Em um mundo cada vez mais conectado e globalizado, a forma como as escolas preparam os alunos para o futuro deve ser feita integralmente, proporcionando uma experiência educacional que prepare os estudantes para esse mundo. Nesse novo contexto, a fluência em inglês para se relacionar em diversos contextos comunicativos e estabelecer conexões ao redor do mundo é fundamental.

Uma pessoa bilíngue é aquela que, mesmo não apresentando o mesmo nível de conhecimento em todas as habilidades — como ler, escrever, ouvir e falar —, é capaz de se comunicar em duas línguas, em diferentes contextos. O ensino de inglês já está presente em grande parte das escolas do Brasil, mas ensinar um segundo idioma não define o que é escola bilíngue.

As instituições brasileiras estão cada vez mais aderindo esse tipo de educação. Existe um certo consenso entre os envolvidos no processo educacional de que falar um segundo idioma traz inúmeras vantagens. No entanto, ainda existem muitas dúvidas a respeito do tema: o que é escola bilíngue, qual é a idade certa para começar, quais são as vantagens e como uma escola pode implantar o ensino bilíngue.

Essas perguntas são respondidas no decorrer deste artigo. Continue a leitura e confira!

Afinal, o que é escola bilíngue?

No ano de 2020, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou as Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue no Brasil (parecer CNE/CEB nº 2/2020, aprovado em 9 de julho de 2020). Essa resolução trouxe importantes definições e regulamentações para orientar todos os envolvidos na organização escolar, e também esclareceu o entendimento da concepção sobre o que é escola bilíngue.

A partir disso, o que define uma escola bilíngue é ter um currículo único, integrado e ministrado em duas línguas de instrução. O foco do ensino dessas escolas é desenvolver competências e habilidades linguísticas e acadêmicas nas duas línguas.

Ou seja, as escolas bilíngues trabalham toda a grade curricular comum nacional nas duas línguas e não deixam de ser uma instituição de ensino básico.

Sendo assim, o ensino bilíngue não se trata somente de ministrar aulas em inglês. O corpo docente da escola deve ser capaz de se comunicar com os alunos nas duas línguas, tanto na sala de aula quanto em todos os espaços de convivência da instituição. Isso vai contribuir para que os alunos tenham vivência nos dois idiomas, aumentando a experiência comunicativa.

Dessa forma, o inglês passa a ser o meio de instrução para desenvolver os diversos conteúdos, e não uma disciplina à parte. Nesse sentido, o segundo idioma é utilizado em todas as matérias, dentro de sala de aula e também nos demais espaços de sociabilização. Ser uma escola bilíngue implica ter todos os processos comunicativos e o planejamento de ensino pensados no sentido de abranger os dois idiomas.

Programa e escola bilíngue: qual é a diferença?

As escolas que adotam um programa bilíngue também acreditam que falar um segundo idioma é fundamental na preparação dos estudantes. A diferença é que no programa bilíngue, a segunda língua é utilizada para ampliar o conhecimento que os estudantes adquirem na primeira língua.

O professor de inglês da escola conduz aulas com a finalidade de promover um desenvolvimento natural e contextualizado do idioma. Em outras palavras, na instituição que opta por um programa bilíngue, não há apenas aulas de inglês como uma disciplina a parte. Algumas aulas de diversas disciplinas são ministradas no segundo idioma, aumentando a capacidade de os alunos raciocinarem no idioma em questão.

O currículo das escolas que optam por adotar um programa bilíngue tem uma carga horária estendida. Essa ampliação ocorre no desenvolvimento de projetos, que estimulam a integração de conteúdo e língua.

As duas formas de educação promovem um desenvolvimento cognitivo diferenciado, preparando as crianças para o futuro. Como os alunos ficam mais expostos ao segundo idioma, o processo para se tornar fluente em uma língua diferente da materna fica mais fácil.

Qual é a idade ideal para começar?

Não existe uma idade ideal exata para começar, já que o processo de aprendizagem do segundo idioma pode acontecer em qualquer momento da vida. Apesar disso, estudos científicos apontam que quanto mais cedo a criança tiver contato com o idioma, melhor. Isso porque, desde o nascimento, o cérebro já está apto para interagir com a linguagem.

Existem estudos que demonstraram que recém-nascidos já têm a capacidade de distinguir diferentes fonemas. Pensando nisso, há escolas bilíngues para bebês, que promovem um contato precoce com a linguagem, facilitando a aprendizagem. Quando recebem estímulos bilíngues, eles adquirem a capacidade de distinguir sons de mais de um idioma.

Muitos neurocientistas afirmam que a janela de 2 a 4 anos é um período excelente para fluência precoce devido a questões biológicas. Há evidências de que, nessa fase a criança tem um número crítico de ligações sinápticas fundamentais para o desenvolvimento da linguagem.

