Fechar as lacunas de aprendizagem está entre os principais desafios de professores e gestores escolares, que se tornou mais comum por causa da mudança radical nas formas de ensino durante a pandemia de Covid-19.
Grande parte dos estudantes está apresentando diversas lacunas de aprendizado, sobretudo os que estão na Educação Infantil. Muitos voltaram às aulas presenciais com dificuldade de leitura e escrita, por exemplo.
Uma vez identificado que o aluno não adquiriu conhecimentos e habilidades para a série em que se encontra, a escola precisa elaborar ações para trazer o estudante de volta ao ritmo educacional. Para entender melhor o que fazer nessa situação, continue a leitura deste post.
7 orientações para preencher as lacunas de aprendizagem
É importante que a escola coloque em prática ações para amenizar as lacunas de aprendizagem durante todo o ano letivo, e não apenas quando a dificuldade é identificada pela equipe pedagógica. Dito isso, veja a seguir algumas ideias do que fazer.
1. Faça o mapeamento das lacunas de aprendizagem
Caso a sua escola ofereça turmas da Educação Infantil, essa etapa deve ser voltada principalmente para identificar lacunas de aprendizagem remanescentes da fase de alfabetização. Afinal, se o aluno estiver defasado na leitura e escrita, terá maiores dificuldades para acompanhar os próximos ciclos.
Não basta apenas identificar que a turma está com lacunas de aprendizagem, mas é preciso mapear e conhecer quais as principais dificuldades dos alunos. Por isso, é fundamental aplicar avaliações diagnósticas a fim de definir ações que possam atender às necessidades individuais dos estudantes.
Além da parte cognitiva e intelectual, é fundamental que a escola entenda como está o emocional dos alunos, pois isso pode impactar o aprendizado. Após dois anos de estresse e incertezas causado pela pandemia, o ambiente escolar precisa ter um cuidado com a saúde mental de crianças e adolescentes.
2. Planeje a estratégia pedagógica
Após as avaliações diagnósticas, a equipe escolar pode definir um plano pedagógico para diminuir as lacunas de aprendizagem, com base nas informações coletadas. Com isso, será necessário fazer um plano de ação dividido por cada turma, onde deve constar o que deve ser feito e o prazo de conclusão.
Para isso, devem ser feitas perguntas como:
- Os alunos vão receber aulas de reforço?
- Como a recuperação de aprendizagem será feita e por quanto tempo?
- Haverá implementação do contraturno escolar?
- A recuperação da aprendizagem será feita de forma remota?
Além do mais, é fundamental definir ações com base na realidade dos alunos.
Por exemplo: dois estudantes podem apresentar as mesmas dificuldades, mas apenas um pode ter mais tempo para estudar do que o outro. Assim, um deles pode participar do contraturno escolar, por exemplo. Esses e outros cenários devem ser levados em conta.
3. Faça um plano de recuperação de aprendizagem
Como o próprio nome indica, um plano de recuperação de aprendizagem tem como objetivo fechar as lacunas de aprendizagem em determinadas áreas do conhecimento. Dessa forma, o aluno terá acesso a conteúdos anteriores que não foram bem absorvidos.
É importante que o plano pedagógico seja baseado no que o aluno sabe sobre o conteúdo, de acordo com a série em que ele se encontra. Ademais, os conteúdos devem estar alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Para isso, você pode contar com auxílio da tecnologia para complementar o ensino-aprendizagem dos alunos, como por exemplo em:
- Materiais digitais, como e-books, infográficos e podcasts;
- Jogos digitais;
- Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA);
- Plataformas de aprendizagem;
- Videoaulas.
4. Utilize metodologias ativas de aprendizagem
Deixar o aluno participar ativamente das aulas pode ajudar a eliminar as lacunas de aprendizagem. Assim, a escola pode adotar o uso de metodologias ativas. Nesse modelo, em vez do estudante apenas ter aulas expositivas e realizar avaliações, ele contribui para a construção do próprio percurso educacional.
As metodologias ativas tornam o aprendizado mais prazeroso, além de estimular o aluno a desenvolver diversas habilidades cognitivas e socioemocionais. Outra vantagem dessa abordagem é a facilidade na absorção do conteúdo — fator principal quando se trata de fazer o estudante recuperar conteúdos que ele deixou de aprender anteriormente.
Leia também: Entenda as vantagens da educação inovadora e como implementá-la na sua escola
5. Personalize o ensino
A personalização do ensino tem sido debatido na área educacional há algum tempo por poder ser usada para recuperar a aprendizagem que foi perdida. Trata-se de levar em conta as particularidades, habilidades e necessidades de cada estudante.
Com isso, em vez do professor utilizar a mesma metodologia de ensino e avaliação para uma turma com alunos que apresentam dificuldades distintas, o educador personaliza o conteúdo conforme o nível de conhecimento e perfil educacional de cada aluno.
Esse processo pode ser feito por meio de várias ferramentas tecnológicas, a exemplo das plataformas de aprendizagem. Além do mais, não é necessário criar um plano individual para cada estudante: é possível separar a turma em grupos de alunos com perfis educacionais parecidos.
6. Realize o acompanhamento de aprendizagem
Após colocar todo o plano de recuperação em prática, é hora de avaliar se o aluno adquiriu determinada habilidade. Esse processo serve para verificar se as metodologias utilizadas são efetivas e quais melhorias podem ser feitas — ou não — para ações futuras.
Do contrário, é fundamental entender a fundo os motivos dos alunos não estarem absorvendo os conteúdos e adquirindo as habilidades de forma satisfatória. Para essa etapa, a escola precisa realizar avaliações diagnósticas e fazer o registro do desenvolvimento dos alunos, com objetivo de acompanhar a evolução da aprendizagem.
7. Convoque a família para ajudar nesse processo
A família precisa estar ciente do processo de recuperação das lacunas de aprendizagem implementado pela escola. Apenas assim ela conseguirá ajudar o aluno a estudar. Como nas metodologias ativas o aprendizado também ocorre fora da sala de aula, o suporte doméstico será fundamental — principalmente o emocional.
Além do mais, o rendimento escolar do aluno pode ter sido comprometido devido algum problema emocional. Por isso, a escola precisa incentivar que a família converse com o aluno sobre o desempenho na escola, com objetivo de identificar motivos que interfiram na aprendizagem.
Como a Plataforma AZ pode amenizar as lacunas de aprendizagem?
A Conexia Educação, uma das maiores referências em soluções educacionais do país, tem no catálogo a Plataforma AZ. Trata-se de uma plataforma de aprendizagem completa, que proporciona uma experiência inovadora para a formação integral para alunos da Educação Infantil até o Pré-vestibular.
Entre os recursos disponíveis que podem ajudar a recuperar o aprendizado dos alunos, a Plataforma AZ oferece dashboard de performance acadêmica para acompanhar a performance por aluno e da turma e com o programa digital AZ+ – disponível para o Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) e o Ensino Médio – a equipe acadêmica pode realizar de modo mais direcionado e aprofundado, o mapeamento dos gaps de aprendizagem, estruturar a intervenção pedagógica com trilhas de conteúdos personalizadas pelo Super App AZ e oferecer ferramentas para o acompanhamento constante do progresso dos alunos, por meio de indicadores de desempenho.
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