O corpo docente da sua escola já começou a revisão de conteúdos para o Enem dos seus alunos? Esse é um dos principais passos rumo à aprovação, já que revisar ajuda na consolidação dos assuntos estudados ao longo da preparação.

O vestibular é um momento importante na vida de qualquer estudante que deseja ingressar no Ensino Superior. Com a pressão e a concorrência acirrada, uma boa preparação é essencial — e uma estratégia eficaz para as escolas ajudarem seus alunos nessa jornada é oferecer revisões para o Enem.

No entanto, esse processo deve ser feito de maneira planejada e estratégica, já que o tempo disponível para a revisão é curto. Quer saber como montar um bom cronograma para o Enem? Continue a leitura! 

Revisão para o Enem: por que a sua escola precisa fazer?

Se os professores da sua escola ainda não revisam os conteúdos do Enem na reta final de preparação, esses motivos podem te convencer a inserir essa atividade no conteúdo programático dos alunos. 

Reduz a tensão entre os alunos 

O vestibular é uma fonte significativa de estresse para os alunos, especialmente se eles não se sentem preparados quanto aos conteúdos do Enem. Ao oferecer revisões, a escola pode ajudar a reduzir esse estresse e aumentar a confiança dos estudantes.

Ajuda na preparação do aluno

O Enem é um dos exames mais importantes para os estudantes que desejam ingressar no Ensino Superior brasileiro por meio de uma universidade pública ou bolsa de estudos em instituições particulares. 

Assim, oferecer revisões de conteúdo ajuda os alunos a se prepararem de forma assertiva para o exame, no qual a concorrência é alta. 

Melhora os índices de aprovação da escola 

O desempenho dos alunos no Enem reflete na reputação da escola. Afinal, estampar os nomes dos aprovados nas campanhas de matrículas é uma boa estratégia de marketing educacional. 

Nesse sentido, ajudar os estudantes a obterem bons resultados melhora a sua imagem no mercado. 

Foca no conteúdo programático do Enem

O Enem possui um currículo específico e uma abordagem diferente de avaliação em comparação aos outros exames. 

As revisões de conteúdo podem ajudar os alunos a se concentrarem nos tópicos e habilidades mais relevantes, garantindo que estejam bem preparados para as questões e para a redação. 

Como a escola pode organizar a revisão de conteúdos para o Enem?

A seguir, veja dicas para ajudar a sua instituição na revisão para o Enem. 

Ajude na elaboração do cronograma 

A equipe pedagógica, junto ao corpo docente, pode começar com a criação de um cronograma de conteúdos para o Enem, que inclua todas as disciplinas que serão avaliadas e os temas que mais caem. 

Com esse planejamento, é possível separar o conteúdo de revisão segundo o tempo disponível, em semanas ou meses, com um conjunto de tópicos a serem estudados em cada período. 

Esses cronogramas também podem ser montados por área de interesse, desde que sejam realistas e flexíveis, conforme a rotina do estudante.  

Separe os tópicos relevantes

A revisão não é o momento de ensinar novos assuntos, mas sim de rever os conteúdos do Enem até então. Assim, para cada disciplina, identifique os tópicos mais abordados na prova. Essa informação pode ser encontrada por meio da análise das edições anteriores e no edital da prova.

Incentive o aprendizado ativo

Incentive os seus alunos a adotarem abordagens de aprendizado ativo, como fazer resumos, ensinar o conteúdo revisado a outras pessoas ou explicar os conceitos em voz alta. Essas técnicas fortalecem a compreensão e a retenção de informações a longo prazo, além de tornar o estudo mais prazeroso e divertido. 

Utilize simulados e questões práticas

Incentive a revisão dos conteúdos do Enem através da resolução de questões de provas passadas e da realização de simulados práticos. Isso não apenas ajuda a familiarizar os estudantes com o formato da prova, mas também a identificar áreas de melhoria e a consolidar os assuntos. 

Além disso, as simulações revelam as áreas onde os alunos têm mais dificuldade. Isso permite que eles concentrem seus esforços de estudo em tópicos específicos que precisam de mais atenção.

Simule o ambiente real do Enem

A pressão e o estresse durante a prova podem afetar o desempenho. Ao simular o ambiente real do Enem, os alunos podem experimentar essa pressão de forma controlada, o que os prepara psicologicamente e os ajuda a lidar melhor com a tensão no dia.

Ajuste o cronograma

À medida que o aluno avançar nos assuntos propostos pela equipe docente, pode ser necessário ajustar o cronograma de revisão de conteúdos do Enem com base no progresso dele e nas áreas que exigem mais atenção. Por isso, o guia de estudos precisa ser elaborado de maneira que possa ser flexibilizado. 

Incentive o autocuidado 

O autocuidado, que inclui práticas como meditação, ioga e exercícios físicos, pode ajudar a reduzir os níveis de estresse na preparação para o Enem. Isso é crucial, pois altos níveis de tensão podem afetar o desempenho cognitivo e a capacidade de concentração.

Conteúdos que mais caem no Enem

Ciências Humanas

HistóriaGeografia Sociologia Filosofia 
Expansão Marítimo-ComercialDivisão Internacional do Trabalho (DIT)Diversidade CulturalFilosofia Moderna: René Descartes, David Hume, Immanuel Kant
Reforma ProtestantePaisagem e LugarO Trabalhador e sua Relação com o Trabalho na AtualidadeFilosofia no Século XX: Jean-Paul Sartre e Michel Foucault
Revolução IndustrialGlobalizaçãoMovimentos SociaisÉtica e Tomismo

Ciências da Natureza

BiologiaQuímica Física 
Respiração CelularCálculo do Calor das ReaçõesCalor e Potência Térmica
Diversidade e Fisiologia Vegetal Separação de Misturas  Gases
Genética e Biotecnologia Tratamento de ÁguasLançamentos: Vertical e Oblíquo

Matemática 

Razões e ProporçõesRepresentações GráficasRegra de Três

Linguagens 

Língua Portuguesa – Gramática Literatura Inglês 
Funções da LinguagemTipologia dos gêneros textuais literáriosInterpretação de cartoons
IntertextualidadeGênero LíricoInterpretação de Letra de Música
Variação Regional e GíriasPré-ModernismoModal Verbs

Prepare seus alunos com a Plataforma AZ

A Plataforma AZ, solução educacional da Conexia Educação, é líder em notas 1.000 na redação do Enem e referência em aprovação no vestibular. Para auxiliar nessa reta final, os professores têm à disposição uma série de ferramentas que auxiliam na preparação, como: 

  • caderno e Simulados Enem;
  • mais de 52 mil videoaulas e 240 mil questões;
  • simulados dos principais vestibulares regionais.

A Plataforma AZ também oferece conteúdos gratuitos para os alunos, dos quais as escolas podem utilizá-los para auxiliar na preparação para os maiores vestibulares do País. Acesse e conheça o Projeto Aprovação.

>>> Prepare os alunos da sua escola com o AZ! Acesse o site e conheça os diferenciais para a sua escola.

Guia prático de como se preparar para o período de matrícula