No cenário dinâmico e competitivo do mercado educacional, a retenção de alunos é o ponto-chave para o sucesso e a sustentabilidade de instituições de ensino privadas. Contudo, esse processo não se refere somente aos números e estatísticas de matrículas, mas também à capacidade de oferecer uma educação de qualidade que mantenha os alunos engajados.

Segundo o Censo Escolar de 2022, existem mais de 178 mil escolas na Educação Básica brasileira. À medida que as opções educacionais se multiplicam e as expectativas dos alunos e suas famílias evoluem, as instituições de ensino enfrentam o desafio constante de se adaptar e se aprimorar para garantir que os seus estudantes permaneçam matriculados.

Neste post, gestor escolar, você entenderá a importância de manter os alunos na escola e como as estratégias de retenção não apenas beneficiam as instituições de ensino, mas também contribuem para o desenvolvimento educacional e socioemocional dos estudantes.

A escola deve ir além da campanha de matrículas

Toda escola já se deparou com a saída de alunos antes do encerramento do ano letivo por diversos fatores. Alguns desses motivos são externos à escola, enquanto outros estão ligados à gestão escolar, como a falta de adaptação ao currículo acadêmico.

Independente dos motivos, algo é certo: a retenção de alunos deve ser uma preocupação diária para as escolas. Isso porque a rotatividade de alunos pode levar a interrupções no processo de ensino-aprendizagem, tornando mais difícil para os professores acompanharem o progresso e adaptarem o ensino às necessidades individuais da turma.

Além disso, como uma escola particular é uma empresa, perder alunos significa queda no faturamento, necessário para cobrir custos operacionais. Com um número menor de pessoas matriculadas, pode ser mais difícil manter a qualidade dos serviços educacionais oferecidos.

Também vale dizer que a retenção de alunos é uma estratégia importante para combater a evasão escolar. Quando a escola se concentra em manter os alunos engajados na aprendizagem, pode reduzir a probabilidade de eles abandonarem os estudos antes de completar o ano letivo. 

6 ações para ajudar na retenção de alunos na sua escola 

Entenda as necessidades dos alunos 

As ações de retenção de alunos devem ser planejadas, acima de tudo, com base nas necessidades de cada pessoa matriculada. Essa etapa envolve avaliações regulares para identificar as dificuldades acadêmicas ou socioemocionais que podem contribuir para a desistência dos estudos ou pela troca de escola. 

Ao oferecer apoio personalizado para atender às necessidades específicas de aprendizado e bem-estar de cada aluno, com base em informações concretas, a escola pode ajudá-los a superar obstáculos e manter o interesse no aprendizado. Esse processo deve ser contínuo, desde a campanha de matrículas até o encerramento do ano. 

Crie um ambiente acolhedor e inclusivo 

Outro aspecto importante é criar um ambiente educacional positivo e inclusivo. Afinal, toda criança e adolescente merece se desenvolver em um ambiente seguro – e a família do aluno confia que a gestão escolar fará de tudo para que isso seja possível. 

Quando os alunos se sentem valorizados e seguros na escola, estão mais propensos a permanecer. Mas, para isso acontecer, a gestão escolar precisa promover interações saudáveis entre os alunos e os professores, bem como o estabelecimento de campanhas e atividades de tolerância zero para o bullying e o assédio na sala de aula.

Envolva a família na aprendizagem 

O envolvimento da família é essencial para um ensino-aprendizagem eficiente e saudável. Manter uma comunicação aberta e regular, compartilhando informações sobre o progresso dos alunos, cria uma parceria benéfica a longo prazo. 

Também é importante promover eventos e reuniões que envolvam os pais e responsáveis na vida escolar dos matriculados.

Além disso, a cultura do feedback deve ser um dos pilares para a retenção de alunos. É importante lembrar que a educação é uma responsabilidade compartilhada entre a escola e a família, assim, quando a escola recebe feedback da família, isso demonstra um compromisso conjunto com o sucesso da aprendizagem.

Utilize a educação socioemocional 

Os aspectos socioemocionais não devem ser negligenciados nas ações de retenção. A aplicação de projetos e atividades que ajudem os alunos a lidarem com o estresse, a ansiedade e outros desafios emocionais na escola pode melhorar significativamente a sua permanência.

A educação socioemocional também se concentra em promover relacionamentos saudáveis e positivos. Quando os alunos se sentem conectados com os seus colegas e professores, são mais propensos a permanecer na escola, pois se sentem parte de uma comunidade. 

Monitore o desempenho acadêmico

Além disso, o acompanhamento contínuo do desempenho acadêmico é, ao longo do ano letivo, fundamental para a retenção de alunos. Ao identificar problemas no início, a escola pode intervir antes que se tornem mais graves, levando à saída do aluno.  

Aulas de reforço escolar e outros recursos adicionais podem ser ofertados aos alunos que estão com dificuldades na escola. Pode ser necessário também a adaptação do currículo para atender às necessidades dos estudantes, sobretudo os que apresentam dificuldades de aprendizagem específicas, como TDAH e autismo. 

Esteja atento aos sinais de evasão

Para identificar sinais de que um aluno pode estar pensando em sair da escola, é preciso estar atento aos indicadores como faltas frequentes, queda no desempenho acadêmico, mudanças no comportamento, entre outros sinais.

A equipe escolar deve abordar esses sinais com sensibilidade, conversando individualmente com os alunos e seus familiares para entender as suas preocupações e necessidades. Às vezes, um simples diálogo pode fazer a diferença na retenção de um aluno.

Aprenda mais com a Conexia!

Você está preocupado com a saída de alunos da sua escola? A Conexia Educação entende a importância de manter os estudantes engajados e comprometidos durante todo o ano letivo. Por isso, criamos um infográfico gratuito com estratégias eficazes para a retenção de alunos.

Não perca a oportunidade de fortalecer sua escola e manter seus alunos motivados para aprender. Faça o download do nosso material agora mesmo e comece a implementar essas práticas.

>>> Baixe gratuitamente o infográfico com 7 dicas para garantir a retenção de alunos em sua escola. Leva menos de 1 minuto para fazer o cadastro. Confira!