A captação de alunos é um dos principais processos da equipe de marketing e vendas de uma escola – afinal, uma instituição de ensino não sobrevive sem os estudantes. E neste contexto, a tecnologia pode facilitar o processo.
Desde coletar dados, até oferecer uma experiência diferenciada para pais e alunos, a tecnologia pode ser explorada nas estratégias de captação de alunos em diferentes formas. Para entender como, continue a leitura deste post.
Por que é importante investir na captação de alunos?
A captação de alunos é um conjunto de estratégias feitas por uma escola para atrair novos estudantes. Dessa forma, a instituição de ensino gera receita e potencializa os resultados, ao mesmo tempo que se coloca como referência no mercado educacional.
Com a volta às aulas presenciais, as instituições de ensino precisam pensar em como atrair novos alunos – sobretudo após um período de crise econômica que reduziu o número de alunos nas escolas privadas. De acordo com o último Censo Escolar, a rede privada registrou uma queda de 700 mil matrículas em 2021.
Ademais, as instituições de ensino também precisam lidar com a concorrência do mercado educacional, por haver diversas escolas disponíveis aos pais e responsáveis.
Dessa forma, é fundamental que a instituição aplique estratégias de captação de alunos não apenas no início do período de matrícula, mas também ao decorrer do ano.
Felizmente, a tecnologia é uma importante aliada na hora de criar e aplicar estratégias de marketing para a captação de alunos. Com as ferramentas digitais, esse processo torna-se mais rápido e efetivo, além de fazer com que a escola fique conhecida pelo público.
Veja 5 dicas para fazer captação de alunos com auxílio da tecnologia
Desde ferramentas simples, como formulário de pesquisa e satisfação, até mesmo a criação de um tour virtual, há diversas ferramentas tecnológicas que podem aprimorar o processo de captação de alunos. Conheça, a seguir, 5 opções para você utilizar na sua escola.
Utilize ferramentas de coleta e análise de dados
Antes de começar a captação de clientes, é fundamental investir na coleta e análise de dados.
Ao ter informações sobre o público-alvo e o mercado, é possível entender quais estratégias e ferramentas serão mais efetivas. Assim, a criação de campanhas será simplificada e econômica, já que esse conhecimento reduzirá o desperdício de recursos financeiros e de tempo.
Com a tecnologia, esse processo pode ser facilitado com auxílio de ferramentas como CRM, Google Analytics e formulários de opinião.
Utilize as redes sociais à favor da escola
A tecnologia disponibiliza diversos canais de comunicação para que a escola converse com o público-alvo, e as redes sociais são uma delas.
Por isso, é fundamental que a instituição de ensino entenda quais são as redes mais usadas pelos pais e responsáveis dos alunos para construir uma boa imagem digital.
Vale saber que a escola pode utilizar redes como Instagram e Facebook para a captação de alunos, pois além de poder criar conteúdo para atrair e engajar os pais e estudantes, essas plataformas possibilitam realizar anúncios segmentados para potencializar o marketing da instituição de ensino.
É preciso ter atenção quanto ao conteúdo e a estratégia aplicada, pois cada mídia social tem uma linguagem, público-alvo e características próprias. Assim, é fundamental conhecê-las para utilizá-las da forma correta.
Facilite o atendimento ao cliente
Prestar um atendimento de qualidade é item fundamental em qualquer negócio – e no ramo educacional não é diferente.
No processo de captação de alunos, a instituição de ensino precisa ter atenção a esse detalhe, pois é comum que pais dos estudantes queiram tirar diversas dúvidas antes de efetuar a matrícula em uma escola.
Nesse quesito, a tecnologia pode ajudar de diferentes formas, como através do chatbot. Esse software é capaz de simular uma conversa com um ser humano, e pode ser usado para solucionar dúvidas, marcar agendamento com a escola, entre outras funções.
Dessa forma, a escola pode automatizar essas e outras tarefas e oferecer um atendimento facilitado a qualquer hora. Porém, não é por ser feito por meio de um robô que o atendimento não deve ser humanizado. É fundamental adotar uma linguagem leve e mais próxima do público-alvo para uma boa captação de alunos.
Contrate um CRM educacional
O CRM (Customer Relationship Management), ou gestão de relacionamento com o cliente, é um software completo de gerenciamento de vendas de um negócio e otimização do relacionamento com clientes atuais e potenciais.
Existem várias opções de CRM disponíveis no mercado, como ferramentas voltadas especificamente para a área educacional, com funções direcionadas à captação de alunos.
Com um CRM educacional é possível acompanhar o funil de vendas das campanhas de captação de alunos, realizar diversas automações, como disparo de e-mails e SMS, além de realizar anúncios em plataformas digitais, monitorar resultados, entre outras diversas funções de marketing e vendas.
O marketing educacional é um campo com inúmeras possibilidades, mas nós abordamos algumas delas no nosso e-book gratuito “Dicas práticas sobre marketing educacional”. Faça o download e aprenda ainda mais sobre o assunto!
Ofereça uma tour virtual em 360° da escola
Encantar o cliente é uma excelente estratégia de marketing. Assim, a escola precisa contar com ferramentas que possam cativar os pais e alunos na campanha de captação . Uma dessas alternativas é realizar um tour virtual em 360° pelos ambientes físicos da instituição de ensino.
Essa estratégia é utilizada no ramo imobiliário para apresentar um imóvel, mas também pode ser adaptada para uma escola, sobretudo na educação infantil. Assim, é possível apresentar com detalhes as dependências da instituição de ensino, que podem ser visualizadas pelo computador e smartphone.
Esperamos que, com essas dicas, a captação de alunos seja facilitada e gere resultados positivos. E se você quer mais uma dica para melhorar a captação, que tal investir na tecnologia da sala de aula como diferencial?
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