Rita Ladeia, professora e especialista em neurociência e educação, foi uma das palestrantes do Annual Meeting Conexia e discursou sobre a formação de bilíngues no Brasil.

Durante a palestra, Rita esclareceu os conceitos do que é ter uma educação bilíngue, como ela deve ser inserida no cotidiano de alunos e os efeitos que este tipo de ensino proporciona ao estudante. “A educação bilíngue trata-se em ensinar em línguas o que a escola deve ensinar ao ser humano; e ela precisa estar no dia a dia por meio de um discurso natural, para assim o pensamento ser melhor absorvido”, comenta.

A especialista ainda explicou cinco diferentes tipos de ensino de línguas existentes no país: institutos de idioma, escola com programa bilíngue, escola bilíngue, escola internacional e escola com programa de High School.

Além disso, Rita destacou as diferenças entre o Ensino de Língua e a Educação Bilíngue. No primeiro, o professor leciona inglês – língua estrangeira, enquanto no segundo, o professor leciona em inglês – língua adicional. No ensino de língua, o foco está apenas nas habilidades de língua, e na Educação Bilíngue, além dessas habilidades, acrescenta-se as competências socioemocionais.

“Quando o aluno aprende em duas línguas, uma acaba por ampliar diretamente o repertório da outra. A educação bilíngue é a única educação possível no Século XXI”, conclui.