É fundamental manter o contato com pais/responsáveis e alunos durante as férias escolares, já que a escola é um ambiente dinâmico que não para suas atividades com o encerramento da última aula do ano letivo. 

Do ponto de vista dos estudantes, essa atitude é percebida como uma oportunidade para fortalecer os vínculos e garantir a retenção no próximo ano letivo. Para aqueles que ainda não estão matriculados, representa uma chance de conhecer a instituição de ensino por meio de atividades culturais.

Pode parecer simples, mas manter o envolvimento com a comunidade escolar durante as férias reforça sua posição como um elemento central na vida dos alunos e de suas famílias. Isso vai além da mera transmissão de informações sobre a volta às aulas ou promoção de atividades, representando um investimento na relação de transparência e confiança.

Mas, como fazer isso? É o que você entenderá neste post. Confira!

7 atividades para movimentar a comunidade durante as férias escolares

A ideia é proporcionar momentos de diversão e aprendizado, mantendo uma comunicação positiva e acolhedora. Além disso, é preciso passar as informações essenciais sobre o próximo ano letivo. Assim, todos estarão bem informados e preparados para voltar com energia renovada quando as aulas recomeçarem.

Cursos online durantes as férias escolares

Nada como trilhar caminhos educativos mesmo quando as salas de aula estão em pausa. Então, que tal unir férias escolares e aprendizado? Para manter a conexão e proporcionar oportunidades de aprendizado para todos, a sua instituição de ensino pode oferecer cursos online gratuitos. 

Essa é uma maneira de manter contato, mas sem demandar um grande investimento financeiro. Pensando nos estudantes do Ensino Médio e nos pais/responsáveis, confira 3 opções de cursos de curta duração que vão enriquecer o período de descanso:

Educação financeira: Descubra os segredos para uma gestão financeira pessoal eficaz, proporcionando conhecimentos essenciais para toda a família.

Comunicação positiva: Aprenda práticas de comunicação que fortalecem os laços familiares, promovendo um ambiente harmonioso em casa.

Habilidades digitais para o futuro: Para os alunos e suas famílias, exploramos ferramentas digitais essenciais, preparando-os para os desafios e oportunidades do mundo digital.

Workshops de bem-estar 

Se a escola conta com recursos financeiros e espaços disponíveis, a oferta de workshops presenciais (que duram até 8h) durante as férias escolares é uma oportunidade incrível de promover o bem-estar e saúde mental para alunos e responsáveis. Para isso, escolha temas e atividades focadas em atividades que aliviam o estresse.

Explorar práticas como meditação, alongamento e yoga é uma maneira de cultivar um ambiente de equilíbrio, não apenas para os estudantes, mas também para suas famílias. Com o cuidado com o bem-estar físico e mental, a escola proporcionará um retorno às aulas mais saudável no próximo ano letivo.

Oficinas de leitura 

Com o fim das aulas, os livros podem ser buscados como uma forma de entretenimento. Além de proporcionar entretenimento, a leitura oferece benefícios como o desenvolvimento do pensamento crítico, expansão do vocabulário e estímulo à criatividade. 

Para incentivar essa prática, sua escola pode promover oficinas de leitura como uma atividade cultural durante as férias escolares. 

Abaixo, confira 5 livros que toda criança precisa ler:

  • A Bolsa Amarela, de Lygia Bojunga;
  • O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry;
  • Amoras, de Emicida;
  • Uma Professora Muito Maluquinha, de Ziraldo;
  • Somos Todos Extraordinários, de R.J. Palácio.

Programação cultural para férias escolares

A escola pode proporcionar uma experiência enriquecedora durante as férias escolares ao criar um guia online de programação cultural. Este material pode destacar atividades gratuitas realizadas na cidade, proporcionando aos alunos, responsáveis e moradores da região uma lista de opções para aproveitar o tempo livre de maneira educativa e divertida. 

Ao incluir eventos culturais, exposições, apresentações e outras atividades acessíveis, a escola fortalece sua conexão com a comunidade e, também, contribui para o enriquecimento cultural e social de todos.

Tudo isso sem precisar de investimento financeiro — o material pode ser enviado via e-mail, por exemplo. Ah, aproveite o clima de fim de ano e acrescente atividades relacionadas ao Natal à lista, como visitar a casa do Papai Noel ou conhecer a árvore de Natal da cidade. 

Boletins informativos 

Para garantir que informações cruciais referentes ao para o próximo ano letivo não passem despercebidas, a escola precisa utilizar estratégias de comunicação. Por exemplo, o envio de boletins informativos via e-mail para alunos e responsáveis assegura que todos estejam atualizados sobre datas, documentos necessários, entre outros detalhes.

Já nas redes sociais, a instituição pode atualizar as informações para aqueles que ainda não são alunos e desejam realizar a matrícula. Essa abordagem simplifica o processo para os atuais membros da comunidade escolar e também facilita o acesso a dados essenciais.

Atividades para entreter crianças nas férias 

Nas férias escolares, as crianças ficam cheias de energia, e muitos pais e responsáveis podem enfrentar desafios para oferecer tempo de qualidade durante esse período. É nesse contexto que a escola pode promover atividades para entreter as crianças.

A escola pode aproveitar o tempo livre com: 

  • oficinas criativas: promova oficinas de arte, pintura, modelagem ou artesanato, incentivando a expressão artística e a criatividade dos alunos;
  • atividades esportivas: organize torneios, aulas de esportes ou jogos ao ar livre para estimular a atividade física e o trabalho em equipe;
  • programação científica: desenvolva atividades científicas, experimentos simples e demonstrações para despertar o interesse pela ciência;
  • aulas de música e dança: proporcione experiências musicais e aulas de dança, permitindo que as crianças explorem novas formas de expressão.

Após absorver as dicas deste post, sua escola está pronta para iniciar o planejamento de férias que irá surpreender toda a comunidade escolar. Prepare-se para proporcionar experiências envolventes, educativas e repletas de diversão. 

Fique atento, pois em 2024, o blog e as redes sociais da Conexia Educação, como o Instagram, estará repletos de conteúdos enriquecedores para aprimorar ainda mais a educação básica. Não perca as novidades e embarque conosco nessa jornada educacional!

>>> Baixe o infográfico gratuito: 7 dicas para garantir a retenção de alunos em sua escola

Guia prático de como se preparar para o período de matrícula