O fim do ano letivo traz consigo um desafio importante para as instituições de ensino: a campanha de matrículas 2024. Com um mercado tão competitivo, será que a sua escola está preparada para atrair e reter os seus alunos?
Para ajudar os gestores escolares no planejamento de uma campanha de sucesso, a Conexia Educação reuniu dicas importantes neste artigo.
Como fazer uma campanha escolar de sucesso: dicas para 2024
Referência em soluções educacionais para a Educação Básica, a Conexia separou dicas importantes para a gestão escolar da sua instituição.
Tenha um cronograma estruturado
Ter um cronograma organizado é fundamental para o sucesso da campanha de matrículas 2024. Isso ajuda a garantir que todas as etapas necessárias sejam executadas de maneira eficiente, maximizando a eficácia da campanha e, claro, melhorando a comunicação com os pais e responsáveis dos alunos.
O que colocar no cronograma da campanha de matrículas 2024?
- definição de objetivos: defina o objetivo geral da campanha, como aumentar o número de matrículas em X%. Isso servirá como um guia para todo o planejamento da campanha;
- definição de prazos: estabeleça datas de início e término da campanha, bem como prazos intermediários para atividades com várias etapas;
- pesquisa de mercado: na época de matrículas, assim como ao longo do ano letivo, busque entender o seu público-alvo, identificando as suas necessidades e preferências. Por exemplo, eles buscam atividades no contraturno escolar?
- produção dos materiais de marketing digital e offline: planeje quando os materiais de marketing, como folhetos, anúncios online, conteúdos para redes sociais e outdoor serão produzidos e distribuídos;
- eventos e atividades na escola: caso a gestão escolar planeje realizar eventos como dias de portas abertas e workshops, inclua datas e detalhes sobre sua execução;
- ajustes e otimizações: deixe espaço no cronograma para fazer ajustes na campanha de matrícula 2024, conforme necessário, com base nos resultados obtidos;
- follow-up: planeje atividades de acompanhamento após o término da campanha para converter leads em matrículas efetivas, no caso de alunos que ainda não fecharam com a escola.
Defina o orçamento para a campanha
Outro ponto importante para a campanha de matrículas 2024 é a definição do orçamento. Afinal, a gestão escolar terá que fazer investimentos para ter retorno posteriormente — nesse caso, com o aumento do número de alunos. É importante que esse processo seja realizado sem comprometer a saúde financeira da instituição para o ano letivo.
Por exemplo, uma campanha de sucesso exige investimento em estratégias de marketing, como publicidade online, impressão de materiais promocionais, anúncios pagos, entre outras ações. Custos para a organização de eventos, para atrair potenciais alunos, também são essenciais e devem estar no orçamento.
Já em aspectos físicos, o orçamento financeiro da escola precisa de gastos associados a melhorias na infraestrutura da escola, como reformas das salas de aula, aquisição de equipamentos educacionais ou tecnológicos e outras necessidades que possam surgir para acomodar novos alunos no próximo ano letivo.
A escola pode aumentar o valor da mensalidade escolar em 2024, caso o planejamento financeiro não dê conta das ações da campanha ou do funcionamento das atividades. No entanto, esse processo precisa ser conduzido com cautela, pois segundo a lei da mensalidade escolar (Lei n.° 9.870) o reajuste é apenas anual.
Invista em marketing digital
Com a quantidade de escolas abertas na sua região, por quais motivos um aluno optaria pela sua instituição, e não por outra unidade de ensino concorrente? Nesse sentido, é preciso apresentar os diferenciais da sua escola para o público-alvo, considerando seus interesses e a abrangência geográfica — essas são apenas algumas das ações possíveis no marketing educacional.
Com uma boa estratégia de marketing digital, é possível criar anúncios online direcionados para o seu público-alvo nas redes sociais e mecanismos de busca. Isso aumentará a visibilidade da escola e alcançará potenciais alunos de maneira eficaz. Há também outras ferramentas assertivas para uma campanha de matrícula 2024 de sucesso:
- otimização de site;
- e-mail marketing;
- estratégias de SEO;
- Google Meu Negócio;
- produção de conteúdo estratégico e de valor;
- coleta e análise de dados para marketing digital;
- automação de marketing.
Realize eventos presenciais
Os eventos presenciais proporcionam uma oportunidade única para estabelecer uma conexão com pais, responsáveis e estudantes em potencial. O contato próximo, sem ser por telas, permite que eles conheçam sua equipe, os professores e as instalações físicas, o que pode criar uma impressão positiva, principalmente na Educação Infantil.
Por isso, a gestão escolar precisa organizar eventos onde as famílias possam participar de atividades, conversar com professores e diretores, e conhecer os espaços da escola, para entender de que maneira a unidade de ensino está se adaptando às necessidades das famílias.
Toda a equipe deve se certificar que, durante os eventos presenciais, os pais e alunos tenham a oportunidade de fazer perguntas e receber respostas imediatas sobre o Projeto Político Pedagógico, programas extracurriculares, atividades esportivas, entre outros atrativos. Isso ajuda a dissipar preocupações e a fornecer informações mais detalhadas.
Além disso, quanto mais pessoas conhecerem sua escola, maiores são as chances de uma divulgação “boca a boca” dos visitantes.
Utilize a tecnologia
A tecnologia é um dos pilares mais importantes para uma campanha de matrículas 2024 assertiva. Afinal, em plena era digital, as inovações são essenciais no processo educacional, podendo ser aplicadas em:
- chatbots e assistência virtual em seu site, para responder automaticamente a perguntas comuns e fornecer suporte instantâneo aos visitantes;
- CRM (Customer Relationship Management) para rastrear leads, automatizar comunicações e personalizar o acompanhamento com pais e alunos em potencial na campanha de matrículas 2024;
- ferramentas de análise de dados para monitorar o desempenho da sua campanha, rastrear o engajamento online e identificar áreas que precisam de melhorias.
Conte com a Conexia na campanha de matrículas 2024 da sua escola!
A Conexia Educação, uma empresa do Grupo SEB, entende que a campanha de matrículas é um período crucial para as unidades de ensino. Por isso, disponibiliza todo o suporte necessário para que os parceiros tenham resultados satisfatórios. São peças de marketing e capacitações que auxiliam a gestão escolar na criação de estratégias assertivas.
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