Ensinar por meio de contação de história é um recurso pedagógico comum na Educação Infantil há anos. Contudo, essa abordagem pedagógica ganha uma roupagem mais elaborada com o storytelling, técnica narrativa utilizada em produções audiovisuais para cativar a atenção do público. 

Na educação, o storytelling é um recurso para engajar as crianças e adolescentes na aprendizagem por meio de aulas criativas e dinâmicas, tirando o aspecto engessado das metodologias pedagógicas tradicionais. Quer entender como trabalhar essa técnica com os seus alunos? Continue a leitura! 

O que é storytelling na educação e como essa metodologia funciona?

Traduzido do inglês como contação de história, storytelling é uma técnica que utiliza a estrutura narrativa de uma história para transmitir uma mensagem. Apesar de já ser bastante conhecida no marketing e na indústria cinematográfica, com o tempo ela passou a ser utilizada em outros contextos, a exemplo na educação. 

O uso do storytelling na educação utiliza histórias como recurso pedagógico de ensino e aprendizagem. É uma abordagem que aproveita o poder das narrativas para envolver os alunos, estimular a imaginação e despertar o interesse e motivação pelos estudos – sem deixar de lado a transmissão de conhecimentos acadêmicos. 

Para captar a atenção do público (seja ele espectadores em um cinema ou estudantes em uma sala de aula), o storytelling envolve a criação de uma narrativa com personagens, enredo, conflitos e emoções a fim de transmitir uma mensagem. Ele se baseia no poder das histórias para envolver as pessoas emocionalmente, despertar a curiosidade e despertar reflexões.

Existem elementos essenciais no storytelling:

  • Personagens: são os protagonistas da história, com os quais o público pode se identificar e criar uma conexão emocional.
  • Enredo: é a sequência de eventos que compõem a história, com começo, meio e fim – tipo de estrutura que mantém o interesse do público.
  • Conflito: elemento que impulsiona a história, criando tensão e desafios para os personagens. O conflito pode ser interno (dúvidas, medos) ou externo (obstáculos).
  • Emoção: o storytelling visa despertar emoções no público, seja alegria, tristeza, surpresa, empatia ou qualquer outro sentimento que ajude conectar as pessoas à história.
  • Mensagem: ele também visa transmitir uma mensagem, lição ou significado mais profundo por trás da história. Pode ser uma reflexão sobre a vida, uma crítica social ou qualquer outra ideia que se pretenda comunicar.

Quais os benefícios do storytelling para a aprendizagem?

Ilustrar conceitos acadêmicos

O uso do storytelling na educação pode servir para explicar conceitos complexos ou abstratos de maneira simplificada aos alunos. Ao apresentar informações em uma narrativa envolvente, as crianças e os jovens podem entender conceitos com mais facilidade e relacioná-los com situações da realidade, propiciando uma aprendizagem significativa.

Promover o desenvolvimento da empatia

Como ensinar os malefícios do bullying aos jovens? Nesse sentido, as histórias têm o poder de despertar a empatia dos estudantes, permitindo que eles se coloquem no lugar dos personagens e compreendam diferentes perspectivas. 

Com isso, é possível desenvolver habilidades socioemocionais importantes para a vida acadêmica e social, além de promover a compreensão e a tolerância. 

Estimular a criatividade

A contação de histórias encoraja os estudantes a usarem a imaginação e a criatividade no aprendizado. Eles podem ser incentivados a criar suas próprias histórias, personagens e cenários, o que desenvolve habilidades de expressão e comunicação.

Reforçar valores de vida

As histórias podem transmitir mensagens importantes sobre valores, ética e lições de vida, aspectos que auxiliam na formação cidadã do aluno. Ao apresentar personagens e situações que enfrentam desafios e dilemas, as crianças e adolescentes podem refletir sobre essas questões e aprender com elas.

Engajar os alunos na aprendizagem

O uso de histórias como parte do processo de aprendizagem torna as aulas mais envolventes e interessantes, o que é importante em uma geração de alunos imersa na tecnologia. As narrativas despertam a curiosidade, mantendo-os motivados e ajudando na retenção de informações por um tempo maior.

>>> Baixe o e-book gratuito: Como transformar o ChatGPT em um aliado da educação?

Como aplicar o storytelling na sala de aula

A seguir, confira 5 maneiras de aplicar o storytelling nas aulas. 

Utilize contação de histórias

Para aplicar o storytelling nas aulas, o professor pode contar histórias para os alunos, seja por via oral, livros ou recursos multimídia. As histórias podem ser relacionadas aos exemplos de conhecimentos acadêmicos ou usados ​​para transmitir valores, promover a reflexão e estimular a imaginação na educação socioemocional.

Implemente a Aprendizagem Baseada em Projetos

O storytelling pode ser usado em conjunto com a Aprendizagem Baseada em Projeto, abordagem pedagógica que enfatiza a aplicação prática do conhecimento por meio da realização de projetos. Assim, o professor consegue envolver os alunos na criação de narrativas em torno de um tópico específico. 

Invista em jogos educativos

Sob os conceitos da gamificação, o storytelling pode ser incorporado em jogos educativos, onde os alunos assumem papéis de personagens e enfrentam desafios em um cenário fictício. Essas atividades promovem a aprendizagem ativa, a tomada de decisões e o trabalho em equipe.

Trabalhe a interdisciplinaridade 

O storytelling na educação pode ser posto em prática em aulas interdisciplinares, abordagem pedagógica que visa integrar conceitos e conteúdos de diferentes disciplinas ou áreas do conhecimento em uma única aula ou projeto. Para isso, é preciso estabelecer conexões entre áreas diferentes, explorando as relações entre elas.

Apresente conceitos do cotidiano dos estudantes

Se storytelling é sobre se conectar emocionalmente com o público, por que não abordar temas do cotidiano nas aulas? Ao abordar conteúdos relevantes para a vida e experiências dos estudantes, a educação se torna mais significativa. Afinal, é uma abordagem que permite fazer conexões entre o que aprendem e sua própria realidade.

Como você aprendeu neste post, o storytelling é uma maneira de inovar na aprendizagem de alunos da Educação Básica. Porém, não é a única. Se você quer melhorar a qualidade do ensino da sua escola, acesse o blog da Conexia Educação e siga as redes sociais (YouTube / Facebook / Instagram) para ficar por dentro de temas importantes para a educação.

Guia prático de como se preparar para o período de matrícula