A escola é uma instituição que desempenha uma função social, afinal, é uma das responsáveis pela formação das futuras gerações. No entanto, é importante lembrar que, por trás dessa missão, a escola também é uma empresa, sendo que a captação de alunos nas matrículas escolares é essencial para o seu crescimento.

Neste contexto, a campanha de matrículas é o ponto de partida para a jornada educacional de muitas crianças e adolescentes. Por isso, é vital que a gestão escolar adote estratégias eficazes para garantir que os pais e responsáveis ​​escolham a sua instituição.

Para isso, leia este post e veja 7 dicas valiosas da Conexia Educação para aprimorar a experiência dos pais durante o processo de matrículas escolares em 2024. Saiba como transformar esse processo em uma jornada mais atrativa e satisfatória para todas as partes envolvidas. 

7 dicas para aumentar as matrículas escolares em 2024

Uma escola com processos estruturados, simplificados e onde a comunicação ocorre de forma clara, tem a maior probabilidade de atrair novos alunos. Entenda! 

Organize e planeje a campanha de matrículas com antecedência

Uma das principais maneiras de ter sucesso na campanha de matrículas escolares é, sem dúvidas, ter uma boa organização e planejamento desse processo — que costuma ser repleto de etapas. Por isso, a preparação deverá começar meses antes do início previsto para o ano letivo

A gestão escolar precisa definir datas, criar um cronograma de ações e estabelecer metas claras para cada membro da equipe. Isso permite que todos estejam preparados e evita a correria de última hora, assim como deixar processos importantes de fora.

Além disso, a organização transmite profissionalismo e confiança aos pais e responsáveis pelos futuros alunos. Eles se sentirão mais seguros em uma instituição de ensino quando perceberem que tudo está bem estruturado.

Tenha uma comunicação clara

Pais e responsáveis ​​de alunos podem se sentir frustrados devido à incerteza e complexidade de um processo de matrículas escolares com poucas informações, o que pode afetar o bem-estar e a construção de uma boa relação com a escola.

Por isso, a gestão escolar precisa manter os pais informados sobre os procedimentos de matrícula e diferenciais da escola. E-mails, mensagens de texto e mídias sociais podem ajudar nesse processo. Uma comunicação clara demonstra transparência e interesse no bem-estar dos alunos, construindo um relacionamento positivo antes do início das aulas. 

Simplifique os processos de matrículas 

Os pais e responsáveis de alunos que encontram processos de matrículas escolares demorados podem ficar confusos com os documentos necessários, prazos de inscrição e requisitos específicos da escola. Todo esse cenário é negativo para a gestão escolar, diminuindo as chances da efetivação da matrícula. 

Diante disso, é preciso simplificar o processo de matrícula o tanto quanto possível. Por exemplo, oferecer formulários online de fácil preenchimento e fornecer instruções claras sobre os documentos necessários e prazos. Ao facilitar o processo de matrícula, a gestão escolar remove objeções e aumenta a probabilidade de conclusão da inscrição.

Disponibilize visitas e tours virtuais

A escola é o local na qual os jovens passam grande parte do dia. Por isso, os pais se preocupam em encontrar um ambiente acolhedor e com estrutura adequada para o desenvolvimento integral do aluno. 

Assim, uma das maneiras de melhorar a experiência no período de matrículas escolares é por meio de tours virtuais pela escola, mostrando as instalações, salas de aula e áreas esportivas. Se possível, permita visitas presenciais agendadas. Apresentar a instituição de ensino mostra o compromisso da escola em proporcionar uma experiência transparente.

Apresente cases de sucesso

Uma das estratégias mais utilizadas no marketing é a prova social, conceito baseado na ideia de que tendemos a tomar decisões influenciadas pelo comportamento ou opiniões de outras pessoas. Para isso, utilizam-se evidências para persuadir os consumidores, com base na premissa de que outras pessoas estão satisfeitas com determinado produto ou serviço.

Aplicando esse conceito nas campanhas de matrículas escolares, é possível compartilhar histórias de alunos que prosperaram na sua escola, seja em termos acadêmicos, esportivos ou sociais. Exemplos concretos demonstram o impacto positivo da escola na vida dos alunos, inspirando confiança nos pais e responsáveis.

Ofereça descontos e benefícios especiais

Incentivos financeiros e benefícios extras na hora da realização da matrícula escolar tornam a escolha mais atraente e valorizam a decisão dos pais e responsáveis. Caso seja possível, a gestão escolar pode oferecer descontos e outras vantagens, desde que não comprometa o orçamento financeiro da instituição. Veja exemplos: 

  • Ofereça um desconto para os pais que pagarem a mensalidade ou anuidade escolar com antecedência. Isso pode incentivar pagamentos pontuais e auxiliar na gestão do fluxo de caixa da escola.
  • Dê descontos para famílias com mais de um aluno matriculado na escola, estratégia que alivia a carga financeira das famílias para seus filhos na escola por mais tempo.
  • Considere estabelecer programas de bolsas de estudo para alunos talentosos e/ou com dificuldades financeiras, para demonstrar o compromisso da escola com a equidade e a educação de qualidade.
  • Crie programas de indicação, no qual os pais e responsáveis que recomendam a escola para novas famílias recebem descontos ou recompensas.

Ofereça um atendimento personalizado

Disponibilize uma equipe de atendimento para responder as dúvidas e fornecer assistência personalizada durante o processo de matrículas escolares. Afinal, um atendimento atencioso mostra que a escola se preocupa com as necessidades individuais das famílias, aumentando a confiança e a satisfação.

Comece por coletar informações sobre os interesses, preferências e necessidades dos pais, responsáveis e alunos para criar um atendimento personalizado. Isso pode ser feito por meio de formulários online, pesquisas ou interações anteriores com a escola.

As dicas da Conexia Educação não acabam ao final deste texto. Para aumentar as chances de uma campanha de matrícula exemplar, preparamos um material com mais informações que vão te ajudar nesse processo. O e-book é gratuito e pode ser baixado por meio de um formulário simples abaixo. Confira! 

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