A tecnologia tem sido fundamental na área educacional, afinal, os aparatos tecnológicos oferecem um mundo de possibilidades para as escolas. Entre as facilidades está a possibilidade de aplicar prova digital, em vez de utilizar avaliações em papel. 

A prova digital facilita o trabalho do professor, otimizando o tempo que seria gasto para elaborar, aplicar e corrigir as avaliações em papel. 

Neste post, você entenderá as vantagens desse recurso, além de conhecer uma plataforma digital para facilitar essa atividade. 

Conheça os principais benefícios em aplicar provas digitais

Ao optar por aplicar provas digitais, a escola proporciona benefícios para alunos, professores e gestores pedagógicos. Confira a seguir! 

Sustentabilidade e economia

O mundo debate há anos a importância de colocar em prática ações sustentáveis como a diminuição da produção de lixo. Nesse sentido, a escola pode colaborar com a redução de danos ao meio ambiente ao eliminar a impressão das avaliações em papel.

Para uma turma com 30 alunos, com cinco professores diferentes, seriam necessárias 150 folhas no mínimo para cada avaliação. 

Ao digitalizar esse processo, a escola consegue reduzir a produção de lixo e diminuir gastos com a compra de materiais necessários para a impressão das avaliações

Leia também: Como a tecnologia pode auxiliar na avaliação do aprendizado?

Favorece o feedback rápido

O feedback é essencial para o ensino-aprendizagem. 

Por meio do retorno dado pelo docente após uma avaliação, o estudante consegue visualizar pontos fortes e fracos. 

Ou seja, o aluno tem a oportunidade de entender o desempenho no próprio processo de aprendizagem. Porém, em uma turma cheia, o professor pode não ter tempo hábil para corrigir e escrever à mão as críticas construtivas de cada aluno individualmente.

Mas a prova digital pode facilitar esse processo. Dependendo da plataforma online utilizada pelo professor, é possível obter relatórios completos sobre quais habilidades e competências precisam ser desenvolvidas por cada aluno e por cada classe. 

Oferece correção simplificada

A correção da prova em papel é uma das atividades que mais ocupa o tempo do professor, já que é preciso ler e analisar a resposta individual de cada aluno. O docente precisa conciliar esse processo com vários outros que fazem parte da rotina da profissão.

Ao trocar a prova em papel pela prova digital, o professor otimiza essa atividade e ganha tempo. Algumas plataformas online oferecem pontuação automática, banco de questões de múltipla escolha padronizada, entre outros recursos que facilitam a correção. 

Com a correção simplificada e o feedback rápido, o professor tem um tempo maior para se dedicar em outras atividades como preparar o plano de aulas para os próximos dias, ou pensar em como deixar a aula mais interessante para motivar e engajar os alunos. 

Contribui para o letramento digital

O letramento digital diz respeito à capacidade de um indivíduo utilizar a função social da comunicação no ambiente virtual (leitura e escrita). Apesar de as crianças e adolescentes de hoje terem certo domínio no meio digital, a escola precisa ensiná-los a usar os aparatos tecnológicos corretamente.  

Vale saber que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) incentiva o desenvolvimento do letramento digital na sala de aula. Entre as competências gerais previstas, o aluno precisa compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais.

Para isso, a escola pode adicionar a tecnologia nas rotinas dos estudantes, a exemplo da prova digital. Dessa maneira, o aluno consegue ter um domínio melhor da tecnologia para além das redes sociais ou dos jogos digitais.

Possibilita a personalização da aprendizagem

A personalização do ensino é uma das principais tendências da educação, já que cada aluno tem a própria maneira de aprender. Mas, se cada aluno tem o próprio ritmo de aprendizado, por que as avaliações devem ser as mesmas para todos? 

Com a prova digital, o professor pode personalizar as questões segundo as competências e habilidades desenvolvidas pelo estudante.

A personalização na avaliação escolar proporciona confiança ao aluno, pois ele consegue fazer uma prova elaborada especialmente para as suas necessidades, talentos e limitações. Dessa maneira, aumenta o gosto e interesse pelos estudos. 

Oferece recurso interativos

A prova digital favorece a utilização de recursos interativos, em vez de utilizar apenas textos e imagens. Com isso, vídeos, áudios, imagens coloridas e até jogos digitais podem ser usados para avaliar os alunos.

Esses recursos tornam a avaliação mais interessante e lúdica, o que pode diminuir a tensão durante esse momento.

Leia também: Saiba como avaliar os alunos nos itinerários formativos do Novo Ensino Médio!

Entenda como funciona a prova digital da Plataforma AZ

A Conexia Educação é uma das principais referências de soluções educacionais do País. Ao todo, mais de 200 mil alunos e mais de 400 escolas utilizam nossas ferramentas.

Entre as nossas soluções educacionais está o AZ, plataforma educacional 100% digital voltada para alunos da Educação Infantil até o pré-vestibular. Por meio da plataforma, o professor pode elaborar e aplicar prova digital. 

Com o auxílio da tecnologia, a Plataforma AZ permite que as correções das avaliações sejam feitas em tempo real. Desse modo, os alunos recebem a nota e o feedback logo após a finalização da prova.

Além disso, o professor recebe um relatório completo com:

  • indicadores de engajamento;
  • indicadores de desempenho;
  • comparativos entre turmas/alunos;
  • entre outros dados. 

Essas informações permitem ao professor aprimorar o ensino oferecido aos alunos, conforme o desenvolvimento da turma.

Após uma avaliação diagnóstica, os alunos também podem receber listas de conteúdos que precisam estudar para preencher as lacunas de aprendizagem, de acordo com o desempenho na prova. 

Quer entender melhor como a Plataforma AZ pode inovar a maneira como os alunos da sua escola são avaliados? Entre em contato com um dos nossos consultores educacionais