Verificar o nível de aprendizagem do aluno é uma das principais funções da gestão pedagógica, já que os resultados permitem a adaptação do ensino. Para isso, a escola poderá aplicar avaliação formativa, diagnóstica e/ou somativa.
Vale ressaltar que os diferentes tipos de avaliação escolar podem ser utilizados em conjunto para melhorar o ensino-aprendizagem. Assim, o professor pode obter, no início do ano letivo, o diagnóstico geral do aluno. Mas, ao longo do processo educativo, é possível acompanhar o progresso por meio da avaliação formativa.
Neste texto, você entenderá como as diferenças entre elas e como a tecnologia pode ajudar a avaliar os alunos.
O que é avaliação formativa?
A avaliação formativa é um tipo de análise utilizada para verificar se o aluno alcançou os objetivos educacionais ao longo do ano letivo. Dessa maneira, é possível avaliar se o estudante está apto para avançar nas próximas etapas educacionais, bem como ajustar o ensino conforme as necessidades da turma.
Para isso, em vez de se concentrar apenas no final do processo educacional, a avaliação formativa é realizada ao longo da aprendizagem, impactando positivamente na melhoria do rendimento escolar e evitando a reprovação. Outro ponto é que os alunos podem dar feedbacks sobre o ensino oferecido.
Esse tipo de avaliação escolar pode ser aplicado por meio de atividades após o ensino do conteúdo. Por exemplo, é possível aplicar questionários, exercícios, trabalhos em grupo e outras atividades.
Ao utilizar uma avaliação formativa, os professores podem identificar as dificuldades dos alunos enquanto o processo educacional está em curso. A prática pedagógica poderá ser ajustada para atender às necessidades individuais de cada aluno.
Vale ressaltar que não há caráter punitivista na avaliação formativa, ou seja, esse instrumento não visa atribuir notas ao aluno. Ela é uma ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem que permite o acompanhamento do desenvolvimento dos alunos.
O que é avaliação diagnóstica?
Diferente da avaliação formativa, a avaliação diagnóstica identifica as habilidades e conhecimentos prévios do aluno antes do processo educacional. Com isso, é possível verificar possíveis dificuldades no conteúdo que será ensinado posteriormente e, assim, adaptar o plano pedagógico.
Esse tipo de avaliação pode ser aplicada nos casos em que há utilização da aprendizagem significativa, abordagem pedagógica na qual um novo conteúdo ensinado ao aluno se relaciona com conhecimentos que ele possui. Além disso, funciona muito bem para a personalização do ensino.
A avaliação diagnóstica pode ser feita por testes, experimentações, observações, entrevistas ou qualquer ferramenta que permita identificar os conhecimentos prévios do aluno. Com base nos resultados, é possível utilizar ferramentas e abordagens pedagógicas para o aluno superar as dificuldades identificadas.
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O que é avaliação somativa?
A avaliação somativa é a mais aplicada na rotina escolar. Esse instrumento pedagógico serve para avaliar o aprendizado do aluno ao final de um período de ensino, que pode ser bimestral, trimestral, semestral ou anual. Geralmente, a escola define as métricas para as notas e conceitos finais.
Por ser utilizada para medir o nível de conhecimento adquirido, o resultado da avaliação somativa pode ter caráter decisivo em relação à aprovação ou reprovação do aluno. Ou seja, a nota final decide pela aprovação ou reprovação escolar do aluno. Além disso, costuma cobrar conteúdos ensinados na sala de aula durante todo o ano letivo.
Ela pode ser realizada por meio de provas, trabalhos e projetos, entre outras atividades. É importante ressaltar que a avaliação somativa não deve ser a única utilizada no ensino-aprendizagem, pois o resultado representa apenas uma parte do processo educacional.
Sendo assim, é importante que o professor utilize também a avaliação formativa para verificar o aprendizado do aluno ao longo do processo educacional. Com isso, garante-se uma aprendizagem mais efetiva, evitando a má absorção do conteúdo e a falta de desenvolvimento de habilidades importantes para as próximas etapas da educação.
Quais as diferenças entre as avaliações formativa, diagnóstica e somativa?
Para entender melhor as diferenças entre avaliação formativa, somativa e diagnóstica, confira o quadro a seguir.
Tipo de avaliação escolar | Para que serve | Quando aplicar |
Avaliação formativa | Visa acompanhar a aprendizagem do aluno ao longo do ano letivo, para verificar se os objetivos educacionais traçados foram alcançados. | Ao longo de todo período de aprendizagem. |
Avaliação diagnóstica | Verificar quais habilidades e nível educacional o aluno possui, de forma geral ou segmentada. | Início do processo de aprendizagem. |
Avaliação somativa | Mensurar as habilidades desenvolvidas pelo aluno ao final do processo educacional, atribuindo nota. | Aplicado no final do processo de aprendizagem, e o resultado pode servir de comparação com períodos anteriores. |
Uso da tecnologia na avaliação escolar
Esteja sua escola optando pela avaliação formativa, somativa ou diagnóstica, a tecnologia é uma aliada importante para verificar o nível de aprendizagem dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Afinal, a geração de estudantes atual conversa diretamente com as novas soluções tecnológicas.
Além disso, colabora para a implementação das metodologias ativas, que têm como pilar a utilização de ferramentas digitais. Diversos recursos podem ser usados para avaliar os alunos, tais como jogos digitais educacionais, plataformas de aprendizagem ou questionários online.
A tecnologia permite um acompanhamento individualizado, pois cada aluno apresenta dificuldades e potencialidades diferentes. Nesse caso, a avaliação formativa aplicada em meios digitais facilita a coleta de dados da turma por parte do professor, resultando, assim, no panorama atual em relação aos objetivos esperados.
Avaliação escolar com a Conexia Educação
O protagonismo estudantil, autonomia e uso de tecnologia são os principais pilares das soluções pedagógicas da Conexia Educação. Os recursos permitem a avaliação do aprendizado do aluno, de maneira didática, prática e alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Uma das soluções educacionais disponíveis é a Plataforma AZ, sistema de ensino completo que promove a alta performance dos estudantes, o gosto pelo estudo e potencializa a aprendizagem dos alunos para um mundo de possibilidades.
Para avaliação de aprendizagem, a escola pode utilizar o AZ +. Essa ferramenta pedagógica ajuda as escolas na priorização, na avaliação e no desenvolvimento das habilidades focais, considerando a articulação de conteúdos e habilidades de duas séries diferentes em um mesmo ano letivo.
Nesse caso, é aplicada avaliação inicial para diagnosticar as habilidades focais que o aluno desenvolveu, no ano letivo anterior, referente à série AZ +, e quais ele ainda precisa desenvolver para evoluir no ano letivo da série vigente. Além disso, há outros recursos inovadores que podem ser utilizados para avaliação formativa.
Quer conhecer melhor como a Conexia Educação e Plataforma AZ podem contribuir para avaliar os alunos da sua escola? Envie-nos uma mensagem via formulário ou visite os nossos sites.
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