A comunicação efetiva de uma escola serve para aproximar as famílias da rotina dos alunos. Fazer com que elas participem ativamente do ensino e aprendizagem tende a contribuir para uma imagem positiva da instituição no mercado. A tecnologia pode impulsionar esse processo e garantir bons resultados no período de matrícula.
Boa parte das escolas, na verdade, já tem os canais digitais de que precisa para gerar valor para as famílias, mas muitos gestores ainda não sabem como usá-los para montar uma estratégia de marketing e vendas poderosa.
Para ajudar você nesse desafio, separamos, neste post, algumas maneiras de usar a tecnologia para gerar valor para as famílias, atrair potenciais alunos e convertê-los em matriculados. Continue a leitura e aproveite as dicas!
Qual é a importância da tecnologia na educação?
A tecnologia revolucionou a maneira como vivemos, aprendemos e ensinamos. As mudanças continuam a acontecer, e cada vez elas estão mais rápidas. A sala de aula e o contexto educacional também sofrem impactos da transformação digital. Com o advento da Educação 5.0, surgem mudanças profundas nas relações de ensino-aprendizagem.
Na Educação 4.0, havia o foco em colocar o aluno como protagonista, com base em pilares como o aprendizado colaborativo, o empreendedorismo e o desenvolvimento de conhecimentos digitais. A esses pilares, são acrescentadas, na Educação 5.0, as habilidades socioemocionais e a extensão do aprendizado para além do ambiente escolar.
Dessa forma, permite que os alunos se preparem para os desafios que tocam diretamente suas realidades, e não apenas se concentrem no rendimento escolar. Embora a discussão sobre a tecnologia na educação seja muito pautada nas vantagens trazidas para o rendimento escolar, personalização da aprendizagem e preparação para o século XXI, as instituições também ganham com soluções digitais para as atividades de gestão, rotina dos professores e comunicação com as famílias.
Existem ferramentas que podem auxiliar os professores com responsabilidades mais burocráticas e repetitivas, garantindo que eles foquem o aperfeiçoamento de metodologias e a personalização das práticas de ensino. Para a gestão escolar, muitas soluções centralizam atividades administrativas, aumentam a produtividade dos funcionários e evitam retrabalhos.
Como a tecnologia na educação pode gerar valor para as famílias?
Agora, veja os principais pontos que contribuem para a reputação positiva da escola para a família dos alunos.
Comunicação com a família
No caso das famílias de alunos matriculados, a gestão pode diversificar os canais de comunicação da escola para que o número máximo de familiares possa entrar em contato com facilidade, evitando possíveis ruídos. Veja alguns exemplos, logo abaixo:
- páginas da escola nas redes sociais;
- e-mail direcionado para as famílias;
- apps de comunicação escolar para um contato direto e seguro com os responsáveis;
- site da escola com formulário para entrar em contato.
Personalização da aprendizagem
A personalização da aprendizagem parte do princípio de que os alunos têm perfis diferentes, e as estratégias de ensino devem se adaptar a essas particularidades. Nessa abordagem, o professor se torna um guia capaz de oferecer orientações, e o aluno é o protagonista da sua jornada de conhecimento.
A educação personalizada representa uma mudança na forma como o ensino tradicional está constituído, uma vez que inverte os papéis em sala de aula e traz novos desafios. Para isso, as escolas em todo o mundo usam a tecnologia de forma criativa para apoiar o bem-estar dos alunos.
Existem soluções digitais que permitem aos professores reconhecer pontos fortes e pontos fracos das turmas, com o objetivo de facilitar a formulação de saídas para priorizar a personalização da aprendizagem. Para as famílias, isso mostra que a escola está preocupada em criar formas de lidar com a diferença entre os alunos e oferecer as melhores experiências de aprendizado.
Metodologias inovadoras
A chance de ampliar a jornada de conhecimento do aluno para o mundo digital abriu um leque de possibilidades que oxigenam metodologias do ensino tradicionais ou criam novos modos de relação entre professores e alunos.
Perceba, por exemplo, quantas metodologias inovadoras surgem com a implementação de uma educação híbrida. Sala invertida, rotação individual e rotação de laboratório são algumas das que mesclam encontros presenciais com atividades on-line.
Como a tecnologia é uma aliada no período de matrículas?
Para o período de matrícula, é preciso criar estratégias de captação para atrair o máximo de alunos. Nesse processo, a tecnologia continua a ser uma aliada importante. Além de garantir a difusão de vantagens competitivas da escola, podemos citar outras contribuições da tecnologia. Veja a seguir!
Estratégias de marketing e vendas
Aliadas às ações off-line para captar os alunos, como outdoor, rádio e TV, as escolas podem aproveitar as estratégias de marketing digital para atrair um público segmentado, antes mesmo de começar o período de matrícula. Anúncios pagos no Google Ads e em redes sociais, estratégias de Marketing de conteúdo, como blog e Inbound Marketing, e conteúdos de e-mail marketing são alguns exemplos.
Facilidade no ato de matrícula
É possível promover matrículas e rematrículas no formato digital. O envio de contrato e a assinatura do documento, por exemplo, podem ser feitos pela internet, sem a necessidade de qualquer ação física posteriormente. Outros processos, como o envio de boletos e o pagamento de taxas, também podem ser incorporados ao mundo digital.
Inclusive, as escolas podem realizar todas as etapas de forma centralizada em plataformas de gestão escolar. Assim, o envio de contrato, a assinatura, o armazenamento dos dados, a disponibilização dos boletos e a assistência podem ser feitas de maneira prática.
Geração de dados
Todos os processos digitais envolvendo os alunos, tanto para realizar uma avaliação quanto para preencher os dados no ato de matrícula, geram um grande volume de dados. Já pensou se sua escola coletasse, organizasse e interpretasse esses dados?
Eles podem se tornar um recurso valioso para que a gestão e para que os professores planejem e executem uma solução de ensino personalizada aos alunos.
Como vimos, a tecnologia ajuda a otimizar o processo de captação de estudantes para o período de matrícula. Para isso, é preciso ter atenção às tendências e novidades apresentadas pelo mercado.
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