O professor é um dos pilares principais da educação, já que é por meio dessa figura que a aprendizagem acontece. Por isso, é dever da escola proporcionar a formação continuada dos educadores de maneira que eles possam ter ferramentas e recursos para melhorar o ensino oferecido aos alunos. 

Além disso, a formação é garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), na qual estabelece que os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação. Você é gestor escolar? Confira, neste post, como colaborar com a valorização profissional dos educadores. 

O que é formação continuada de professor? 

A prática pedagógica precisa se adaptar aos novos tempos, afinal, a sociedade dinâmica impõe desafios que precisam ser superados com auxílio da escola. É para ajudar o professor nessa empreitada que existe a formação continuada, processo de desenvolvimento profissional para aprimorar e atualizar os conhecimentos e habilidades.

A formação continuada pode ser feita por meio de cursos, treinamentos, workshops, seminários, grupos de estudo, entre outras atividades que visem aperfeiçoar o desempenho do professor em sala de aula. Com isso, é possível melhorar a qualidade da educação oferecida na sala de aula.

Essa atualização é fundamental para acompanhar as mudanças na educação e, assim, desenvolver habilidades e competências que permitam atender às necessidades dos alunos. Por exemplo, durante o fechamento das escolas da pandemia de Covid-19, os educadores precisam entender como utilizar as tecnologias educacionais.

Além disso, a formação continuada ajuda o professor a refletir sobre a própria prática pedagógica e compartilhar experiências com os colegas. Isso contribui para criar um clima escolar saudável, onde os educadores se sentem motivados e valorizados pela gestão escolar. 

Como a escola pode contribuir com a formação de professores? 

A escola pode contribuir com a formação continuada do professor de diversas formas. A seguir, confira 5 dicas da Conexia Educação

Programas de formação continuada

Uma das maneiras de a gestão escolar estimular a formação continuada e professores é por meio de programas de formação alinhadas às necessidades do docente. Nesse caso, são ações organizadas e estruturadas para promover o desenvolvimento profissional.

Contudo, é importante que o desenvolvimento do professor aconteça alinhado aos objetivos e metas da escola. O Projeto Político Pedagógico (PPP) visa aumentar a utilização de tecnologias digitais na sala de aula? Então, a escola pode oferecer simpósios, workshops, cursos e demais atividades sobre a área em questão.

Eventos e atividades externas

A formação continuada não precisa acontecer apenas na escola. Nesse sentido, a gestão escolar pode estimular que os educadores participem de eventos e atividades promovidas por órgãos governamentais, associações de educação e, até mesmo, outras instituições de ensino. 

Para isso, a gestão escolar pode fazer um compilado de eventos que possam contribuir com a formação dos professores e enviar as informações periodicamente. Vale ressaltar que a LDB estabelece que o período reservado a estudos deve constar na carga de trabalho, mesmo que isso seja feito fora da escola.

Grupos de estudos e debates 

Os grupos de estudos e reflexões são comuns entre os alunos, mas também podem fazer parte da formação continuada de professores. Dessa maneira, os educadores podem estudar sobre temas relevantes para a educação e fazer debate entre si sobre o que foi estudado em determinado período.

Outro benefício dessa ação é a possibilidade de os professores trocarem experiências sobre situações vivenciadas sobre os temas em questão. Conhecer novas estratégias de ensino-aprendizagem e compartilhar práticas bem-sucedidas ajudam a melhorar a educação oferecida na escola.

Disrupção: edtechs são principais parceiras na inovação da educação

Rodadas de palestras na escola

Profissionais podem ser convidados para palestrar sobre temas ligados à educação, principalmente quando há diversidade cultural e social na região onde a escola atua. Com isso, é possível contribuir para a formação continuada, enquanto atende às necessidades da comunidade escolar.  

  • Tecnologias educacionais: palestras sobre como explorar o potencial das tecnologias digitais para a melhoria da qualidade da educação, por meio de ferramentas e recursos digitais que podem ser utilizados em sala de aula.
  • Metodologias ativas de aprendizagem: conhecer metodologias de ensino que privilegiam a participação e protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem.
  • Educação socioemocional: entender a importância da promoção das habilidades socioemocionais dos estudantes, como a empatia, a cooperação, resolução de conflitos, entre outros. 

Estímulo e suporte à formação continuada

Além de promover a efetivação das ações, a gestão escolar precisa estimular os educadores ao longo do ano letivo. Mas, para isso, é preciso dar condições dentro e fora da sala de aula. Isso significa respeitar a carga horária para os docentes terem tempo de estudos conforme as diretrizes educacionais. 

Além disso, a escola precisa disponibilizar recursos e tecnologias que contribuam para a formação dos professores, tais como:

  • bibliotecas;
  • laboratórios; 
  • computadores;
  • acesso à internet de qualidade. 

Afinal, a formação continuada também pode ser feita por meio do EaD. 

Veja também: Como a escola pode investir no desenvolvimento do professor

Conexia Educação e formação continuada 

A Conexia Educação é uma das maiores referências do País em soluções educacionais, da Educação Infantil até o Pré-Vestibular. Nossas tecnologias educacionais estão presentes em mais de 400 escolas em todo Brasil. 

Toda essa expertise se resume em capacitações criadas para aprimorar a prática pedagógica de professores, com auxílio da tecnologia e com metodologias de aprendizagem que estão na vanguarda do ensino para o século XXI. 

Periodicamente, as soluções educacionais da Conexia promovem capacitações gratuitas, abertas para professores da Educação Básica. No momento, a Plataforma AZ está com inscrições para o minicurso “Novo Ensino Médio: Desvendando os Itinerários Formativos”. É gestor escolar?” Divulgue as informações para os professores da sua escola!

Se você é professor ou gestor escolar, fique de olho nas redes sociais das soluções educacionais da Conexia Educação (Plataforma AZ / My Life / High Five) para saber sobre as capacitações que podem ser usadas para a formação continuada. Acompanhe!