Todos os dias o pequeno Theo de apenas 3 anos se arruma e fica ansioso pela entrada ao vivo da professora. Neste período de distanciamento social, a tecnologia se tornou aliada do aprendizado. Pensando em melhorar a desenvoltura do filho, durante os minutos de aprendizagem a distância, os pais projetaram a imagem na TV da sala, onde é possível o aluno da educação infantil interagir com a professora, praticar os exercícios propostos em inglês e ouvir atentamente os conteúdos das atividades 


Esse novo modelo de levar a sala de aula para dentro das casas dos estudantes ainda é uma novidade em todo o mundo, mas os professores, os alunos e os pais precisaram se adaptar a essa nova forma de aprendizagem, devido a suspensão das aulas motivadas pela rápida disseminação do COVID-19. 

Os efeitos da pandemia em todo o mundo fizeram com que as pessoas tivessem que se adaptar a uma nova realidade, diversas áreas e atividades foram afetadas e mudaram o cotidiano de muita gente. Na educação não foi diferente: mais de 1 bilhão de alunos tiveram as aulas presenciais suspensas por causa do vírus, medida essencial, em vista de sua gravidade. 

Neste momento crucial, a ajuda veio da tecnologia. Ela se tornou essencial para que o conteúdo das aulas continuasse sendo desenvolvido por todos. Os professores são os novos “youtubers” do pedaço e estão se desdobrando para levar as atividades até os alunos de maneira eficaz, positiva e com o intuito de garantir o cumprimento do currículo escolar.  

Soluções digitais 

A tecnologia é, neste momento, a grande aliada para que serviços essenciais continuem sendo ofertados. E, na área educacional, as soluções digitais vão muito além de um simples recurso de comunicação. 

Os aplicativos educacionais integram a aprendizagem, permitindo não somente a apropriação de conteúdo, mas o desenvolvimento das habilidades e competências previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como o pensamento criativo, lógico e crítico, por meio de jogos e atividades planejados para estimular nos estudantes a capacidade de construir seus conhecimentos. 

Desta forma, entende-se que a tecnologia pode servir ao processo educativo como peça-chave. Ao contrário do que se pensaela ajuda na aproximação dos estudantes com a escola, promovendo atividades de sociabilização, de trocas afetivas e de conhecimento.  

Conexia Educação

A Conexia Educação é uma empresa do Grupo SEB, o maior grupo de Educação Básica do Brasil, que nasceu para desenvolver, agora, a educação do futuro. Acreditando que cada aluno é único e tem necessidades individualizadas, utiliza o digital como alavanca para potencializar a aprendizagem e empoderar os alunos e os professores em busca de um trabalho mais colaborativo, contextualizado e baseado em dados. Essa jornada de transformação acontece por meio de um completo ecossistema integrado, entregue por meio das marcas Plataforma AZ de Aprendizagem, High Five Bilingual School e My Life Educação Socioemocional. Saiba mais em www.conexia.com.br