Entre escolas públicas e privadas, a Educação Básica brasileira conta com quase 180 mil instituições de ensino que oferecem Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio. Com tantas opções, é preciso ter uma boa estratégia para captar alunos e se destacar em um concorrido mercado educacional.
Apesar de todos sabermos que a educação é uma das maiores prioridades dos responsáveis dos alunos, há inúmeros fatores que influenciam na hora de escolher a instituição de ensino no início do ano letivo.
Então, se por um lado, sempre haverá demanda por matrícula, do outro, é necessário entender como atender às preocupações dos responsáveis. Nesse caso, é importante pensar em estratégias para captar alunos durante todo o ano letivo . Veja a seguir!
Qual a importância das ações para captar alunos?
Quando se fala em captação, as estratégias tradicionais, como anúncios em meios online e offline, panfletagem ou colocação de outdoor são importantes para ampliar o alcance da escola — isso sem contar no digital. Porém, essas medidas podem não surtir efeito se a gestão escolar não preencher os requisitos de escolha da família dos estudantes.
Por exemplo, não adianta elaborar propaganda em outdoor, televisão e internet, se a escola não contar com diferenciais competitivos — metodologias que estimulem a autonomia estudantil, educação socioemocional e estrutura física completa, por exemplo.
Além das estratégias de marketing para captar alunos, é necessário avaliar a escola como um todo para verificar possíveis pontos de melhoria, capazes de aumentar o número de matrículas e a retenção dos alunos ao longo do ano letivo.
O que a família observa na hora de escolher escola?
Alguns dos pontos de atenção entre familiares durante essa importante escolha são:
- valores morais e éticos compartilhados pela escola;
- instalações físicas da escola;
- Projeto Político Pedagógico;
- capacitação do corpo docente;
- segurança interna;
- valor da mensalidade;
- comunicação da escola com a família;
- resultados positivos obtidos pelos alunos;
- uso de tecnologias educacionais;
- localização.
Veja também: Descubra como a tecnologia pode contribuir para a retenção de alunos
Como melhorar a captação de alunos?
Ao entender melhor o que a família observa ao escolher uma escola, será mais fácil estruturar as ações para captar alunos durante todo o ano letivo. Alguns pontos apresentados acima não podem ser alterados, no entanto, ainda é possível fazer melhorias para atrair o público-alvo.
Invista no marketing educacional
Quando a escola oferece diferenciais que se destacam no mercado, é preciso divulgá-los de maneira que atraia a atenção de familiares e alunos. Para isso, o marketing educacional pode ajudar a criar relacionamento positivo com o público-alvo e, assim, captar alunos.
Marketing educacional nada mais é do que a implementação de ações de marketing voltadas para as especificidades desse segmento. Dessa maneira, cria-se uma visão capaz de atrair pais, responsáveis e alunos. Essas ações podem ser realizadas em meios online e offline.
O marketing educacional é a melhor alternativa para gerenciar as ações e tornar a captação de alunos mais prática e eficiente, por meio de um planejamento específico para interagir com o público-alvo e promover o crescimento exponencial nas matrículas.
A Conexia Educação abordou o tema em 2021 neste conteúdo. Veja as dicas!
Estratégias de SEO na educação
Entre as opções de marketing educacional, a escola pode utilizar o Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), conjunto de práticas voltadas para melhorar o posicionamento de páginas na internet.
Sabe quando você pesquisa algo no Google, e aparece uma página com vários resultados? O SEO é o responsável por entregar esses conteúdos ao leitor. Na educação, por exemplo, essa estratégia fará com que o buscador coloque o site de determinada instituição nos primeiros resultados quando for feita uma pesquisa de termos relacionados.
Automatização de matrícula
A gestão escolar e pedagógica é repleta de atividades rotineiras que precisam ser efetuadas com agilidade e precisão. Para isso, são desenvolvidos softwares que automatizam inúmeras tarefas relacionadas à captação de alunos.
Um exemplo dessa tecnologia é o CRM educacional, ferramenta digital utilizada para gerenciar as interações com os clientes. A admissão e emissão de documentos, boletos e pagamento e envio de lembretes estão entre as funcionalidades mais comuns desse recurso.
A automação na gestão escolar também auxilia nas ações para captar alunos, principalmente ao reunir e analisar dados de clientes em potencial, bem como fazer o acompanhamento da jornada no funil de captação.
A partir disso, a escola consegue planejar ações assertivas para o público-alvo.
Metodologia educacional inovadora
Como citado anteriormente, a qualidade de ensino é um dos fatores importantes para a escola captar alunos. Afinal, não basta apresentar uma imagem positiva: é necessário de fato praticar o que apresenta nas ações de marketing. Para isso, a escola pode implementar metodologias pedagógicas inovadoras.
A Conexia Educação, uma das maiores referências no País em soluções educacionais, oferece tecnologias voltadas para o ensino-aprendizagem autônomo e centrado no aluno. Acesse o site e conheça cada programa:
- My Life — programa de educação socioemocional, voltado para preparar o aluno do Fundamental e Ensino Médio para os desafios do século XXI;
- High Five — programa de educação bilíngue, com foco no ensino integrado de inglês e português, por meio de aulas e atividades imersivas;
- Plataforma AZ — solução educacional completa com ferramentas que estimulam a autonomia e o gosto do estudo, com o uso da tecnologia, conteúdo multiplataforma e trilha de aprendizagem personalizada.
Dica bônus: Maratona Campanha de Matrículas
As ações para captar alunos devem acontecer ao longo de todo ano letivo, mas o período de matrícula e rematrícula é crucial para a instituição de ensino ter bons resultados. Pensando nisso, a Plataforma AZ criou a “Campanha de Matrículas: como garantir a maior captação e retenção de alunos?”.
A capacitação 100% online e gratuita foi estruturada para gestores e mantenedores de escolas particulares, que desejam elaborar um planejamento consistente e ter insights importantes sobre o período de matrículas. Ao todo, são cinco aulas com certificado:
- O mercado educacional brasileiro e a necessidade de uma gestão escolar eficiente.
- Como se posicionar com as rematrículas em um negócio de fidelização como a escola?
- Temos um negócio de fidelização, mas todo ano precisamos de alunos novos?
- O que fazer quando a família estiver em sua escola?
- Faixa Bônus: O que você pode fazer para encantar os pais na sala de matrículas?
Quer começar o ano letivo expert em captar alunos? Acesse o site da Plataforma AZ e faça a sua inscrição.
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