Se antigamente os celulares e os videogames eram proibidos em sala de aula, o uso de tecnologias se tornou uma realidade cada vez mais aceita e buscada pelas instituições que desejam inovar e engajar os estudantes.
Mas como implementar os games na escola sem afetar a aprendizagem? Entenda nesse conteúdo por quê e como utilizar atividades interativas como ferramenta de ensino para os jovens!
Por quê implementar os games na escola?
A implementação de games na escola ganhou tanto destaque no aprendizado nos últimos anos que possui até nome próprio: gamificação.
Com essa metodologia que transforma qualquer situação de aprendizado por meio de elementos de jogos, é possível tornar a educação mais divertida e dinâmica. Isso porque os jogos fazem parte da rotina de muitos jovens, além de trazer essa realidade para a rotina de estudos.
De acordo com Paula Carolei, professora e coordenadora da graduação em Design Educacional da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com a implementação de games na escola os alunos conseguem ter uma postura mais exploratória e engajante.
“Por isso, o professor deve criar bons desafios, coerentes com as competências que se espera desenvolver no aluno. Quanto mais ações e reflexões os desafios demandarem, mais significativo será o aprendizado”, diz Paula.
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Quais os benefícios desse tipo de inovação escolar?
Estimula a autonomia dos estudantes
Apesar de ser uma importante competência socioemocional, a autonomia é difícil de ser aplicada em classes com diferentes tipos de alunos. Entretanto, com os jogos educacionais, os estudantes se tornam protagonistas na história virtual e na aprendizagem.
Já o professor é visto como mediador que determinará as regras para que o conhecimento ocorra de acordo com sua necessidade.
Promove o desenvolvimento de competências socioemocionais
Como já falamos acima, os games na escola promovem a autonomia dos estudantes. Mas essa não é a única competência socioemocional estimulada nos jovens.
Por meio dos games, os alunos ganham ferramentas que lhe ajudarão a aprender como processar informações, tomar decisões e trabalhar em equipe. Ou seja, como ter as habilidades necessárias para lidar com as dificuldades no jogo e em suas vidas pessoais.
Facilita a fixação de conteúdos e estimula a memória
Os jogos são uma excelente alternativa de aprendizagem para os jovens que apresentam dificuldades em absorver os assuntos, pois o conteúdo lúdico é mais facilmente absorvido. Existem, inclusive, estudos comprovando que o estímulo multissensorial impulsiona a plasticidade neural, contribuindo para a capacidade cognitiva e de memória.
Já que os professores podem usar vídeos, áudio, escrita ou todos juntos para propor os desafios, ele estimula o processo de assimilação dos materiais trabalhados e facilita a retenção de conhecimento.
Maior acessibilidade
A acessibilidade é um assunto de destaque nos ambientes escolares, com novas soluções sendo lançadas diariamente para tornar a escola em um espaço de inclusão para todos. E esse é mais um benefício que a implementação de games oferece.
Afinal, em um jogo é possível garantir que todos os jogadores recebam os mesmos recursos e informações, oferecendo uma oportunidade contínua de aprendizagem de habilidades e conhecimentos para o domínio de todas as fases do jogo.
Traz a medição do desempenho
Os estudantes não são os únicos beneficiados pela implementação de games na escola: os professores também podem ganhar uma nova ferramenta de medição de desempenho dos jovens.
Isso porque os jogos educativos trazem elementos-chave de avaliação, permitindo analisar a atuação, como mensurar os resultados para verificar a necessidade de ajustes no plano de aula da classe.
Como a gamificação é adotada nas instituições de ensino?
Após entender todos os benefícios que a implementação de games pode oferecer às escolas, é possível que você tenha ficado interessado em levar a tecnologia para a sala de aula.
Atualmente, existem diversas plataformas para diferentes públicos-alvo que podem levar todos esses benefícios e outros para os estudantes. Na Conexia Educação, por exemplo, nós oferecemos 3 plataformas com objetivos diferentes.
Educacross
Voltado para o Ensino Fundamental, o Educacross é um programa que visa transformar a aprendizagem, de maneira lúdica e gamificada, principalmente em disciplinas como Português e Matemática.
Podendo ser adaptado ao contexto de cada escola e do planejamento pedagógico adotado, ele contribuirá com:
- Multiletramento e socialização;
- Alfabetização;
- Língua Portuguesa;
- Matemática e lógica.
Além de engajar e promover o melhor que a gamificação tem a oferecer aos estudantes, gestores e educadores terão acesso a relatórios completos, roteiros personalizados e um suporte ágil e de qualidade.
Liga das Corujinhas
Liga das Corujinhas é a plataforma para a Educação Infantil. Nela, são disponibilizados jogos digitais que contemplam as habilidades e os conhecimentos necessários a essa fase da vida.
Contribui com o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, além da lógica-matemática, das relações socioafetivas e de outros temas importantes, como natureza, artes e música.
Com a Liga das Corujinhas, é possível investir no desenvolvimento infantil de forma lúdica, divertida e prazerosa.
Ubbu
A Ubbu é uma plataforma on-line que permite o ensino da ciência da computação e programação para crianças de 6 a 12 anos.
O objetivo é desenvolver a mente dos jovens e ensinar conhecimentos lógicos, estratégicos e de resolução de problemas. São atividades que promovem o desenvolvimento infantil e os preparam para o futuro tecnológico que os aguarda.
Ou seja, com um planejamento adequado e as tecnologias necessárias, a contribuição para o desenvolvimento dos alunos é incalculável. E se você se interessou pelas nossas tecnologias ou quer entender mais sobre o processo de implementação delas, que tal entrar em contato com o time da Conexia? Estamos esperando por você!
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