As tecnologias digitais na educação transformam as metodologias de aprendizagem, proporcionando benefícios importantes para alunos e professores. Trata-se de inovações que impulsionam o desempenho, levando a ótimos resultados.

Embora o formato de aprendizagem tradicional seja eficiente, a tecnologia tem um papel imprescindível para facilitar o aprendizado — uma forma de tornar o processo mais intuitivo, independentemente do nível e faixa etária dos estudantes.

Afinal, por que adotar a tecnologia na jornada de aprendizagem? Se você também tem essa dúvida, vamos ajudar a esclarecer o assunto. Neste post, confira 7 razões para investir na tecnologia digital na educação e modernizar a sua instituição!

Importância da tecnologia para as escolas

A tecnologia já é uma realidade presente em todos os segmentos, sejam profissionais ou pessoais, e na educação não é diferente. Assim, buscar formas mais tecnológicas, inovadoras e que sejam compatíveis com a realidade das gerações atuais é uma necessidade urgente.

Nesse contexto, o avanço da tecnologia tem influência em praticamente todas as atividades profissionais atuais e futuras. Por isso, o uso de tecnologias digitais na educação é determinante para a formação dos alunos, que se desenvolvem habituados à transformação digital.

Para acompanhar a transformação na educação, as escolas precisam modernizar o ensino, até mesmo para formar alunos mais preparados para os desafios da nova geração. Por isso, o uso da tecnologia digital é importantíssimo para as escolas que desejam proporcionar qualidade e uma experiência agradável e intuitiva.

Presença da tecnologia nas atividades escolares

Não são apenas os alunos que se beneficiam com as soluções tecnológicas para o mercado educacional. As ferramentas abrangem as instituições como um todo. Veja, logo abaixo, mais sobre como a tecnologia se faz presente em cada área de uma escola.

Gestão

Os responsáveis pela gestão da escola são um dos grandes beneficiados com integração de tecnologia. Com uma rotina repleta de responsabilidades e decisões, os gestores precisam trabalhar de forma eficaz.

Nesse sentido, a tecnologia se torna uma poderosa aliada. É possível automatizar os processos burocráticos, reduzir a quantidade de erros humanos e garantir melhores resultados para os planejamentos.

Com a ajuda de soluções de automação e análise de dados, a escola consegue obter informações precisas sobre seu próprio funcionamento, o que permite a criação de estratégias para dar mais agilidade à administração, melhorar a comunicação com familiares dos alunos e otimizar as responsabilidades dos professores.

Professores

A implementação de novas tecnologias na educação pode dar origem a várias vantagens para os professores, como possibilitar que metodologias de ensino sejam atualizadas ou novas metodologias possam ser usadas. Os novos métodos podem fazer sucesso, afinal, muitos alunos já convivem com as ferramentas digitais fora da sala de aula.

No lugar de métodos tradicionais saturados, os professores podem explorar e trazer novas propostas. Isso pode tornar as aulas ainda mais atrativas para os alunos. Além disso, os professores são liberados de tarefas mais operacionais envolvidas na gestão escolar e, dessa maneira, podem dedicar todo o foco para estratégias pedagógicas.

Entre os benefícios para os educadores, também está a geração de dados relevantes para a otimização da intervenção pedagógica e identificação das necessidades de cada aluno ou da turma como um todo.

Aluno

Já é comum ver crianças totalmente à vontade com o uso de ferramentas digitais dentro e fora da sala de aula. Unindo soluções tecnológicas e a educação, é possível atender as gerações já adaptadas ao contexto dos nativos digitais.

A escola demonstra para as famílias que está comprometida com a modernidade do ensino, e o aprendizado se torna muito mais prazeroso para os alunos. Além disso, por meio da tecnologia é possível personalizar a aprendizagem, de acordo com as necessidades e anseios de cada estudante.

Contudo, levar as tecnologias para a sala de aula sem a devida integração com o processo educacional pode gerar desinteresse. Por isso, é importante entender como o protagonismo e o engajamento proporcionado pelas novas soluções se adaptam a cada contexto de ensino-aprendizado.

7 razões para adotar a tecnologia digital na educação

Quando se trata da educação, independentemente do nível, garantir metodologias inteligentes é indispensável. Sobretudo, para elevar o desempenho, garantir acesso a materiais importantes e manter a atenção e o interesse dos alunos.

Assim, a tecnologia contribui com ferramentas imprescindíveis para tornar a aprendizagem algo mais completo, dinâmico e interessante. Ou seja, é um requisito que está cada vez mais comum nas escolas brasileiras e internacionais.

Veja 5 motivos para investir na tecnologia digital na educação em sua instituição!

1. Aproxima alunos e professores

O relacionamento entre alunos e professores, muitas vezes, é complexo, justamente pela resistência de certos alunos em entender as metodologias dos professores. Portanto, esse é um fator que compromete o desempenho de forma significativa.

Nesse sentido, o uso de tecnologias digitais na educação é essencial para aproximar professores e alunos, melhorando o relacionamento e o aprendizado. Isso acontece devido ao professor usar meios e plataformas tecnológicas que são conhecidas pelos alunos, o que favorece resultados satisfatórios.

2. Desperta a curiosidade

A tecnologia é um assunto que desperta a atenção do público de todas as idades. Quando aplicada à educação, consegue despertar a curiosidade dos alunos para aprender de uma maneira mais agradável e inteligente.

