Com a importância cada vez maior de falar uma segunda língua (sobretudo, o inglês), é comum que, cada vez mais, pais e familiares se preocupem em saber qual é a real efetividade da educação bilíngue no desenvolvimento das crianças.

Para as escolas tradicionais, a crescente procura por esse modelo no mercado educacional gera alguns desafios. Afinal, uma escola bilíngue não é a mesma coisa de uma instituição que oferece um curso de idiomas.

Para atender a essa fatia do mercado, a implementação da educação bilíngue demanda uma série de preocupações em torno da legislação vigente para esse modelo de ensino, preparação financeira da escola, formação dos professores, grade curricular etc.

Sua escola está preparada para gerar valor com essa tendência? Caso ainda precise de informações precisas sobre como funciona a educação bilíngue, acompanhe nosso post!

O que é educação bilíngue?

Educação bilíngue, em um sentido amplo, trata de estimular o aprendizado natural e imersivo de duas línguas, sendo uma delas a língua nativa. Nas escolas bilíngues, esse modelo de ensino é colocado em prática a partir de metodologias e tecnologias que foram desenvolvidas para introduzir o aprendizado de duas línguas na grade curricular.

Esse formato parte do princípio de que, ao expor uma criança, já na primeira infância, ao contexto de uma língua estrangeira, sua compreensão e comunicação podem se desenvolver de forma simultânea ao desenvolvimento da língua nativa. Portanto, quanto mais cedo o contato com as línguas, melhor é para sua proficiência.

Quais são os benefícios da educação bilíngue?

Os ganhos com a formação bilíngue não ficam restritos à habilidade de dominar uma língua estrangeira. Com isso, há o desenvolvimento em aspectos cognitivos e sociais significativos para tornar os alunos pessoas mais dinâmicas e tolerantes.

Podemos enumerar os principais benefícios da educação bilíngue para a formação dos alunos. Confira, a seguir.

Aprendizagem lúdica e divertida

Aprender durante a infância tem uma íntima relação com o ato de brincar. Essa maneira divertida de explorar o mundo é extremamente propícia para se aprender um segundo idioma. Os alunos adquirem duas línguas simultaneamente, acostumando o cérebro a usar uma ou outra, dependendo da necessidade.

Socialização e formação cultural

Aprender inglês, ou qualquer outra segunda língua, é uma poderosa ferramenta para ampliar os horizontes e visões de mundo. Adquirir essa habilidade na infância pode ajudar a formar pessoas mais tolerantes a outras culturas e sociáveis.

Enquanto os adultos sofrem mais com desmotivação e ansiedade para desenvolver o aprendizado de uma segunda língua, as crianças, em geral, são mais livres de bloqueios. Por isso, têm uma maior capacidade de assimilação.

Preparação para um mundo globalizado

O inglês não é só uma exigência básica para oportunidades no exterior, pois muitas organizações brasileiras já colocam como pré-requisito o domínio de uma segunda língua para vagas de bolsas de estudo, estágio e emprego oferecidas dentro do país.

A necessidade de acompanhar novidades vindas de outras nações e fazer negociações com pessoas estrangeiras são características de um mundo globalizado. Cada vez mais, os pais e familiares percebem a necessidade de preparar os mais jovens para esse contexto cultural, social e econômico.

Qual é a diferença entre escola de idioma e escola bilíngue?

Uma escola de idiomas tem o foco no ensino de línguas estrangeiras, enquanto a educação bilíngue se concentra no aprendizado simultâneo de duas línguas, sendo uma delas a língua nativa.

Na abordagem da escola de idiomas, os estudantes aprendem normas gramaticais e ortográficas, além de exercitar a interpretação de textos, a compressão e a pronúncia da língua. Já na educação bilíngue, o foco não recai tanto sobre os padrões de estrutura da língua, uma vez que a ideia é incentivar o aprendizado em um contexto de uso bilíngue.

O ensino de idiomas pode fazer parte da grade curricular de uma escola tradicional, mas não costuma abordar conteúdos de outras disciplinas. Já na educação bilíngue, a interdisciplinaridade é algo fundamental para a internalização das línguas e seus usos nos mais diferentes tipos de contexto.

Como gerar valor com a educação bilíngue?

A educação bilíngue tem particularidades que não podem ser desconsideradas por gestores e educadores interessados nos benefícios que esse modelo de ensino pode trazer para a escola. Para atender às expectativas de pais e familiares com essa tendência educacional, é preciso ter atenção aos detalhes.

Sabendo disso, organizamos, logo abaixo, as principais ações que não podem ficar de fora de um planejamento para implementar a educação bilíngue no contexto escolar. Confira e anote as nossas dicas!

Tenha uma equipe preparada

A equipe pedagógica precisa estar preparada para que a escola consiga ser reconhecida como uma instituição bilíngue. Portanto, é necessário priorizar a contratação de professores e funcionários fluentes em inglês, ou em outra língua adotada pela escola.

Adote a cultura maker

A cultura maker está ligada diretamente à ideia da frase “Do It Youself (DIY)” ou, em português, Faça você mesmo. Na educação, essa abordagem é famosa por fazer os professores planejarem atividades que permitem aos alunos montar, construir e consertar, ou seja, colocar a mão na massa.

A cultura maker adota uma aprendizagem ativa, que pode ser extremamente positiva para um contexto de bilinguismo.

Adote abordagens inovadoras

Existem metodologias que contribuem para os objetivos da educação bilíngue. Por exemplo, o Project-Based Learning (PBL) ou Aprendizado Baseado em Projetos visa a integrar a prática das línguas na realidade dos alunos, a partir de trabalhos em equipe que estimulam a capacidade de resolver problemas, a cooperação e a criatividade.

Outros casos interessantes são o Content and Language Integrated Learning (CLIL) e o Language Structuring (ELT). O primeiro promove a prática das línguas ao contexto acadêmico, favorecendo habilidades como a aprendizagem autônoma e a curiosidade científica.

Já o ELT garante a elaboração de materiais focados no desenvolvimento da proficiência das línguas, com atividades que permitem aos alunos se introduzir em diversos contextos.

Conte com a ajuda da tecnologia

Você já conhece o programa bilíngue High Five? A partir do uso de metodologias ativas e conteúdos alinhados às diretrizes da BNCC, o programa da Conexia Educação é voltado para a aquisição natural do inglês pelos alunos da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental.

O High Five tem como pilares as abordagens PBL, CLIL e ELT para oferecer uma vivência diária e imersiva no inglês, trabalhando as habilidades socioemocionais que contribuem para o desenvolvimento do aluno no mundo globalizado por meio da tecnologia.

Ao estudar duas línguas desde cedo na escola, os alunos podem aprender um idioma estrangeiro com mais naturalidade do que se fossem para um curso de idiomas. Como vimos, as escolas tradicionais interessadas em implementar esse modelo contam com uma série de desafios pela frente, e a tecnologia é uma aliada desse processo.

Se gostou das dicas sobre implementação da educação bilíngue, o que acha de ajudar mais pessoas a entender esse assunto tão importante para educadores e gestores educacionais? Compartilhe nosso post nas suas redes sociais!

Guia prático de como se preparar para o período de matrícula