Os princípios da disciplina positiva se tornaram um tema de debate nas redes sociais, com a sociedade enxergando cada vez mais a importância de tratar as crianças como indivíduos que merecem respeito e ter suas necessidades próprias atendidas. 

Já os castigos físicos e psicológicos, comuns antigamente, são vistos como maléficos para o desenvolvimento emocional de uma criança.

Segundo o Ministério da Saúde, há vários tipos de violências que podem ser acometidas à criança ou adolescente durante o seu desenvolvimento, como a intimidação em frases como: “só vai sair do quarto depois que comer todo o almoço e fazer lição”. 

Uma educação desrespeitosa e violenta pode ocasionar diversos problemas para a criança, incluindo o alto risco de desenvolvimento de transtornos mentais e de agressividade. 

Apesar deste ser um tema que envolve o lar dos alunos, é importante que a disciplina positiva também seja amplamente debatida na sala de aula. Assim, as crianças e adolescentes poderão ser educadas com o respeito e suporte necessário para o seu desenvolvimento. Entenda neste post! 

O que é disciplina positiva? 

A disciplina positiva é uma abordagem de aprendizagem que enfatiza o uso de estratégias e técnicas construtivas e encorajadoras para educar crianças. Ela se concentra no fortalecimento dos relacionamentos entre pais (ou educadores) e filhos, promovendo a cooperação, a autonomia e o desenvolvimento saudável.

A ideia principal é mover o foco do uso de punições e recompensas para a construção de um relacionamento de respeito, empatia e comunicação eficaz. Dessa maneira, a criança entende a importância de cumprir regras e tarefas, de maneira autônoma e sem precisar de coação de adultos. 

Cabe aos pais e educadores fornecerem o suporte necessário para a criança desenvolver habilidades sociais, emocionais e cognitivas. 

Vale ressaltar que a disciplina positiva não se baseia na permissividade, ou seja, deixar a criança fazer tudo o que deseja. Estabelecer regras é importante para o desenvolvimento e deve fazer parte da rotina, desde que não haja punições caso a criança não as siga. 

Quais os princípios da disciplina positiva?

Conhecer os principais pilares da disciplina positiva auxilia a escola na hora de entender o que não fazer para educar os alunos. Confira! 

Leia também: Conheça a aprendizagem personalizada e leve esta inovação para sua escola!

Relacionamento positivo

Para a disciplina positiva, é importante estabelecer uma conexão afetiva e respeitosa com a criança, cultivando uma relação de confiança e segurança. Assim, é possível enxergar o adulto como um bom exemplo a ser seguido, e não como uma figura de autoridade que deve ser temida. 

Comunicação clara e não-violenta

Ouvir ativamente as crianças, validar suas emoções e ensinar habilidades saudáveis também faz parte dessa abordagem. É importante que todo esse processo seja feito sem gritos e xingamentos, mas com uma linguagem clara e que seja entendida pela criança

Além disso, o adulto responsável pela criança precisa deixar claro o motivo de determinadas regras. Caso haja resistência nesse processo, é necessário conversar sobre os sentimentos e emoções despertadas na situação.

Disciplina não-violenta

Castigos e proibições não são meios eficazes de educar uma criança, pois além de não funcionarem a longo prazo, são atitudes que podem ser vistas como atos violentos. Nesse sentido, a disciplina positiva exclui o uso de qualquer tipo de violência no processo de desenvolvimento infantil e juvenil.  

Para isso, é essencial utilizar abordagens não punitivas, como a resolução pacífica de conflitos e a negociação, em vez de recorrer a castigos e humilhações. Vale ressaltar que expor a criança ou adolescente à castigos físicos ou tratamento cruel ou degradante para “educá-lo” é considerado crime desde 2014.

Estabelecer limites e responsabilidades

Crianças e adolescentes precisam de responsabilidades e regras claras e conscientes para poderem conviver em harmonia na sociedade. Para isso, é importante estimular a autonomia para que elas possam ter voz ativa e entender as consequências das próprias escolhas. 

Cabe aos educadores e familiares ensiná-los sobre a importância do comprometimento em diversos âmbitos sociais. No entanto, é importante ser um bom exemplo a ser seguido, pois o adulto precisa também cumprir as regras estabelecidas em comum acordo.

Reforço positivo

A disciplina positiva considera que os erros fazem parte do processo e que, por isso, elas não devem ser repreendidas de maneira violenta. Pelo contrário, devem ser abordados como parte do aprendizado. 

Também é importante celebrar as pequenas conquistas feitas pelas crianças e adolescentes. Assim, reconhecer e recompensar os comportamentos positivos, encorajando o desenvolvimento de habilidades e atitudes saudáveis, precisa fazer parte da educação inovadora

Criança como indivíduo

Toda criança deve ser enxergada como um indivíduo, com necessidades e interesses, e não um mero personagem que pode ser manipulado da maneira que o adulto desejar. 

Embora os pequenos estejam em desenvolvimento e dependam dos cuidados e orientações de terceiros, elas têm direitos e dignidade como qualquer outra pessoa.

Cada criança tem suas próprias habilidades, talentos e interesses, que devem ser reconhecidos e incentivados. Elas têm o direito de serem ouvidas, expressarem suas opiniões e participarem das decisões dentro e fora da escola. 

Como aplicar a disciplina positiva na escola? 

  • Estabeleça um ambiente acolhedor e seguro, onde crianças e adolescentes se sintam valorizados e respeitados. Promova também a conexão entre os alunos e os adultos da escola, incentivando a empatia e a escuta ativa;
  • Promova a educação socioemocional para o desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais fundamentais para a criança e o adolescente; 
  • O educador não deve ser visto como uma figura de autoridade, no qual os alunos devem ter medo. Ele precisa dar suporte para que os aluno se desenvolvam, com parceria e comunicação positiva; 
  • O professor precisa apresentar estratégias de resolução de conflitos, como a negociação, o compromisso e a mediação. Incentive os alunos a resolverem seus próprios conflitos, fornecendo orientação e suporte quando necessário;
  • É importante compartilhar informações sobre a abordagem da disciplina positiva com os pais e responsáveis, incentivando sua participação ativa e colaboração. Promova workshops, reuniões ou atividades conjuntas para que eles também possam aprender e aplicar essas práticas em casa.

Gostou de entender a importância da disciplina positiva? Outras dicas de como tornar o ensino e aprendizagem saudável e positivo você pode encontrar no blog do My Life, parceira da Conexia Educação. Acesse e confira!

Guia prático de como se preparar para o período de matrícula