A aprendizagem mecânica e significativa são duas metodologias de ensino que possuem diferentes abordagens, mas que também podem ser trabalhadas em conjunto na sala de aula.
Entender como as aprendizagens mecânica e significativa funcionam é importante para que a escola saiba como escolher a metodologia que melhor se enquadra:
- na realidade dos alunos;
- na experiência do professor;
- no conteúdo que será lecionado;
- entre outros pontos.
Continue a leitura deste post para entender as principais diferenças entre as metodologias de ensino.
O que é aprendizagem mecânica?
A aprendizagem mecânica, conhecida também como memorística, é uma metodologia na qual o professor ministra determinado conteúdo ao aluno, que absorve o que lhe foi passado sem questionar ou fazer a própria interpretação dos fatos apresentados.
Essa metodologia, onde apenas o professor tem conhecimento, é uma das mais tradicionais ferramentas de ensino-aprendizagem utilizada nas escolas. Nela, o aluno exerce apenas o papel de agente passivo na sala de aula.
Além do mais, o aluno recebe o conteúdo de forma aleatória, sem acionar o conhecimento prévio que ele possa ter sobre o assunto. Outro ponto que caracteriza a aprendizagem mecânica é a memorização. Assim, o aluno precisa ter acesso ao conteúdo diversas vezes para memorizá-lo.
As fórmulas dos cálculos matemáticos são ótimos exemplos disso. Inclusive, que jogue a primeira pedra quem nunca passou horas repetindo a fórmula bhaskara até gravar.
Outro exemplo são as músicas criadas por professores de cursinho pré-vestibular para ajudar o aluno a memorizar algum conceito importante para o vestibular.
Ademais, a aprendizagem mecânica é vantajosa para o aluno se recordar rapidamente de determinado conteúdo, justamente por causa da repetição. Isso pode ser interessante para alguns casos, mas o professor não deve utilizar apenas essa metodologia no processo de aprendizagem.
O que é aprendizagem significativa?
O conceito de aprendizagem significativa foi proposto pelo psicólogo especialista em educação, David Paul Ausubel — que também estudou a aprendizagem mecânica. Essa metodologia leva em conta os conhecimentos prévios do aluno para o desenvolvimento da aprendizagem.
Essa teoria é utilizada inclusive na Educação Infantil, pois a aprendizagem significativa considera que a criança inicia a vida escolar já com determinados conhecimentos, tendo a capacidade de aprender e ampliar o conteúdo que ela vai receber na sala de aula.
A interação entre o conhecimento prévio e novos é a principal característica dessa metodologia, e proporciona uma espécie de significado ao conteúdo. Para isso, o educador precisa levar em conta o histórico de vida do aluno e, assim, pensar em formas de favorecer a aprendizagem do conteúdo com base no que ele conhece.
Além do mais, a aprendizagem significativa leva em conta a participação ativa do aluno para construção do conhecimento a partir do momento que ele começa a analisar os fatos e formular as próprias teses.
Essa teoria vai na direção contrária da velha forma de ensinar, no qual o professor explica todo o conteúdo e impede que o aluno faça descobertas.
Leia também: Entenda como funciona a aprendizagem autônoma
Quais são as principais diferenças entre aprendizagem mecânica e significativa?
A aprendizagem mecânica e significativa podem se complementar em um mesmo processo de aprendizagem – ou seja, o professor pode utilizar os dois conceitos em uma ou várias aulas.
Vamos exemplificar com um aluno que não sabe determinado conceito de geografia.O professor precisará repassar o conteúdo até que ele seja fixado. Mas após algumas aulas, ele conseguirá adicionar novos significados e ressignificados a esse conhecimento adquirido na primeira aula.
Apesar disso, a aprendizagem mecânica e significativa possuem algumas diferenças que vão impactar o processo de ensino-aprendizagem. Conheça algumas delas a seguir.
Engajamento dos alunos
Na aprendizagem significativa, o professor pode questionar alguma coisa logo no início da aula, por exemplo. A partir dessa dúvida gerada, o educador desperta a motivação para o aluno buscar a resposta. Assim, o conhecimento começa a ser construído.
Dessa forma, o engajamento e o interesse da turma será maior que na aprendizagem mecânica, na qual o conteúdo é ministrado sem estimular o raciocínio dos alunos. Uma turma motivada torna o ensino-aprendizagem mais leve e proveitoso para ambos os lados.
Absorção do conteúdo
Outra diferença entre aprendizagem mecânica e significativa é que, na primeira metodologia, o aluno pode lembrar do conteúdo apenas naquele momento da aula. Mas com o passar do tempo, à medida em que ele absorve coisas novas, ele pode esquecer esse conteúdo mais antigo.
Entretanto, a aprendizagem significativa agrega sentido ao conteúdo, sobretudo quando o aluno consegue relacionar o tema da aula com outros conhecimentos dos quais teve acesso ao longo da vida. Isso faz com que a absorção do conteúdo seja mais fácil.
Desenvolvimento de habilidades
A escola é responsável pela formação integral do aluno. Isso significa que o professor deve fornecer estímulos ao invés de apenas ficar em frente à lousa falando sobre um assunto durante horas.
A aprendizagem mecânica e significativa são diferentes nesse sentido. Quando o aluno é motivado a encontrar as respostas para o problema apresentado, ele será estimulado a desenvolver a habilidade do raciocínio lógico, fundamental para a vida social, acadêmica e profissional.
Ademais, esse aluno também aprenderá a desenvolver a autonomia, competência socioemocional da qual se tornou foco de debates na educação nos últimos anos. Ela também é importante para todas as esferas da vida do aluno.
Disposição em aprender
Apesar da aprendizagem significativa despertar o engajamento do aluno, isso só acontece quando ele tem disposição em aprender e deixar a memorização de lado. Para isso, ele precisa entender que o conteúdo é importante para o cotidiano. Sem isso, não há como ministrar um conteúdo com base nessa metodologia.
Além do mais, é necessário que o estudante apresente uma certa estrutura cognitiva prévia relacionado ao novo conteúdo que será lecionado. Como na aprendizagem mecânica o conhecimento é feito de forma isolada e sem ligação com fatos anteriores, essas duas condições não são necessárias.
Aluno protagonista
A aprendizagem mecânica e a significativa apresentam diferenças também no papel do professor e do aluno na sala de aula. Enquanto na primeira o docente é visto como a figura central, detentor de todo o conhecimento, a segunda estabelece que o aluno é protagonista do próprio processo educacional.
Aprendizagem mecânica e significativa: qual a melhor?
O conhecimento é um processo contínuo, provando que as aprendizagens mecânica e significativa não são opostas.
É claro que o aluno vai se deparar com conteúdos cujos quais nunca teve contato antes, onde o professor precisará utilizar a aprendizagem mecânica.
Por exemplo, decorar a tabela periódica é importante para entender conceitos essenciais de química, mas é importante que o aprendizado não fique limitado a essa parte. O professor pode ir além, e ampliar o conhecimento com situações na qual essa disciplina está presente no cotidiano dos alunos, ou seja, aprendizagem significativa.
Assim, cabe ao professor analisar como encontrar formas de mesclar as duas metodologias.
Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido as suas dúvidas sobre aprendizagem mecânica e significativa. Quer saber mais sobre outros temas importantes da área educacional? Acompanhe nosso blog e nosso canal no YouTube!
Deixar um comentário