A professora e doutora Maria Inês Fini participou do evento anual da Conexia; nesta edição com a palestra “BNCC – Agregando resultados para sua escola”.
Maria Inês abordou a nova BNCC – Base Nacional Comum Curricular e suas principais novidades, como: Mudança na arquitetura pedagógica do currículo; Conceito mais abrangente de aprendizagem; Mudança nas avaliações em larga escala e processual formativa; e Mudança na formação dos professores.
A especialista ressaltou aos mantenedores presentes o conceito da Arquitetura pedagógica e algumas estratégias que devem ser atualizadas e adotadas para trazer qualidade e resultados para a escola: organização em áreas e não disciplinas; uso de metodologias ativas; bilinguismo; educação integral (além de competências cognitivas também a socioemocional como responsabilidade da escola); e competências e habilidades em lugar da simples memorização.
Ela ainda destacou as principais diferenças entre avaliação em larga escala (como a realizada pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e a avaliação processual, que consiste em avaliar o aluno durante todo seu processo de aprendizagem, o que garante uma melhor construção de conhecimento de cada estudante. “A formação de professores é outro ponto importantíssimo na educação e deve estar em primeiro plano, pois é dessa ação que depende toda a possibilidade de inovação nas escolas atuais”, explica.