Aplicar simulados para o Enem é uma excelente ferramenta para preparar os alunos para uma das provas mais concorridas do país. Um bom resultado na prova pode abrir portas para cursos nas melhores universidades do Brasil, além de bolsas no exterior.

Por isso, toda ajuda é bem-vinda na preparação para o Enem. Confira neste post os motivos pelos quais sua escola deve aplicar simulados para o Enem.

Por que sua escola precisa aplicar simulados para o Enem

Do gerenciamento de tempo até a preparação psicológica, vários são os benefícios para os alunos e as escolas que oferecem simulados para o Enem. Entenda melhor nos próximos tópicos. 

1. Ajudar o aluno a gerenciar o tempo

O Enem é uma prova com 90 questões em cada dia, além de uma redação. Nas provas de Linguagens, os textos e os enunciados costumam ser longos. Já nas provas de exatas, os cálculos tomam bastante tempo de prova do candidato.

Nesse sentido, aplicar simulados para o Enem é uma maneira de a escola ajudar o aluno a gerenciar o tempo gasto em cada questão. Isso é importante porque o candidato pode ficar sem tempo para finalizar a prova com calma, precisando chutar algumas das questões.

O chute não é benéfico para o candidato, afinal, devido à Teoria de Resposta ao Item (TRI), a nota final pode abaixar caso o vestibulando “chute” questões da prova. Ou seja, é melhor fazer a prova com calma

2. Avaliar a preparação do aluno para o Enem

Na preparação para o Enem e para outros vestibulares, os simulados servem para avaliar o desempenho do candidato nos temas que mais caem nas provas, tanto por parte do próprio aluno, quanto pela escola.

Com isso, a escola pode ajustar a preparação para o vestibular segundo as maiores necessidades apresentadas pela turma. Para isso, o ideal é que o simulado para o Enem seja aplicado semanalmente para que ele possibilite um acompanhamento recorrente. 

3. Revisar os conteúdos na reta final 

Na contagem regressiva para o Enem, o aluno precisa focar em revisar os conteúdos. Afinal, com poucos dias para a prova, dificilmente o candidato consegue absorver um conteúdo do zero. Contudo, como a lista de assuntos estudados ao longo do ano é vasta, falta tempo para olhar tudo novamente.

E esse é mais um ponto em que o simulado para o Enem pode ajudar. Esse tipo de atividade serve para ajudar o aluno a relembrar assuntos estudados ao longo da preparação. Com isso, ele perde menos tempo com revisão e, ainda, consegue aquecer o tema na memória.

Sem contar que alunos com bom desempenho na prova podem contribuir para o marketing educacional da escola. Ou seja: todos ganham

Leia também: Como preparar sua escola para fazer a contagem regressiva do Enem?

4. Preparar lado psicológico do aluno 

Nem só de estudos é feita a prova do Enem. Por ser o principal meio de entrada para as principais universidades do país e, até mesmo, instituições internacionais, muitos estudantes ficam tensos e ansiosos. Essa pressão pode atrapalhar o desempenho do aluno na prova, mesmo que ele tenha estudado bastante ao longo do ano.

Por isso é importante que a escola aplique simulados para o Enem. Com isso, ela pode ajudar os alunos a se preparar emocionalmente, pois ele terá visto várias e várias vezes o formato da prova, além de saber gerenciar melhor o tempo.

5. Colaborar para a personalização do ensino-aprendizagem

A personalização do ensino considera que cada aluno aprende de uma maneira diferente. Por isso, as tradicionais abordagens pedagógicas não dão conta de individualizar as necessidades e interesses do estudante, já que elas trabalham sob uma perspectiva coletiva. 

É aqui que entra a personalização do ensino, uma inovação na educação que é tendência para os próximos anos. Ao aplicar simulados para o Enem no início e no meio do semestre, a escola tem uma espécie de relatório acadêmico do aluno, com os temas nos quais a turma tem mais ou menos conhecimento. 

Ao avaliar o simulado de cada estudante, a gestão pedagógica pode pensar em estratégias para personalizar o ensino ao longo do ano letivo. Essa abordagem é boa para o aluno, assim como demonstra a preocupação da escola em oferecer um ensino-aprendizagem de e qualidade — contribuindo também para o marketing educacional. 

6. Coloca o aluno a par do modelo da prova

Para alguns alunos, o 3º ano do Ensino Médio será a primeira vez em que eles terão contato com o Enem. Por isso, eles precisam entender o formato da prova, bem como a disposição da redação, para não ter surpresas desagradáveis na hora do vestibular. 

Conhecer a prova ajuda a diminuir o nervosismo e a tensão. Ou seja, ao aplicar os simulados para o Enem a escola permite ao aluno entender como o exame funciona, e como melhor assimilar as informações a fim de ter um bom resultado. 

Leia também: Como trabalhar a habilidade socioemocional do aluno na fase do vestibular?

Veja como a Conexia Educação pode ajudar sua escola na preparação para o Enem

A Conexia Educação é uma das maiores referências em educação do Brasil. Ao todo, estamos presentes em mais de 30 países e mais de 400 escolas em todo mundo.

No catálogo de soluções educacionais da Conexia está a Plataforma AZ, plataforma de ensino voltado para a formação integral de alunos da Educação Infantil até o pré-vestibular. As escolas podem utilizar diversas funcionalidades da plataforma, no ambiente digital, para preparar alunos para o Enem.

Ao utilizar a Plataforma AZ na preparação para o Enem, as escolas podem contar com:

  • Super App AZ;
  • conteúdo multimídia;
  • Conexia Books;
  • avaliações pedagógicas (inclusive online);
  • correção de redação online;
  • caderno e simulados para o Enem;
  • vídeoaulas;
  • aulões de preparação;
  • simulados dos principais vestibulares regionais.

Com a Plataforma AZ, a preparação para o Enem da sua escola será digital, inovadora e dinâmica. Entre em contato com um dos consultores educacionais da Conexia e saiba como podemos ajudar sua instituição de ensino.

Guia prático de como se preparar para o período de matrícula