Ensinar por meio de contação de história é um recurso pedagógico comum na Educação Infantil há anos. Contudo, essa abordagem pedagógica ganha uma roupagem mais elaborada com o storytelling, técnica narrativa utilizada em produções audiovisuais para cativar a atenção do público.
Na educação, o storytelling é um recurso para engajar as crianças e adolescentes na aprendizagem por meio de aulas criativas e dinâmicas, tirando o aspecto engessado das metodologias pedagógicas tradicionais. Quer entender como trabalhar essa técnica com os seus alunos? Continue a leitura!
O que é storytelling na educação e como essa metodologia funciona?
Traduzido do inglês como contação de história, storytelling é uma técnica que utiliza a estrutura narrativa de uma história para transmitir uma mensagem. Apesar de já ser bastante conhecida no marketing e na indústria cinematográfica, com o tempo ela passou a ser utilizada em outros contextos, a exemplo na educação.
O uso do storytelling na educação utiliza histórias como recurso pedagógico de ensino e aprendizagem. É uma abordagem que aproveita o poder das narrativas para envolver os alunos, estimular a imaginação e despertar o interesse e motivação pelos estudos – sem deixar de lado a transmissão de conhecimentos acadêmicos.
Para captar a atenção do público (seja ele espectadores em um cinema ou estudantes em uma sala de aula), o storytelling envolve a criação de uma narrativa com personagens, enredo, conflitos e emoções a fim de transmitir uma mensagem. Ele se baseia no poder das histórias para envolver as pessoas emocionalmente, despertar a curiosidade e despertar reflexões.
Existem elementos essenciais no storytelling:
- Personagens: são os protagonistas da história, com os quais o público pode se identificar e criar uma conexão emocional.
- Enredo: é a sequência de eventos que compõem a história, com começo, meio e fim – tipo de estrutura que mantém o interesse do público.
- Conflito: elemento que impulsiona a história, criando tensão e desafios para os personagens. O conflito pode ser interno (dúvidas, medos) ou externo (obstáculos).
- Emoção: o storytelling visa despertar emoções no público, seja alegria, tristeza, surpresa, empatia ou qualquer outro sentimento que ajude conectar as pessoas à história.
- Mensagem: ele também visa transmitir uma mensagem, lição ou significado mais profundo por trás da história. Pode ser uma reflexão sobre a vida, uma crítica social ou qualquer outra ideia que se pretenda comunicar.
Quais os benefícios do storytelling para a aprendizagem?
Ilustrar conceitos acadêmicos
O uso do storytelling na educação pode servir para explicar conceitos complexos ou abstratos de maneira simplificada aos alunos. Ao apresentar informações em uma narrativa envolvente, as crianças e os jovens podem entender conceitos com mais facilidade e relacioná-los com situações da realidade, propiciando uma aprendizagem significativa.
Promover o desenvolvimento da empatia
Como ensinar os malefícios do bullying aos jovens? Nesse sentido, as histórias têm o poder de despertar a empatia dos estudantes, permitindo que eles se coloquem no lugar dos personagens e compreendam diferentes perspectivas.
Com isso, é possível desenvolver habilidades socioemocionais importantes para a vida acadêmica e social, além de promover a compreensão e a tolerância.
Estimular a criatividade
A contação de histórias encoraja os estudantes a usarem a imaginação e a criatividade no aprendizado. Eles podem ser incentivados a criar suas próprias histórias, personagens e cenários, o que desenvolve habilidades de expressão e comunicação.
Reforçar valores de vida
As histórias podem transmitir mensagens importantes sobre valores, ética e lições de vida, aspectos que auxiliam na formação cidadã do aluno. Ao apresentar personagens e situações que enfrentam desafios e dilemas, as crianças e adolescentes podem refletir sobre essas questões e aprender com elas.
Engajar os alunos na aprendizagem
O uso de histórias como parte do processo de aprendizagem torna as aulas mais envolventes e interessantes, o que é importante em uma geração de alunos imersa na tecnologia. As narrativas despertam a curiosidade, mantendo-os motivados e ajudando na retenção de informações por um tempo maior.
>>> Baixe o e-book gratuito: Como transformar o ChatGPT em um aliado da educação?
Como aplicar o storytelling na sala de aula
A seguir, confira 5 maneiras de aplicar o storytelling nas aulas.
Utilize contação de histórias
Para aplicar o storytelling nas aulas, o professor pode contar histórias para os alunos, seja por via oral, livros ou recursos multimídia. As histórias podem ser relacionadas aos exemplos de conhecimentos acadêmicos ou usados para transmitir valores, promover a reflexão e estimular a imaginação na educação socioemocional.
Implemente a Aprendizagem Baseada em Projetos
O storytelling pode ser usado em conjunto com a Aprendizagem Baseada em Projeto, abordagem pedagógica que enfatiza a aplicação prática do conhecimento por meio da realização de projetos. Assim, o professor consegue envolver os alunos na criação de narrativas em torno de um tópico específico.
Invista em jogos educativos
Sob os conceitos da gamificação, o storytelling pode ser incorporado em jogos educativos, onde os alunos assumem papéis de personagens e enfrentam desafios em um cenário fictício. Essas atividades promovem a aprendizagem ativa, a tomada de decisões e o trabalho em equipe.
Trabalhe a interdisciplinaridade
O storytelling na educação pode ser posto em prática em aulas interdisciplinares, abordagem pedagógica que visa integrar conceitos e conteúdos de diferentes disciplinas ou áreas do conhecimento em uma única aula ou projeto. Para isso, é preciso estabelecer conexões entre áreas diferentes, explorando as relações entre elas.
Apresente conceitos do cotidiano dos estudantes
Se storytelling é sobre se conectar emocionalmente com o público, por que não abordar temas do cotidiano nas aulas? Ao abordar conteúdos relevantes para a vida e experiências dos estudantes, a educação se torna mais significativa. Afinal, é uma abordagem que permite fazer conexões entre o que aprendem e sua própria realidade.
Como você aprendeu neste post, o storytelling é uma maneira de inovar na aprendizagem de alunos da Educação Básica. Porém, não é a única. Se você quer melhorar a qualidade do ensino da sua escola, acesse o blog da Conexia Educação e siga as redes sociais (YouTube / Facebook / Instagram) para ficar por dentro de temas importantes para a educação.
Deixar um comentário