Alunos sentados na cadeira e folheando um livro didático de papel é uma cena clássica de qualquer sala de aula. Porém, com o uso crescente da tecnologia na educação, um novo material surgiu para aprimorar o aprendizado. Trata-se dos livros interativos, elaborados para dar uma experiência participativa ao leitor. 

O livro interativo é apenas uma das possibilidades de a escola inovar no ensino por meio da tecnologia. Quer entender melhor o tema? Continue a leitura!

O que são livros interativos?

O livro didático faz parte da educação há séculos, mas com o crescimento e popularização da tecnologia, esse item tão importante para a aprendizagem recebeu novos recursos. Hoje, os livros interativos fazem parte da rotina de estudos de alunos e professores.

Apesar do que muitos acreditam, os livros interativos podem ser físicos ou digitais. Isso porque a principal característica desse material é permitir a interação do leitor com o conteúdo de maneira ativa. Ou seja, ele vai além dos espaços para desenhos e escrita. 

No livro didático, são utilizados recursos que entregam uma experiência de leitura imersiva e interessante, como:

Esse material está alinhado à linguagem da nova geração de alunos que já nasceu conectada. Outro exemplo são os QR Codes impressos nos livros para acesso de conteúdo extra pelo celular, onde só é preciso apontar a câmera para maximizar a aprendizagem.

Benefícios de utilizar livros interativos na aprendizagem

Vale ressaltar que o livro tradicional ainda faz parte da rotina educacional, mas nada impede que a escola utilize também os livros interativos. Veja quais são os benefícios! 

Aprenda também: 5 tendências pedagógicas para inovar o ensino da sua escola em 2023

Torna a aprendizagem motivadora e engajada

As salas de aulas são compostas por crianças e adolescentes que pensam e agem de maneira diferente que as gerações anteriores. Esse comportamento, influenciado pela tecnologia e pela sensação de pertencimento patrocinado pela internet, impacta na condução do ensino-aprendizagem. 

Esses estudantes terão menos interesse nas abordagens pedagógicas tradicionais, com pouco dinamismo e mais fórmulas prontas para decorar. Afinal, os alunos das gerações Z e Alpha gostam de aprender de maneiras interativas, que possam também ter acesso a uma quantidade variada de informações — características supridas pelos livros interativos!

Por meio de recursos interativos, o aluno poderá desenvolver interesse maior pelos estudos, principalmente se o conteúdo for relacionado com os gostos e interesses pessoais. Assim, a sala de aula será um espaço de aprendizagem e compartilhamento do conhecimento, cenário que motiva também o professor. 

Favorece o acompanhamento do aprendizado do aluno

Outro benefício dos livros interativos é a possibilidade de acompanhar de perto o rendimento escolar dos alunos. Isso porque é possível investir em materiais interativos que gerem relatórios à medida que as interações são realizadas. Assim, a escola conseguirá melhorar o ensino oferecido.

Dessa maneira, o educador poderá acompanhar a aprendizagem e identificar as dificuldades dos alunos para oferecer suporte adequado no decorrer do ano letivo. Além disso, permite que o ensino seja personalizado para atender às necessidades individuais de cada estudante. 

Proporciona autonomia para o aluno

Como citado anteriormente, os livros interativos podem ser acessados por dispositivos digitais como computadores, tablets e celulares. E como os alunos do século XXI têm imensa facilidade com a linguagem da internet, o educador atua nesse caso prestando suporte pedagógico aos estudantes.

Consequentemente, utilizar livros interativos estimula a autonomia estudantil. Quando a escola dá ao aluno a oportunidade de participar ativamente do próprio processo educacional, garante que ele irá desenvolver habilidades de liderança, tomar decisões e ser responsável dentro e fora da sala de aula.

Atrelado à autonomia estudantil, é possível desenvolver a formação integral do aluno, citada ao longo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Afinal, a escola dá aos alunos a oportunidade de tomar decisões, preparando-os para tomar as rédeas da vida adulta — sobretudo na fase do vestibular.

Tecnologia e aprendizagem além dos livros interativos 

Não há dúvidas de que a tecnologia na educação é uma realidade necessária nas escolas brasileiras, panorama que ficou evidenciado ainda mais na pandemia de Covid-19. Segundo o Censo Escolar 2021, 81% das escolas estaduais de Ensino Médio do País possuem internet de banda larga e 74% delas a utilizam no processo de ensino-aprendizagem.

Mais do que o caráter educacional, o uso de tecnologias digitais educacionais proporciona um ensino inclusivo. Afinal, os diversos recursos digitais possibilitam a inserção de alunos com deficiência no ensino regular, assim como pede a educação inclusiva. 

Além disso, a tecnologia na sala de aula pode ser usada para melhorar a colaboração entre os alunos, professores e famílias, por exemplo, através do uso de plataformas colaborativas. Desse modo, a Conexia Educação está atenta quanto a esses e outros benefícios das tecnologias educacionais, e oferece soluções digitais completas.

Tecnologias educacionais: Conheça a Conexia Educação

Presente em mais de 30 países, responsável pelas soluções educacionais da Maple Bear, Grupo SEB e de mais de 400 escolas em todo mundo, a Conexia acredita que a tecnologia aliada à aprendizagem é capaz de formar cidadãos do mundo. Com isso, o aluno terá uma formação integral para conseguir enfrentar os desafios do século XXI.

Atualmente, a Conexia Educação conta com as seguintes tecnologias educacionais:

  • My Life — Programa de educação socioemocional destinado a alunos do Ensino Fundamental — Anos Finais e do Ensino Médio em parceria com o Instituto Ayrton Senna. O projeto é 100% alinhado com a BNCC e utiliza metodologias ativas e conteúdos multidisciplinares, interdisciplinares e bilíngues para o projeto de vida;
  • Plataforma AZ — Sistema de ensino completo que contempla alunos desde a Educação Infantil até o Pré-vestibular, com projetos alinhados à BNCC e as diretrizes do Novo Ensino Médio. Os recursos promovem alta performance dos estudantes, o gosto pelo estudo e potencializam a aprendizagem dos alunos;
  • High Five — Programa de Educação Bilíngue norteado pelos pilares da UNESCO para a formação do cidadão do século XXI. Os alunos têm imersão total no inglês, com interações práticas e atividades lúdicas e engajadoras. 

Quer conhecer melhor essas tecnologias educacionais? Entre em contato conosco por meio do formulário

Guia prático de como se preparar para o período de matrícula