A leitura é uma habilidade importante para o aluno desenvolver uma boa interpretação de texto. Contudo, o estudante pode se sentir desmotivado ao se deparar com longos textos, sem interatividade ou recursos que chamem à atenção.

Entretanto, com o auxílio da tecnologia é possível favorecer a leitura na sala de aula e melhorar a interpretação de texto. Essa habilidade é essencial para todas as fases educacionais, sobretudo no vestibular.

o vestibular.

Quer entender como a interpretação de texto pode estar ligada à tecnologia? Continue a leitura!

3 tecnologias para leitura e interpretação de texto

Veja alguns exemplos de tecnologias para o estímulo à leitura e interpretação de textos a seguir! 

1. Texto digitais 

Utilizar textos digitais é uma das maneiras de incentivar a leitura e interpretação de texto na sala de aula. Com esse recurso, o aluno pode treinar por meio do celular, tablet ou computador. Ou seja, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Com isso, a escola pode se beneficiar das vantagens da educação híbrida, metodologia de aprendizagem que mescla atividades online e presenciais. 

Esse instrumento educativo também é acessível, pois oferece recursos para pessoas com algum tipo de deficiência visual ou de aprendizagem que facilitam a leitura.

Vale ressaltar que os textos digitais não se restringem aos livros. Nesse sentido, a escola pode utilizar materiais como reportagens, receitas culinárias e textos de redes sociais para incentivar a interpretação de texto. O ensino-aprendizagem tende a ser mais lúdico e completo ao utilizar diversas abordagens.

Leia também: Você sabia que é possível usar a tecnologia para incentivar a leitura na escola?

2. Gamificação

A gamificação é a utilização de elementos comuns nos universos dos jogos em outras áreas, como na educação. Nesse sentido, uma ou mais características dos games é utilizada para apresentar um conteúdo acadêmico aos alunos

Devido ao engajamento gerado pelos jogos, a gamificação tem sido utilizada para potencializar o ensino-aprendizagem. Afinal, os alunos do século XXI estão sempre conectados e conhecem as linguagens dos games.

Por isso, essa abordagem pode ser usada para o incentivo à leitura e interpretação de texto. 

Os jogos exigem concentração e raciocínio lógico. Logo, ao utilizar a gamificação na sala de aula, os alunos conseguem desenvolver melhor tais habilidades, essenciais para uma boa leitura e interpretação de textos. 

Banner

3. Plataformas e ambientes digitais de aprendizagem 

Os alunos do século XXI utilizam diversos aplicativos no dia a dia e estão mais acostumados a absorver conteúdos por meio de plataformas digitais. Na pandemia, esse foi um recurso valioso para seguir a aprendizagem enquanto as escolas estavam fechadas.

Para além das plataformas digitais de aprendizagem utilizadas nas aulas à distância, a escola pode utilizar aplicativos especificamente voltados para a educação, a exemplo da Plataforma AZ

Com isso, os textos contam com recursos diversos de interação, como links externos, áudios, vídeos, entre outros que podem ajudar na interpretação de textos e melhor entendimento.

Saiba quais são as vantagens da tecnologia na sala de aula

Não acredita que utilizar a tecnologia é eficiente para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais? Reunimos abaixo algumas vantagens que podem te ajudar a mudar de opinião!

Personalização do ensino

A personalização do ensino é uma das maiores tendências educacionais. Trata-se da adaptação do ensino-aprendizagem, segundo as necessidades e potencialidades do aluno.

Por meio da personalização do ensino, a escola pode identificar quais pontos o aluno tem dificuldade para uma boa interpretação de texto. A partir disso, com auxílio da tecnologia, elas podem ser trabalhadas de maneira individualizada.

Leia também: Como a tecnologia pode auxiliar na avaliação do aprendizado?

Engajamento e interesse pelo estudo 

O professor precisa dividir a atenção na sala de aula com o celular, cheio de aplicativos mais interessantes que as aulas de leitura e interpretação de textos. Nesse sentido, em vez de retirar a tecnologia das aulas, ela pode ser uma importante aliada no ensino-aprendizagem. 

Ao utilizar recursos que falem a linguagem dos jovens, maiores são as chances de o professor despertar o interesse e o engajamento do aluno pelo estudo. Afinal, as aulas se tornam mais interativas e lúdicas, diferente do ensino engessado das abordagens tradicionais. 

Flexibilidade no ensino-aprendizagem

Quer utilizar jogos digitais, vídeos, ou outro material interativo para o desenvolvimento da  habilidade de interpretação de texto? Com a tecnologia, é possível diversificar os recursos de apoio para o ensino-aprendizagem, para além dos livros didáticos. 

Além dessa flexibilização, a tecnologia permite que o aprendizado ocorra fora da escola e do horário das aulas. Isso favorece a aplicação da sala de aula invertida, uma das principais  metodologias ativas de aprendizagem. 

Como a Conexia Educação pode auxiliar a sua escola?

Presente em mais de 30 países, a Conexia Educação é uma das maiores referências em soluções educacionais no Brasil. Ao todo, cerca de 200 mil alunos utilizam alguma das nossas ferramentas digitais. 

O objetivo da Conexia Educação é proporcionar um ensino-aprendizagem integral, com foco em habilidades socioemocionais, autonomia, protagonismo e personalização. Para isso, as soluções educacionais da Conexia têm como pilar a tecnologia.

Nesse sentido, para estimular a leitura e interpretação de textos na sala de aula, a sua escola pode contar com: 

Educacross — Plataforma de aprendizagem adaptativa para jogos digitais, voltada para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. São mais de 2 mil jogos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC);

Ubbu — Voltada para o ensino da ciência da computação para alunos de 6 a 12 anos, com foco em solução de problemas, raciocínio lógico e criatividade; 

Plataforma AZ — Conjunto de ferramentas educacionais para alunos da Educação Infantil até o pré-vestibular. Por meio da plataforma, os estudantes têm acesso a vários recursos para leitura e interpretação de texto;  

Liga das Corujinhas — Com linguagem adaptada para as crianças, a plataforma oferece recursos importantes para os alunos da Educação Infantil na fase de alfabetização, principalmente para leitura e interpretação de texto.  

Quer saber como essas tecnologias podem inovar o ensino-aprendizagem da sua escola? Entre em contato com um dos consultores educacionais da Conexia Educação.

Guia prático de como se preparar para o período de matrícula