Será que uma criança que acabou de começar na Educação Infantil é uma “folha em branco”? Para a aprendizagem significativa, até mesmo um indivíduo que nunca entrou em uma escola possui conhecimentos prévios que podem ser mobilizados durante o aprendizado. 

Para a aprendizagem significativa, todo o conhecimento adquirido anteriormente pode ser usado no ambiente escolar. Ao conectar os novos conceitos ao conhecimento anterior, o aluno constrói uma compreensão mais profunda e duradoura do conteúdo passado pelo professor. Saiba mais a seguir! 

O que é uma aprendizagem significativa?

Desenvolvida pelo psicólogo educacional David Ausubel, a teoria da aprendizagem significativa refere-se a um tipo de aprendizagem na qual os novos conhecimentos são integrados com o conhecimento prévio, tornando-se relevante ao que o aluno já sabe. Assim, ele não apenas memoriza informações isoladamente, mas estabelece conexões.

No entanto, ele esclarece que a memorização também é importante para o processo educacional e não deve ser totalmente ignorada pelo professor. Isso porque elas não são antagônicas, mas sim complementares. 

Afinal, o aluno pode encontrar situações onde precisa memorizar informações, sem relacionar com conteúdos prévios. 

A aprendizagem significativa envolve a criação de relações lógicas e relevantes na estrutura cognitiva do aluno, que consiste em um conjunto de ideias, conceitos e experiências que o aluno possui e que servem de base para a construção do novo conhecimento.

Para alcançar esse objetivo, Ausubel destacou a importância de um processo de ensino que promova a aprendizagem significativa, estabelecendo pontes entre o conhecimento prévio do aluno e os novos conceitos a serem aprendidos. 

Além disso, Ausubel enfatizou a importância da motivação do aluno para aprender, destacando que a aprendizagem significativa é provável de ocorrer quando o aluno percebe a relevância e a aplicabilidade dos novos conhecimentos em sua vida.

Diferença entre aprendizagem significativa e memorização

A aprendizagem significativa e a memorização, também conhecida como aprendizagem mecânica, são abordagens distintas em relação à forma como os alunos adquirem e retêm conhecimentos. Ambas foram abordadas por Ausubel. 

Na aprendizagem significativa, o foco está na compreensão e na construção de significados. Os alunos estabelecem conexões entre os novos conhecimentos e o conhecimento prévio, relacionando-os de forma lógica e relevante. 

Por outro lado, a memorização é um processo de armazenamento de informações, sem necessariamente compreender o significado ou contexto do conteúdo. Os alunos podem memorizar fatos, fórmulas ou procedimentos sem entender como eles se encaixam em um contexto mais amplo, por exemplo.

Além disso, a aprendizagem significativa busca uma compreensão profunda e duradoura dos conceitos, o que leva a uma retenção de longo prazo. Isso porque os alunos conseguem aplicar os conhecimentos em diferentes situações e adaptá-los a novos contextos. 

Já na aprendizagem mecânica, a retenção é temporária, sem uma compreensão aprofundada.

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Quais os principais benefícios da aprendizagem significativa?

Facilita a retenção de conteúdo a longo prazo

Ao conectar os novos conhecimentos ao conhecimento prévio, a aprendizagem significativa facilita a retenção do conteúdo a longo prazo. Isso porque os alunos não apenas retêm informações temporariamente para uma avaliação escolar, mas constroem uma base sólida.

Com isso, esse conhecimento pode ser acessado e aplicado em diferentes momentos e contextos. Isso fortalece a base geral do aluno e promove uma aprendizagem contínua e cumulativa, que pode ser acessada à medida que o aluno avança na Educação Básica. 

Possibilita desenvolver habilidades cognitivas

A aprendizagem significativa estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas essenciais, como pensamento crítico, raciocínio lógico e resolução de problemas. Ao conectar os conceitos e relacioná-los a situações reais, eles são desafiados a pensar de maneira complexa e a fazer conexões entre ideias.

Essas habilidades são valiosas não apenas na sala de aula, mas também em outros contextos do aluno, a exemplo da carreira profissional. Na aprendizagem significativa, nenhuma habilidade ou conteúdo é banalizado, ou deixado de lado. 

Como promover a aprendizagem significativa?

Contextualizar o tema e aplicá-lo são algumas dicas importantes para promover a aprendizagem significativa na escola. 

Ative os conhecimentos prévios

Para alcançar os objetivos da aprendizagem significativa, o professor precisa iniciar o processo educacional relacionando o novo conteúdo aos conhecimentos prévios do aluno. Para isso, faça perguntas que os levem a refletir sobre o que já sabem e como isso se relaciona com o tema para criar uma base para a ancoragem de novos conceitos.

Ao questionar o aluno, o professor consegue motivá-lo, trazendo-o para o centro da educação, em vez de ocupar o lugar de personagem passivo na construção do conhecimento. Para a aprendizagem ser significativa, os estudantes precisam criar e demonstrar interesse pelo estudo.  

Contextualize o conteúdo

Situe o conteúdo em um contexto relevante e aplicável à vida dos alunos. Mostre como os conceitos se relacionam com situações reais, problemas do cotidiano ou experiências práticas que eles vivenciaram. Isso ajuda os alunos a entender a importância e a utilidade do que estão aprendendo.

Além disso, a escola precisa criar oportunidades para o aluno aplicar os conceitos aprendidos na sala de aula em situações práticas, para facilitar a ancoragem das informações. Projetos integradores, estudos de caso e resolução de problemas reais podem ajudar na maneira como o conhecimento é usado para resolver desafios reais.

Relacione o novo ao conhecimento prévio

O professor também precisa ajudar o aluno a estabelecer conexões entre o novo conteúdo e o conhecimento prévio. Para isso, é possível apresentar analogias, metáforas ou exemplos que facilitem a compreensão e integração dos conceitos.

Por exemplo, toda criança teve contato com a natureza, seja por passeios no parque e zoológicos ou por conviver com animais de estimação. Isso significa um conhecimento prévio em áreas como ciências naturais e biologia. 

Então, eles podem usar o conhecimento existente sobre cadeias alimentares ou interações entre os seres vivos ao estudar ecossistemas.

Invista no microlearning 

O microlearning é uma abordagem de ensino e aprendizagem baseada na entrega de conteúdo educacional em pequenas unidades de informação, geralmente em formatos curtos e acessíveis. Em vez de promover aulas extensas, se divide o conteúdo em pequenas pílulas de conhecimento que podem ser consumidas de forma rápida e fácil.

Dessa maneira, o professor consegue aplicar o conteúdo de maneira que o aluno não esqueça o conhecimento anterior, podendo ainda fazer conexões com os próximos temas a serem debatidos na sala de aula. Além disso, o microlearning ajuda a tirar o aspecto massante e cansativo das aulas tradicionais. 

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