E no decorrer dos anos, ocorre que a criança passa a se identificar mais com a sua língua materna, o que pode tornar o período de adaptação mais demorado. Mas isso não impede que alunos de todas as idades possam se matricular em uma instituição bilíngue. Estudos apontam que, até 18 anos, a capacidade de aprendizagem para idiomas é significativamente maior.

Dessa forma, quando se trata de educação bilíngue, quanto mais cedo o estudante começar, melhor, preferencialmente, ainda na primeira infância. No entanto, independentemente da idade em que se começa, os benefícios de ter um ensino com imersão em um segundo idioma são maiores em relação a outras formas de aprendizagem.

Quais são as vantagens do ensino bilíngue?

A adoção de um ensino bilíngue envolve uma série de mudanças na escola. Esse processo demanda muito estudo e planejamento por parte dos gestores.

Apesar de ser um desafio, o ensino bilíngue proporciona diversas vantagens em relação ao tradicional. Esses benefícios se estendem para alunos, professores, gestores, famílias e mantenedores das escolas. Veja, a seguir, alguns dos principais.

Para alunos

Os alunos são muito beneficiados pelo ensino bilíngue. Em primeiro lugar, porque esse tipo de aprendizagem aumenta a visão de mundo dos jovens, que passam a ter um contato maior com culturas diferentes da sua. A educação bilíngue também otimiza as habilidades de interpretação, lógica e compreensão dos alunos.

Para professores

Os professores também são beneficiados com a adoção do ensino bilíngue. Além de atualizar seus conhecimentos, sendo preparados para uma tendência educacional que já é uma exigência do mercado de trabalho, também têm a oportunidade de proporcionar uma experiência de aprendizagem que expande a visão de mundo dos alunos.

Para gestores

Adotar a educação bilíngue é um grande diferencial para as escolas. Pessoas que falam dois idiomas têm mais oportunidades, seja no mercado de trabalho, seja optando por uma carreira acadêmica, ou ainda, em fazer um intercâmbio. Por esse motivo, os pais estão mais dispostos a escolher uma escola que proporcione para seus filhos a aprendizagem em dois idiomas.

Para famílias

Matricular seus filhos em uma escola bilíngue é uma grande vantagem para as famílias. Além da variedade de oportunidades que falar dois idiomas proporciona, as crianças que estudam nessas instituições aprendem mais sobre diferentes culturas e modos de vida, tornando-se cidadãos mais bem preparados para o século XXI.

Para mantenedores

Escolas que oferecem um ensino bilíngue são muito mais valorizadas pelos alunos, pelos pais e por toda a comunidade escolar. Além disso, a escola está demonstrando que está afinada com o que há de mais atual nas práticas de ensino no mundo, o que gera um grande impacto positivo na imagem da instituição.

Como se tornar uma escola bilíngue?

A experiência da educação bilíngue deve ter metodologias, abordagens e materiais didáticos elaborados com a finalidade de proporcionar ótimos resultados no processo de ensino. O segundo idioma não deve ser uma aprendizagem à parte, mas sim, estar integrado ao ensino de todas as disciplinas.

Nesse mesmo sentido, as salas de aula para abordagem bilíngue também precisam ser preparadas para favorecer a experiência de aprendizagem nos dois idiomas. Elas se diferem das salas de aula tradicionais. Além de favorecer os dois idiomas, o ambiente de ensino bilíngue deve ser envolvente e aconchegante para os alunos.

Além disso, os professores precisam receber treinamento adequado para compreender o que significa atuar em uma escola bilíngue. Os profissionais de educação devem ser fluentes nos dois idiomas para garantir que os conteúdos sejam passados para os alunos de forma efetiva.

Para facilitar esse processo, existem soluções educacionais, como o High Five, marca da Conexia Educação, que auxiliam as escolas que querem adotar o ensino bilíngue.

Como o High Five pode ajudar?

O High Five Bilingual School é um programa que proporciona uma vivência em inglês de maneira imersiva e diária, focado na experiência positiva de cinco protagonistas: aluno, família, professores, gestores e mantenedores. Para garantir que o programa funcione de maneira excelente, a atuação integrada e engajada entre eles é fundamental.

Tanto os conteúdos dos projetos quanto as metodologias ativas do High Five são alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As aulas utilizam o inglês como instrumento de aprendizagem, proporcionando uma experiência educativa que favorece a fluência no idioma.

Além disso, o High Five trabalha temáticas socioemocionais, contribuindo para desenvolver as habilidades do aluno do século XXI e estabelece parcerias que auxiliam gestores a inovar em suas instituições, tornando-se bilíngues de verdade!

Agora que entendeu o que é escola bilíngue, sua instituição também pode se tornar uma. Se você quer saber mais sobre como implementar o ensino bilíngue, entre contato com a nossa equipe e mande sua mensagem.