O processo de ensino e aprendizagem está cada dia mais inovador. O mobile learning é um desses recursos que pode transformar as práticas educacionais nas escolas.

Mobile learning é um método de aprendizagem que permite aos alunos o uso de inúmeros dispositivos eletrônicos móveis, de fácil manuseio e que têm acesso à internet, como tablets, smartphones etc.

Essas ferramentas possibilitam o acesso a metodologias ativas, fato que faz o estudante ser o protagonista nos seus estudos e possibilita a participação nas aulas híbridas.

Você sabe como adotar o mobile learning na sua escola? Continue lendo este artigo para conhecer melhor sobre o assunto!

Veja as vantagens em adotar o mobile learning

Aderir ao mobile learning é ampliar as possibilidades de um processo de aprendizagem tecnológico moderno e alinhado ao perfil da Geração Z, porém dentro de todas propostas que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) determina.

Esse método facilita o acesso aos conteúdos das disciplinas e a outras fontes de informação em sala de aula e em qualquer outro lugar. Os professores podem encaminhar áudios, vídeos, atividades, indicar pesquisas e outras maneiras de adquirir conhecimentos por meio de mobile learning. Além disso, podem contar com ferramentas como jogos digitais, avaliações on-line, videoaulas e muito mais.

Flexibilidade

Escolas que têm a flexibilidade como forma de valorizar a promoção escolar dos alunos e as decisões da gestão podem intensificar os seus resultados.

Além disso, ter a liberdade de realizar os estudos nas horas que melhor lhe convém ajuda a aumentar o interesse dos estudantes e o desenvolvimento escolar.

O formato de aprendizagem ficou democrático. Não ficar limitado à presença em sala de aula e horários específicos, faz com que o aluno administre os seus estudos com maior responsabilidade, autonomia e protagonismo.

Ao ser independente nos seus estudos, o aluno tende a responder melhor às propostas do professor e com muito mais satisfação. Pois é ele quem conhece a sua disponibilidade para realizar os seus estudos e o horário que consegue ser mais produtivo.

Melhor desempenho

O fato do mobile learning possibilitar maior mobilidade nas práticas escolares, alavanca o desempenho dos alunos em diversas atividades.

Para as novas gerações, a educação tradicional já não gera grande interesse, por essa razão, a inserção de novas tecnologias em sala de aula são essenciais para gerar o engajamento dos estudantes e prepará-los de forma integral.

Alunos engajados nos estudos estão mais dispostos a aprofundar os seus conhecimentos por meio de pesquisas, socialização de conhecimentos, interesses por novos projetos que possam beneficiar o seu futuro etc.

Aprendizagem personalizada

Antes de tudo, é necessário considerar que existe uma grande diversidade nas escolas. Os alunos têm características e ritmos de aprendizagem diferentes, e a aplicação de um padrão de ensino pode podar as particularidades de cada um. Como resultado, há menor engajamento e satisfação, o que afeta a aprendizagem.

O mobile learning é uma das principais alternativas para respeitar essas individualidades, com a personalização da aprendizagem – o jeito mais eficaz para garantir a boa performance dos alunos.

Por meio de ferramentas digitais adequadas, é possível personalizar a trilha de aprendizagem dos estudantes de acordo com os sonhos, necessidades e perfil de cada um. Se o estudante tem dificuldade com determinado conteúdo, por exemplo, são disponibilizados materiais de apoio e jornadas de estudo específicos. Assim, a aprendizagem não será prejudicada, e será possível promover todas as potencialidades de cada aluno.

Além disso, as ferramentas também geram dados relevantes para a melhor intervenção pedagógica dos professores.

Feedback facilitado

Atualmente, a palavra feedback tem sido mais falada e reconhecida em diversos contextos. Colocá-la em ação nas comunicações entre professores e alunos torna o aprendizado mais célere e assertivo.

A rapidez com que os alunos fazem os exercícios on-line e recebem o feedback imediato, além do contato com professores para tirar dúvidas, entregar atividades ou recebê-las para resoluções deixa o processo de aquisição de conhecimento mais produtivo.

Quando uma temática é concluída de forma ágil, logo tem espaço para novos assuntos. Assim, a educação se torna otimizada, novos saberes são acrescentados, e a gama de conhecimentos dos alunos cresce gradativamente.

Aprendizagens em dispositivos variados

Realizar a adesão ao mobile learning cabe ao gestor e aos professores. São eles quem decidem por dispositivos que atendem melhor ao perfil escolar que a instituição de ensino oferta aos seus alunos. Afinal, as novas metodologias vão ser utilizadas pelos professores e estudantes.

Antes, é necessário identificar quais são os gaps que a escola apresenta em relação ao processo de ensino e aprendizagem nas práticas educativas. Por isso, entenda o que precisa ser aprimorado, observe se há deficiência na utilização de recursos tecnológicos para dinamizar as aulas e outros pontos que precisam ser ajustados.

Existe, no mercado, inúmeros recursos que podem auxiliar a sua escola a viabilizar os conhecimentos, de forma que os alunos consigam corresponder ao que foi proposto pelo professor. É interessante conhecer alguns formatos de mobile learning, para decidir sobre o que melhor se adequa à sua escola.

Super App AZ

A Plataforma AZ de Aprendizagem, marca da Conexia Educação, é uma solução educacional completa que também conta com um aplicativo excepcional, denominado Super App AZ. A ferramenta é totalmente integrada aos conteúdos trabalhados em sala de aula e permite a personalização e organização da trilha de estudos dos alunos.

De uma forma mais prática, o Super App AZ conta com diversas ferramentas para auxiliar no desenvolvimento integral do aluno. Estão disponíveis livros didáticos em formato digital, avaliações, exercícios com feedback imediato, jornada personalizada de estudos, acompanhamento da performance acadêmica, entre outras possibilidades. Além disso, os estudantes ainda encontram videoaulas para todos os capítulos de cada disciplina, conseguem checar semanalmente seu desempenho a partir das Folhas AZ (com feedback imediato), além de ter acesso a muitos vídeos de resolução de exercícios. Tudo com muita praticidade e eficiência ao usuário final.

Plataforma de games

A gamificação também é uma metodologia que a Conexia Educação oferece aos seus alunos como mobile learning, integrado aos conteúdos desenvolvidos em aula e às diretrizes da BNCC. A diversidade de jogos educativos é um dos diferenciais no processo de aprendizagem, que potencializa o desenvolvimento dos alunos de forma divertida e eficaz.

As plataformas gamificadas, inclusive, podem ser encontradas desde a Educação Infantil, como a Liga das Corujinhas, e o Ensino Fundamental – para alfabetização (Língua Portuguesa) e aprendizagem de matemática, com o Educacross.

O desenvolvimento do pensamento computacional, por meio da disciplina de conding, também é uma tendência porque incentiva a ligação do digital com o mundo real, gerando protagonismo dos estudantes. Além disso, desenvolve as competências necessárias para que os alunos possam gerar respostas inovadoras, criativas e sustentáveis para os atuais e futuros problemas da humanidade, além da integração com as outras disciplinas. Essa preparação para o mundo digital já é possível por meio de plataformas como a Ubbu, por exemplo.

Por fim, compreender que o mobile learning é uma metodologia que pode otimizar e potencializar a aprendizagem na sua escola ajuda a tomar as melhores decisões.

Acha que o assunto foi útil para você? Então, convidamos a assinar a nossa newsletter. Assim, você poderá receber diversos assuntos importantes para investir nas melhorias da sua escola.