alunos exercitam os conhecimentos em casa, sem o acompanhamento do profissional.
Na proposta invertida, os estudantes têm contato previamente com o material das aulas, disponibilizado pelo professor — geralmente, por intermédio da tecnologia. Portanto, utilizam os momentos em sala de aula para aprofundar os conhecimentos, tirar as dúvidas ou realizar atividades práticas.
A proposta foi aplicada pela primeira vez em 1996, pelos professores Maureen J. Lage, Glenn J. Platt e Michael Treglia, na Miami University (Ohio, EUA). Os educadores buscavam se certificar de que os alunos estavam, de fato, estudando os materiais em casa, então, aplicavam de forma recorrente listas de exercícios avaliativas.
A ideia da sala de aula invertida ficou em evidência novamente em 2010, por publicações dos jornais The New York Times e Chronicle of Higher Education a seu respeito. Desde então, é cada vez mais explorada em diversos países, pela facilidade de implementação e bons resultados — especialmente, entre os nativos digitais.
Como funciona a sala de aula invertida?
A proposta da sala de aula invertida é bastante dinâmica e pode se adaptar a diferentes instituições de ensino. Conheça algumas características marcantes da metodologia!
Uso de recursos diferentes
As aulas tradicionais são fortemente baseadas em textos. No entanto, a sala de aula invertida amplia as possibilidades, por abranger formatos distintos. Assim, explora recursos como:
- vídeos;
- blog posts;
- e-books;
- jogos digitais;
- podcasts;
- fóruns;
- elementos artísticos, entre outros.
Como podemos perceber, o uso de elementos digitais é muito presente, mas não é uma exigência para aplicar a metodologia. O importante é perceber o que faz mais sentido para a instituição.
Protagonismo do aluno
Esse modelo é mais centrado no desempenho do aluno do que no professor, de maneira a incentivar o seu protagonismo. Isso porque tem como ponto de partida as dúvidas, ideias e aprendizagens desenvolvidas pelos discentes nos momentos fora da sala.
Assim, é preciso tirar o foco da figura do educador e se dedicar a aprofundar os conhecimentos dos estudantes. Nesse contexto, é essencial respeitar o tempo de aprendizagem dos alunos e dar atenção às especificidades de cada turma.
Maior flexibilidade
Outro aspecto importante é a flexibilidade nas aulas. Como não existe um modelo único para a inversão, é possível explorar ideias diferentes, sem se prender às aulas expositivas.
Além disso, como os encontros partem dos alunos, podem caminhar de forma surpreendente, o que proporciona mais dinamismo para as aulas. Assim, também demanda do educador maior poder de escuta e preparo para lidar com questões inesperadas.
Personalização da educação
Cada turma terá uma experiência singular com essa metodologia. Desse modo, a personalização exerce um papel central. O mesmo conteúdo pode suscitar dúvidas diferentes nos alunos. Logo, cada questão que surge é importante e precisa ser valorizada.
Ao aplicar esse modelo, é fundamental manter a atenção ao que cada turma precisa, além de identificar os elementos necessários para captar a atenção daqueles alunos. Para isso, é possível aproveitar o potencial dos recursos inovadores.
Quais vantagens oferece?
Como se trata de uma proposta inovadora, a sala de aula invertida oferece vantagens importantes a todos os envolvidos no processo educativo. Conheça alguns dos pontos positivos que proporciona!
Desenvolvimento de habilidades
Atualmente, com as novas orientações para a formação discente, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), reconhece-se a importância de desenvolver as habilidades essenciais para o futuro. Assim, a proposta de inversão dos papéis estimula algumas delas, por exemplo, autonomia, criticidade, resolução de problemas, colaboração e criatividade.
O professor também pode elaborar o seu plano de aula a partir das habilidades específicas que deseja incentivar em seus alunos. A variedade de recursos oferece novas possibilidades de desenvolvimento.
Otimização do tempo
No formato de aula tradicional, a maior parte do tempo é consumida pela exposição do conteúdo para a turma. Por outro lado, quando acontece a inversão do formato, os alunos já chegam cientes da matéria e o aprendizado flui melhor, pois sobra mais tempo para sanar as dúvidas e consolidar o que foi aprendido.
Desse modo, também favorece os debates profundos e embasados, que fazem com que a aprendizagem aconteça por experiências criativas, avançadas e enriquecedoras.
Valorização do professor
Como as aulas não estão mais centradas na figura do professor, é comum que se acredite haver uma desvalorização do seu papel. No entanto, sua função se torna ainda mais importante, pois a prática escolar passa a ser mais dinâmica e desafiadora, exigindo suas habilidades pedagógicas.
No modelo invertido, o educador precisa estar atento às demandas da turma, selecionar os melhores materiais e estudar com afinco para aplicar a proposta da melhor forma possível. Assim, consegue um desempenho de alto nível, além de encontrar alunos mais participativos e interessados.
Melhoria no desempenho
Uma combinação de fatores contribui para os resultados observados na sala de aula invertida. Dentre eles, podemos destacar os exercícios de leitura crítica, as discussões realizadas com a turma e as experiências práticas.
Efetivamente, são vivências que ajudam a melhorar a aprendizagem, incentivam o envolvimento nas aulas e fazem com que o desempenho seja beneficiado.
Assim, a sala de aula invertida é uma proposta inovadora e que pode ser implementada em escolas com diferentes características. Antes de optar por esse modelo, é preciso observar quais são os seus fundamentos e como pode beneficiar a instituição.
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