A escola sempre foi o lugar em que os alunos podem aprender muito mais do que o conteúdo programático do vestibular. Nesse ambiente de socialização, os jovens se desenvolvem dia após dia, aprendem sobre si mesmos, sobre as pessoas e sobre o mundo. A avaliação formativa surge para valorizar esse potencial transformador da escola.

Trata-se de um método capaz de tornar os alunos mais comunicativos, responsáveis e criativos, criando um ambiente dinâmico e propício para o aprendizado. A seguir, entenda mais sobre como funciona a avaliação formativa, os seus benefícios e sua aplicação.

O que é avaliação formativa?

A avaliação formativa é uma alternativa aos métodos tradicionais de avaliação escolar. A sua proposta se baseia em avaliar o aluno de forma particular, considerando as suas principais necessidades e os seus desafios no processo de ensino.

Podemos dizer que a avaliação formativa vem para dar ao aluno o papel de coautor no desenvolvimento de sua aprendizagem.

Portanto, mais do que verificar se o aluno aprendeu ou não uma matéria, a avaliação formativa tem o objetivo de permitir que o professor detecte pontos fracos e pontos fortes dele. Assim, é possível ter dados suficientes para criar um plano de ação que responda às características individuais das turmas.

Ao participar de uma avaliação formativa, o aluno tem a oportunidade de perceber seus erros e acertos, além de transformar suas práticas, sem negligenciar os desafios que foram vencidos com sucesso. Ou seja, outra característica fundamental da avaliação formativa é a autoavaliação. 

Da mesma forma que os alunos precisam relatar ao professor o que tem funcionado e o que não está dando tão certo na rotina de ensino e aprendizado, os professores devem sempre dar feedbacks atualizados para os alunos sobre suas evoluções.

Quais sãos os benefícios da avaliação formativa?

Podemos numerar quais são as principais vantagens da avaliação formativa tanto para os professores, quanto para alunos e seus familiares. Confira, a seguir.

Relação entre professor e aluno

Um dos sinais de que a avaliação formativa está dando certo é quando as partes envolvidas no processo de ensino e aprendizado estão engajadas. Afinal, a ideia de que o professor só ensina e aluno só aprende é arcaica. Por isso, uma relação saudável entre as duas partes se baseia no diálogo e na sinceridade.

Os alunos se sentem mais à vontade para aprender e ensinar, enquanto os professores não precisam perder tempo com métodos de ensino já saturados. Na avaliação formativa, o aluno é enxergado como um agente de ação, e não alguém passivo, o que pode ajudar a evitar a desmotivação e a falta de concentração em sala de aula.

Incentivo ao protagonismo dos alunos

O protagonismo do aluno parte da ideia de que o ensino não pode ser explicado pela dinâmica de que o professor detém todo o conhecimento e, na sala de aula, sua única tarefa é transmiti-lo para os alunos.

As novas metodologias, como a avaliação formativa, surgem para demonstrar que a aprendizagem, na verdade, torna-se mais efetivo quando é entendido como uma via de mão dupla: todos têm o que a ensinar e o que a aprender.

Habilidades socioemocionais

A escola que aplica a avaliação formativa permite que o aluno desenvolva habilidades socioemocionais enquanto aprende os assuntos em sala de aula.

Ao aplicar atividades que incentivam os jovens a buscarem soluções para problemas, fazerem perguntas e interagirem entre si e com os professores, a escola acaba estimulando a curiosidade científica, o pensamento crítico, a liberdade de expressão, a responsabilidade e a aprendizagem autônoma.

Como é aplicada?

A avaliação formativa exige um conjunto amplo e diversificado de métodos avaliativos para medir de forma individual a performance do estudante no seu processo de aprendizagem, como as metodologias ativas e a gamificação.

Em todos os casos, os professores precisam criar uma sequência que envolve a exposição dos objetivos com a avaliação, a definição de critérios (o que será avaliado?) e a dupla reflexão (o aluno faz a autoreflexão e, posteriormente, é a vez do professor avaliá-lo).

Qual é o papel do professor na avaliação formativa?

Nos métodos tradicionais de ensino, o professor é uma espécie de transmissor de informações e avaliador quantitativo dos alunos. Durante as aulas expositivas, tradicionalmente, o profissional dita o assunto e os alunos aprendem (quando não decoram).

Ao final do semestre, há uma prova para avaliar se os alunos aprenderam (ou decoraram) os assuntos.

Já na avaliação formativa, o professor desempenha um papel transformador na rotina dos alunos, sendo mais um guia na jornada do conhecimento que um transmissor de informações ou avaliador. Em outras palavras, o professor é quem orienta o aluno, estimula seu engajamento em discussões e o deixa à vontade para se expressar em sala de aula.

O profissional deve planejar as atividades da avaliação formativa considerando a participação ativa dos alunos, dar feedbacks construtivos a cada um deles e prepará-los para a autoavaliação. Por fim, também é função do professor na avaliação formativa criar uma ponte entre o desempenho dos alunos, os gestores e as famílias.

Quais são os tipos de avaliação formativa?

A seguir, confira os principais tipos de avaliação formativa.

Autoavaliação

A autoavaliação é parte integrante da avaliação formativa. É essa parte do processo que faz do método diferente dos tradicionais. No entanto, aqui, não se trata de deixar o aluno dar a própria nota ou fazer algo totalmente genérico.

A avaliação dos professores pode oferecer parâmetros para que os alunos avaliem questões relacionadas ao cumprimento das normas de uma atividade, por exemplo. Com as duas avaliações (a do professor e a do aluno), o profissional tem mais informações para traçar um plano de ação.

Seminário

O seminário é uma importante metodologia ativa, que permite ao aluno se engajar diretamente na atividade proposta pelo professor, além de abraçar a posição de quem compartilha o conhecimento com os demais.

Nesse tipo de avaliação, uma abordagem interessante que os professores colocam em prática é fazer um círculo na sala de aula e dar feedbacks sobre a participação dos grupos e dos alunos entre todos os participantes. Isso também pode ser feito na educação remota, quando são propostos os seminários.

Trabalho em grupo

Um trabalho em grupo fomenta a curiosidade e protagonismo dos alunos. Por isso, esse é um dos principais tipos de avaliação formativa. Inclusive, os professores podem aplicar o Team-Based Learning ou Aprendizado por Equipe.

Os alunos em grupo acabam aprendendo a lidar com opiniões distintas e chegar em consensos sobre situações-problemas. Mesmo que não haja conformidade em tudo, o importante é que o trabalho em grupo permita o exercício da diversidade. 

A adoção da avaliação formativa envolve mudanças estruturais na maneira como a aprendizagem é planejada e desenvolvida na escola. Como vimos, a necessidade de ressaltar o protagonismo dos alunos depende, por exemplo, das formas de avaliação, das atividades propostas, da abordagem dos professores e da comunicação com a família.

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