Em um cenário educacional altamente competitivo, os gestores escolares enfrentam um desafio duplo: aumentar o faturamento da escola enquanto mantêm ou melhoram a qualidade do ensino. Este é um dilema de muitas instituições, que buscam equilibrar as finanças com o compromisso de proporcionar uma educação inovadora.

Aumentar o faturamento é essencial para garantir a sustentabilidade financeira da escola, permitindo a melhoria da infraestrutura, a capacitação de professores e a expansão de atividades educacionais. No entanto, esse objetivo não deve comprometer a principal missão de toda escola, que é oferecer um ensino de qualidade.

Neste contexto desafiador, reunimos uma série de estratégias relacionadas ao ensino, gestão e marketing que podem aprimorar a sua campanha de matrículas e contribuir para o aumento do faturamento da escola. Confira! 

Aposte em um ensino de qualidade para aumentar o faturamento da escola 

Com mais de 178 mil escolas em todo o País, oferecer um ensino de qualidade e inovador é um dos fatores essenciais para aumentar o faturamento da escola. Uma educação de qualidade ganha a confiança dos estudantes e dos seus responsáveis que, por sua vez, solidifica a reputação e a credibilidade no mercado educacional. 

Personalização para melhorar a aprendizagem

Investir em novas tecnologias para promover uma aprendizagem personalizada pode ser atraente para os pais e responsáveis, além de contribuir para o aumento da performance dos estudantes. Ajustar a jornada de estudos, de acordo com o desempenho individual dos estudantes, garante que eles atinjam o seu potencial máximo.

Aprendizagem multidisciplinar 

Desenvolva programas que integrem várias disciplinas, permitindo que os alunos explorem conexões entre diferentes áreas de conhecimento. Assim, é possível enriquecer a experiência de aprendizado e atrair famílias em busca de uma educação integral e inovadora

Ensino híbrido e E-learning

Sua instituição utiliza a tecnologia como uma forma de aumentar o faturamento anual? 

Nesse sentido, existem diversas ferramentas inovadoras que podem ser aplicadas para aprimorar a educação, como:

  • Realidade aumentada;
  • Plataformas digitais de aprendizagem;
  • Gamificação;
  • Inteligência artificial.

Outra opção que pode atrair as famílias é a implementação de modalidades flexíveis de ensino, como videoaulas gravadas. Isso permite aos alunos adaptarem a educação no formato e horário melhor adequado às suas necessidades.

Programas de tutoria personalizada

Crie programas de tutoria individualizada aos estudantes que precisam de suporte extra para melhorar os resultados acadêmicos. Esse diferencial também pode atrair jovens em busca de uma educação personalizada. 

Promoção de habilidades do século 21

Integre habilidades do século 21, como pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação e colaboração, em todo o currículo educacional — o que pode ser feito por meio da educação socioemocional, por exemplo.

Essa inovação preparará os alunos para o mundo real, elevará as chances de atrair mais famílias e, consequentemente, aumentará o faturamento da escola. 

Gestão escolar: o que fazer para aumentar o faturamento?

Assim como a gestão pedagógica, a gestão escolar desempenha um papel importante na implementação de ações para aumentar o faturamento da escola. Essas estratégias são fundamentais para garantir a sustentabilidade financeira e, consequentemente, a qualidade dos serviços oferecidos. Confira! 

Diversificação de fontes de receita

Como a diversificação das fontes de receita é crucial na gestão financeira de uma instituição de ensino, é recomendado reunir a equipe escolar a fim de identificar oportunidades que possam gerar novas fontes de renda. 

Desde cursos extras até aluguel de espaços como auditórios e laboratórios, o importante é entender quais oportunidades trazem novas rendas enquanto fortalecem a relação com a comunidade educacional.

Planejamento orçamentário 

Desenvolva um orçamento eficiente que inclua um planejamento detalhado de despesas e receitas, identificando também áreas para possíveis cortes de custos — sem comprometer a qualidade do ensino e demais serviços. 

Captação de alunos no ano letivo 

Implemente programas de indicação que oferecem descontos ou benefícios às famílias que recomendam a sua instituição educacional para amigos e familiares.

Participar de eventos educacionais, feiras locais e eventos comunitários também podem ajudar a promover a instituição e captar novos alunos.

Gestão e tecnologia

Utilize sistemas de gestão financeira e software de controle de gastos para monitorar de perto as despesas. Isso permitirá identificar áreas de ineficiência e tomar medidas para economizar ou, até mesmo, aumentar o faturamento da escola.

Estratégias de preço

Outra opção é analisar sua estratégia de preços. Considere oferecer descontos para pagamentos antecipados, planos de pagamento flexíveis e programas de incentivo para alunos que indicam novos estudantes. Essas ações ajudam a alavancar a imagem da instituição no mercado e fechar novas matrículas. 

Investimento em marketing estratégico

Investir em mídias sociais e conteúdo educacional de qualidade são algumas estratégias de marketing educacional que ajudam a mostrar o valor da sua escola e podem ajudar a atrair mais alunos. 

Mas não se esqueça de acompanhar o retorno sobre o investimento (ROI) de suas campanhas para ajustar os gastos conforme necessário.

>>> Baixe o e-book gratuito: 7 dicas para garantir a retenção de alunos em sua escola

Eleve a qualidade do ensino e aumente o faturamento da sua escola em 2024 

A busca pela excelência educacional e pelo aumento do faturamento é um desafio que requer uma abordagem inovadora e estratégica. É aqui que a Conexia Educação, uma empresa do Grupo SEB, se destaca como uma solução abrangente e eficaz para gestores que desejam elevar a qualidade do ensino e atrair mais alunos em 2024. 

A Conexia Educação reconhece que cada aluno é único e possui necessidades individualizadas. Por isso, sua abordagem utiliza a tecnologia como aliada para personalizar a aprendizagem, capacitando tanto alunos quanto professores a promover um ambiente mais colaborativo. 

Tudo isso não apenas melhora o aprendizado, mas também cria um diferencial competitivo para novas matrículas. Assim, a jornada de transformação da Conexia Educação é entregue por meio de um ecossistema educacional completo, que inclui:

Formação integral

Mais do que um sistema de ensino, a Plataforma AZ é uma solução educacional completa, da Educação Infantil ao Ensino Médio, com foco na formação integral, personalizada e de alta performance. Disponível para escolas de todo o Brasil.

Ensino Bilíngue

O programa bilíngue High Five propõe uma vivência em inglês, visando a aquisição natural do idioma de forma imersiva e diária.

Educação socioemocional

Em parceria pedagógica com o Instituto Ayrton Senna, o My Life tem como objetivo promover a construção de um projeto de vida saudável para adolescentes do Ensino Fundamental — Anos Finais e Ensino Médio.

>>> Acesse o site de cada solução educacional e transforme a educação da sua escola em 2024!