Conhecer as tendências pedagógicas é importante para garantir que sua instituição de ensino esteja por dentro de novas ferramentas, recursos e abordagens que potencializam o ensino-aprendizagem.

Com o começo de um novo ano letivo, é hora de avaliar o plano pedagógico e avaliar quais novidades podem ser inseridas para os próximos meses. Neste post, confira cinco dicas para a sua escola inovar em 2023.

Ano letivo 2023: 5 tendências pedagógicas para inovar na escola

A tecnologia é o principal pilar das tendências pedagógicas deste post. Por isso, prepare a sua escola também para lidar com as novas tecnologias no ano letivo de 2023.

E-learning

O e-learning é uma das principais tendências pedagógicas para 2023. Trata-se da aprendizagem realizada por meio de plataformas digitais, dispensando a necessidade de o aluno estar em um ambiente físico. Uma das principais vantagens dessa abordagem é a flexibilização de horários, pois o estudante pode estudar a qualquer hora e lugar. 

À primeira vista, o e-learning parece com a educação à distância. Contudo, enquanto a primeira abordagem pedagógica é realizada totalmente no ambiente virtual, a segunda pode acontecer parcialmente no meio virtual.

Para ter noção do alcance dessa tendência pedagógica, segundo o Global Market Insights, o mercado de e-learning ultrapassará US$ 1 trilhão em 2028. Isso significa que, a longo prazo, a estimativa é que a aprendizagem virtual esteja cada vez mais presente.

Microlearning

Outra tendência pedagógica que pode ser aplicada na Educação Básica é o microlearning (micro aprendizado). Nele, a aprendizagem acontece em “pequenas doses” objetivas e rápidas. Dessa maneira, o ensino ocorre de forma flexível, direcionada e otimizada, pois não toma muito tempo dos alunos e professores. 

O microaprendizado não significa que o aluno deixará de aprender conceitos importantes, mas ele tornará o aprendizado mais direto, porque o professor não precisa passar horas ministrando conteúdos nos quais os estudantes dominam. Além disso, o microlearning visa a aprendizagem em curto período.

Na Educação Básica, o microlearning pode se aplicar no ensino de temas em pequenos períodos, seguido da aplicação de mini-testes para avaliar a absorção do conteúdo. Essa tendência pedagógica vai de contra o que acontece no ensino tradicional, no qual o estudante passa meses estudando diversos assuntos no bimestre. 

Entre as vantagens do microlearning está a capacidade de reter informações, afinal, o aluno consegue entender melhor o conteúdo, e não apenas memorizá-lo. 

Além disso, essa tendência aumenta o engajamento na sala de aula, pois a transmissão do conhecimento torna-se menos massante e mais interessante — ao facilitar a aprendizagem, maiores são as chances de o aluno obter bom rendimento escolar

Saiba também: Tecnologias digitais na educação: 7 razões para adotar

Ensino híbrido

Apesar do ensino híbrido (ou blended learning) ganhar notoriedade na pandemia de covid-19, a expectativa é que essa tendência pedagógica siga relevante no próximo ano letivo. Vale saber que essa tendência pedagógica pode ser aplicada desde a Educação Infantil até a fase pré-vestibular.

Nesse caso, a aprendizagem é desenvolvida no ambiente físico e em plataformas digitais, com atividades e interações combinadas em ambos os espaços. Por exemplo, a sala de aula invertida é uma das metodologias onde o aluno pode aprender parte por meio online e em parte em um espaço físico.

O ensino híbrido oferece a possibilidade de tornar o ensino flexível, no qual o aluno tem autonomia para escolher onde e quando estudar determinado conteúdo e montar a rotina que mais se adapta à sua realidade

Além disso, pode ser aplicado para o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais, tais como:

  • senso de responsabilidade;
  • tolerância ao estresse;
  • tomada de decisão responsável.

Aprendizagem personalizada

A educação entende que cada indivíduo aprende de maneira diferente. Por isso, o mesmo plano de aula pode não servir para todos os alunos. Cada pessoa tem habilidades, potencialidades e necessidades diferentes.

Para preencher as lacunas que a educação tradicional não alcança, a personalização do ensino oferece opções para que o aluno faça a construção do próprio percurso educacional. Em vez de utilizar a mesma abordagem pedagógica para todos, o professor pode elaborar planos de aulas adaptados à realidade individual do aluno

A personalização pode ser feita desde atividades diversificadas até a maneira como as avaliações pedagógicas são aplicadas. No entanto, a aprendizagem personalizada não significa elaborar plano de aula único para cada aluno, mas sim, oferecer opção de escolha e autonomia.

Realidade Virtual e Aumentada

A tecnologia faz parte da educação e deve permanecer entre as principais tendências pedagógicas para 2023. 

Nesse caso, as inovações tecnológicas servem para potencializar o aprendizado, estimular a criatividade e facilitar o trabalho do professor, a exemplo da Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA). Com a chegada da internet 5G, essas ferramentas podem ser melhor aproveitadas na educação. 

A RV necessita de equipamentos eletrônicos para que o indivíduo possa imergir em um ambiente fictício, gerado por meio do computador. Esse ambiente visa simular a realidade, porém, no digital. 

Já a RA (Augmented Reality) cria imagens digitais para inseri-los no mundo real — a exemplo do que ocorre no famoso jogo Pokémon GO.

Na educação, tanto a Realidade Virtual como a Aumentada podem ser utilizadas para ampliar o conhecimento do aluno de maneira lúdica e totalmente imersiva

Por exemplo, em uma aula de história, o aluno pode ser levado para um ambiente online que simula as principais batalhas da Segunda Guerra Mundial, como se ele estivesse verdadeiramente presente. 

Segundo o relatório de pesquisa da Market Research Future (MRFR), a utilização da AR e VR no mercado educacional deve crescer 18,2% entre 2022 e 2027

Ou seja, a escola que deseja fazer parte da educação do futuro precisa começar desde já a entender como utilizar essas ferramentas para melhorar o ensino-aprendizagem.

Já que o assunto é tecnologia na educação, aproveite o começo do ano letivo para conhecer as soluções educacionais na Conexia Educação.

Acesse o site e saiba como podemos ajudar a inovar o ensino-aprendizagem na sua escola.

Guia prático de como se preparar para o período de matrícula