As habilidades da BNCC na Educação Infantil são essenciais para o desenvolvimento integral das crianças, preparando-as para futuras etapas educacionais. Nessa fase, elas são expostas a atividades lúdicas, nas quais desenvolvem habilidades socioemocionais e acadêmicas na interação com o mundo ao seu redor. 

Para isso, a escola precisa criar um ambiente rico em experiências práticas e interações, envolvendo atividades de expressão, brincadeiras, estímulos à criatividade, interações sociais e exploração do ambiente físico e cultural. Quer entender melhor quais são essas habilidades? Continue a leitura! 

Educação Infantil: etapa essencial para o desenvolvimento de habilidades

A Educação Infantil é a primeira etapa na Educação Básica, marcando o ponto de partida, como um alicerce de todo o percurso educacional. Ao ingressarem na creche ou pré-escola, as crianças experimentam sua primeira separação dos laços familiares, sendo inseridas em um ambiente de socialização totalmente novo. 

Por isso, a Educação Infantil desempenha um papel importante no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e acadêmicas dos alunos. No contexto social, essa fase proporciona oportunidades valiosas de interação com os outros, ajudando a construir a base para futuras relações interpessoais. 

As crianças aprendem a compartilhar, a se comunicar, a resolver conflitos e a entender a importância da empatia e do respeito pelos sentimentos dos outros. No âmbito emocional, é nessa etapa onde elas começam a compreender e a expressar suas emoções.

Nesse período, as crianças também começam a explorar conceitos matemáticos e linguísticos de maneira lúdica, nas quais a curiosidade é estimulada, a base da linguagem é solidificada e as habilidades cognitivas são fortalecidas. Essas e outras habilidades na BNCC para a Educação Infantil são desenvolvidas por meio dos campos de experiências.

Quais são as habilidades da BNCC na Educação Infantil?

Diferentemente das outras etapas, as habilidades da BNCC para a Educação Infantil são desenvolvidas por meio dos campos de experiências, em vez dos componentes curriculares tradicionais. 

Esses campos são construídos com base nas situações e vivências do cotidiano das crianças, conectando-as aos conhecimentos que compõem o patrimônio cultural.

Isso porque, na Educação Infantil, a promoção das aprendizagens e do desenvolvimento dos estudantes é fundamentada nas interações e na brincadeira, garantindo a elas os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. Entenda a seguir! 

O Eu, o Outro e o Nós

Aqui, a ênfase está na promoção do desenvolvimento da autoestima, da identidade e da empatia. Este enfoque abrange a compreensão de si, das próprias emoções, das relações interpessoais e do respeito pelas diferenças.

Essas habilidades da BNCC na Educação Infantil são desenvolvidas na interação do aluno com seus pares e adultos, momento no qual as crianças começam a construir seus próprios modos de ação, sentimentos e pensamentos. Elas descobrem que existem diferentes perspectivas e opiniões. 

Ainda segundo a BNCC, à medida que vivenciam suas primeiras experiências sociais no ambiente familiar, escolar e na sociedade em geral, os alunos desenvolvem percepções sobre si mesmos e sobre os outros. Eles também estabelecem sua identidade individual e sua integração na sociedade. 

Ao participar de relações sociais e aprender a cuidar de si mesmas, as crianças cultivam sua autonomia, a capacidade de cuidar dos outros e reconhecem a interdependência com o ambiente nos quais estão inseridos. 

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Corpo, Gestos e Movimentos

Outra maneira de desenvolver habilidades da BNCC na Educação Infantil é por meio da coordenação motora e consciência corporal, com atividades físicas, expressão corporal e experimentação de diferentes movimentos. 

O campo “Corpo, Gestos e Movimentos” envolve a exploração do mundo, espaço e objetos do ambiente, permitindo que as crianças estabeleçam relações, expressem-se e adquiram conhecimento sobre si mesmas, os outros e o contexto social e cultural. Além disso, o reconhecimento das sensações e funções do corpo.

Por meio da participação em atividades que envolvem dança, música, teatro e brincadeiras, elas têm a oportunidade de se expressar e comunicar de forma lúdica, incentivando o conhecimento e reconhecimento do espaço e objetos. 

Traços, Sons, Cores e Formas

Nesse campo, as habilidades da BNCC na Educação Infantil são voltadas para a exploração da linguagem visual e artística, incentivando os alunos a se expressarem por meio de diversas formas de manifestação artística, como pintura, música, teatro, entre outras.

Por meio dessas atividades, o educador estimula a criatividade e senso crítico das crianças, além de aprimorar sua expressão pessoal. Essas experiências contribuem para o desenvolvimento de um senso estético e crítico, bem como para o conhecimento de si mesmas.

Também permite que elas se apropriem da cultura e ampliem seus repertórios, interpretando suas próprias experiências e vivências artísticas de maneira contínua, ao mesmo tempo em que celebram suas singularidades.

Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação

As habilidades da BNCC na Educação Infantil, nesta área, visam desenvolver a linguagem oral, a escuta atenta e a capacidade de contar histórias, explorando o mundo das palavras e números. Para isso, são promovidas atividades de experiências de fala e audição que capacitam as crianças a participar ativamente na cultura oral.

Elas participam de interações comunicativas desde o nascimento, progredindo na aquisição da língua materna como meio de expressão. A exploração da literatura infantil e a interação com diferentes gêneros literários estimulam o gosto pela leitura, ampliam o conhecimento de mundo e promovem o desenvolvimento de habilidades de escrita. 

Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações

Neste campo, as crianças devem desenvolver habilidades para compreender noções de espaço, tempo, quantidades, relações matemáticas e transformações na natureza e sociedade. Desde cedo, as crianças demonstram curiosidade sobre seu mundo, explorando diversos espaços, tempos, fenômenos naturais e sociais. 

Elas também se envolvem em experiências que envolvem conceitos matemáticos, como contagem, relações entre quantidades e formas geométricas. Nesse sentido, essas habilidades da BNCC na Educação Infantil devem promover experiências que estimulem a observação, manipulação de objetos, investigação e exploração.

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Acreditamos na individualização das necessidades dos alunos e utilizamos tanto materiais impressos quanto digitais para potencializar a aprendizagem, estimulando estudantes e professores em um trabalho mais colaborativo e baseado em dados. 

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