A Aprendizagem Baseada em Problemas é uma abordagem pedagógica considerada inovadora, já que o aluno participa ativamente do processo de construção do conhecimento.
Nessa abordagem, a aprendizagem considera as experiências e vivências dos alunos, além de expor o estudante a situações que o fazem refletir. Confira, ao longo deste post, quais os benefícios da metodologia para os alunos.
Como funciona a Aprendizagem Baseada em Problemas?
A Aprendizagem Baseada em Problemas, também conhecida como Problem Based Learning (PBL), é uma abordagem de ensino-aprendizagem na qual os alunos precisam trabalhar para encontrar a solução de determinada situação.
Para isso, o aluno precisa mobilizar uma série de competências, habilidades e conhecimentos para solucionar o problema. Apesar de o PBL ser utilizado coletivamente, essa abordagem é benéfica para estimular a aprendizagem individual.
A Aprendizagem Baseada em Problema faz parte das metodologias ativas, que proporcionam um ensino-aprendizagem centrado no aluno. Com isso, os estudantes desenvolvem várias habilidades que vão além da parte cognitiva.
Para exemplificar: o professor pode apresentar à turma a poluição gerada pela queima de material tóxico em uma fábrica. A partir de conhecimentos das áreas de ciências da natureza, os alunos podem encontrar uma solução viável para o problema.
O PBL pode ser visto na redação do Enem, afinal, a prova apresenta uma problemática social. Com isso, os candidatos precisam mobilizar conhecimentos diversos para apresentar as propostas de intervenção ao problema.
Um dos principais pilares da Aprendizagem Baseada em Problemas é unir a teoria à prática. Ou seja, o aluno não fica preso a teorias apresentadas pelo professor, mas sim, utiliza-os para encontrar soluções práticas.
Assim como em outras metodologias ativas, o professor atua como mediador no PBL. O docente serve para auxiliar os alunos, fornecendo as ferramentas e recursos para que eles próprios encontrem a solução para o problema apresentado.
5 benefícios da Aprendizagem Baseada em Problemas
A aprendizagem Baseada em Problemas oferece uma série de vantagens para a escola, que abordamos em mais detalhes abaixo.
Promove a autonomia estudantil
Na Aprendizagem Baseada em Problema, o professor não é a figura central na sala de aula. Com o ensino-aprendizagem bilateral, os alunos passam a atuar como protagonistas e autônomos na construção do conhecimento.
A autonomia estudantil proporciona reflexos positivos em outras áreas da vida do aluno. Por exemplo, o estudante se desenvolve com um senso maior de responsabilidade, inclusive, com responsabilidade emocional.
Além disso, a autonomia estudantil promove a proatividade. Essa é uma habilidade importante para o mercado de trabalho do futuro, pois o torna capaz de encontrar problemas e propor soluções.
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Favorece a interdisciplinaridade
A interdisciplinaridade é importante para a aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas, pois é possível mobilizar conhecimentos diversos para encontrar a solução para o problema apresentado.
No exemplo citado anteriormente, além das ciências da natureza, o aluno pode utilizar a matemática para calcular o nível seguro de emissão de gases pela fábrica. Mas, é necessário que o professor esteja atento para que a correlação entre as áreas esteja condizente.
Ajuda a formar cidadãos com consciência social
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece que é necessário a mobilização de habilidades cognitivas e socioemocionais para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do plano de exercícios da cidadania e do mundo do trabalho.
Além disso, a BNCC ressalta que, ao definir essas competências, reconhece que a educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade. Esses pilares podem ser colocados em prática com a Aprendizagem Baseada em Problemas.
Nesse caso, o professor pode apresentar situações reais que fazem parte do cotidiano dos alunos e ajudá-los a criar soluções. Com isso, a escola contribui para que o aluno possa levar essa habilidade para fora da sala de aula.
Contribui para a educação socioemocional
A educação socioemocional é voltada para o ensino-aprendizagem que favorece o desenvolvimento de habilidades relacionadas aos aspectos sociais e emocionais do indivíduo. Fazem parte desse conjunto a empatia, a autonomia e a criatividade.
A BNCC ressalta a necessidade do desenvolvimento das habilidades socioemocionais ao longo da Educação Básica. Cabe à escola encontrar meios de adequar o projeto pedagógico às diretrizes do documento
Nesse caso, a Aprendizagem Baseada em Problemas deve ser usada para o desenvolvimento das habilidades e competências socioemocionais. Afinal, o trabalho em equipe, bem como a necessidade de pensar em estratégias criativas, ajudam o aluno a se desenvolver como indivíduo social e integral.
Estimula o gosto pelo estudo e engajamento na sala de aula
As crianças e adolescentes de hoje, pertencentes à geração Alpha, são pessoas dinâmicas, depreendidas e criativas. Nesse sentido, as tradicionais abordagens de ensino, no qual o aluno é sujeito passivo na sala de aula, não comporta o perfil dos estudantes do século XXI.
A própria dinâmica da sociedade pede indivíduos cada vez mais criativos, que saibam encontrar soluções para problemas diversos. A escola, como ambiente essencial na formação do indivíduo, precisa se preocupar em oferecer ensino-aprendizagem que contemple todas as dimensões formativas do estudante.
Ao utilizar uma abordagem pedagógica inovadora, a escola incentiva o gosto pelo estudo. Afinal, a aula não será apenas com o professor falando teorias e fórmulas, enquanto os alunos apenas ouvem: no PBL, os estudantes atuam ativamente para a construção do conhecimento.
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Como a Conexia Educação pode ajudar a sua escola na Aprendizagem Baseada em Problemas?
A Conexia Educação é um ecossistema completo de ensino, com projetos educacionais inovadores apoiados sob o pilar da tecnologia, autonomia estudantil e das metodologias ativas de aprendizagem.
Os projetos educacionais desenvolvidos pela Conexia visam a formação de cidadãos integrais, preparados para os desafios do século XXI.
As escolas que desejarem trabalhar com a Aprendizagem Baseada em Problemas podem contar com a Plataforma AZ, plataforma de aprendizagem com inúmeros recursos para apoiar o professor na sala de aula. Unindo o melhor do mundo físico com o digital, o aluno pode desenvolver projetos e obter conhecimento sem o auxílio do professor. Além disso, há milhares de videoaulas, games e outros materiais didáticos que podem ser usados como recurso na hora de desenvolver as soluções no PBL.
Já na educação bilíngue, o High Five utiliza a metodologia como forma de inserir a língua inglesa no cotidiano dos alunos de forma natural e imersiva, propondo a aprendizagem do inglês junto ao planejamento curricular da escola.
A metodologia de ensino bilíngue incentiva uma fluência melhor no idioma e torna o aprendizado lúdico e integral desde os primeiros anos da Educação Infantil. A proposta está alinhada às habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como os pilares da UNESCO para a formação do cidadão do século XXI.
Quer saber mais como as duas soluções podem fazer a diferença em sua escola?
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