3. Melhora a qualidade da aprendizagem

As metodologias de aprendizagem, quando contam com processos tecnológicos, são mais eficientes e apresentam novas perspectivas em relação ao ensino tradicional. Sendo assim, é possível melhorar a qualidade em todos os aspectos, como:

  • facilidade de acesso a materiais extras;
  • maior flexibilidade;
  • comunicação efetiva;
  • abordagem completa e bem embasada sobre os assuntos;
  • acesso a conteúdos relevantes sobre as matérias;
  • maior facilidade para pesquisas.

Além disso, os alunos podem usar diversas ferramentas para atender aos objetivos estabelecidos pelos professores. Tudo com facilidade de acesso, custo baixo ou zero e alto nível de qualidade.

4. Aumenta o engajamento dos alunos

Ciente de que a geração atual é extremamente ligada a tecnologia e conectividade, permanecendo atualizada sobre tudo que acontece no mundo e com acesso contínuo à internet, usar recursos tecnológicos na educação é fundamental para engajar os alunos.

Em outras palavras, a tecnologia é capaz de contribuir para despertar o interesse e manter a atenção dos alunos, facilitando todo o processo de aprendizagem. Além de evitar notas baixas e a desistência em participar das aulas.

5. Diferencial competitivo para a escola

Toda instituição de ensino que investe na inovação e implementa metodologias tecnológicas na educação tem maiores possibilidades de se destacar no mercado. Como a tecnologia é praticamente um requisito básico e facilita a rotina de qualquer estudante, é um fator que sempre pesa na escolha de onde estudar.

Sendo assim, contar com recursos tecnológicas na escola é um grande diferencial competitivo e contribui para atrair os alunos. Portanto, trata-se de um fator capaz de influenciar diretamente os resultados, sejam financeiros ou na qualidade da aprendizagem.

6. Personalização da jornada de aprendizagem

O maior motivo para adotar a tecnologia na educação é a possiblidade de personalizar a jornada do estudante de acordo com as necessidades pessoais e acadêmicas. Sendo assim, o professor pode acompanhar de forma individualizada, com acesso a dados para a melhor intervenção pedagógica.

Além disso, permite que os educadores desenvolvam as aptidões dos estudantes com maior eficácia, contribuindo significativamente para o sucesso. Um fator decisivo para a vida pessoal e profissional dos alunos, pois eleva de forma satisfatória a autonomia e engajamento.

7. Feedback imediato

As lições de casa são muito importantes para o aprendizado dos assuntos vistos em sala de aula, e um bom jeito de melhorar essa parte integrante da aprendizagem escolar é tornando a correção e o feedback mais ágeis. As lições podem ser feitas a partir de games ou outras atividades práticas que permitam explorar as teorias aprendidas no ambiente digital.

Em muitos casos, a correção pode ser feita automática, e os professores têm acesso aos resultados da atividade para, inclusive, auxiliar no acompanhamento e feedback dos alunos. Também existem plataformas que, a partir do resultado das turmas, indicam o ritmo de aprendizagem dos alunos e os pontos que podem ser melhorados.

Principais tecnologias usadas da educação

Atualmente, diversos recursos digitais são desenvolvidos especificamente para a área da educação. O principal objetivo é melhorar todo o setor educacional, tornando-o mais didático, integrado e eficiente.

É um reflexo da modernidade, que chegou para aprimorar a experiência na educação, facilitando o acesso a materiais e dados relevantes, que antes eram complexos e exigiam muito esforço por parte de professores e alunos.

Veja algumas das principais tecnologias usadas na educação atual!

Plataformas de aulas ao vivo

Os ambientes virtuais são comuns atualmente e facilitam o aprendizado completo, além de se encaixar em qualquer rotina. São essências para a aprendizagem remota e proporcionam uma experiência completa para o aluno, como as plataformas para aulas híbridas ou ao vivo.

Plataformas digitais

Outro recurso indispensável para uma aprendizagem de qualidade são as plataformas digitais. É um ecossistema de aprendizado que permite ao aluno a possibilidade de acesso a conteúdos exclusivos e aulas personalizadas, com flexibilidade e ferramentas intuitivas para aprimorar o desenvolvimento estudantil.

Essas plataformas também podem ganhar o nome de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVV) e são extremamente úteis para escolas que aplicam metodologias ágeis.

Objetos digitais de aprendizagem

Os objetos digitais de aprendizagem estão cada vez mais comuns das salas de aulas presenciais ou a distância. Trata-se de jogos, simulações, videoaulas, animações e outras ferramentas que auxiliam a prática pedagógica, facilitando o processo de aprendizado e a experiência dos alunos nas matérias.

Biblioteca digital

Um sistema integrado de bibliotecas garante que a escola tenha um acervo completo tanto para alunos quanto professores. É uma forma de tornar ainda mais disponível conhecimentos advindos de revistas, livros, artigos etc.

Ferramentas de gestão

A gestão de uma escola é coberta de responsabilidades que podem ser mais bem gerenciadas e integradas com um software específico para essa tarefa. Uma ferramenta de gestão educacional centraliza o gerenciamento dos departamentos de uma escola, além de liberar os funcionários de papeladas e burocracias.

Como você pôde perceber neste artigo, as tecnologias digitais na educação se tornaram indispensáveis para aperfeiçoar o aprendizado e garantir a qualidade do ensino. Além de formar alunos mais competentes, promove o engajamento e contribui para a excelência da escola, se tornando uma referência no segmento.

Gostou do post? Então, não perca tempo e siga a Conexia Educação nas redes sociais para acompanhar mais dicas sobre educação e gestão escolar. Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube. Até a próxima!