O professor é essencial no processo de ensino-aprendizagem. Com seu apoio, os alunos conseguem se preparar para as provas regulares, assim como vestibulares e o Enem.
Com a aproximação desses testes, é comum que os alunos estejam mais estressados e ansiosos. Mas é possível – e importante – acolher e auxiliar esses jovens, principalmente com dicas e informações sobre o Enem, como as que preparamos neste conteúdo! Continue a leitura para aprender com a Conexia Educação!
Qual a importância do professor na preparação para o Enem?
O professor desempenha um papel fundamental na preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Como o Enem é utilizado como critério de seleção para ingresso em diversas instituições de ensino superior do País, essa é uma avaliação com grande impacto na vida dos estudantes.
Nesse sentido, o professor tem o conhecimento e a experiência necessários para guiar os alunos na preparação para o Enem, como:
- ajudar a identificar as áreas de maior dificuldade dos alunos;
- fornecer feedbacks de desempenho;
- transmitir conteúdos relevantes da prova de forma clara, assim como sanar dúvidas dos estudantes;
- estabelecer um plano de estudos estruturado para abordar as diferentes disciplinas cobradas na prova.
Saiba como auxiliar os alunos nos estudos com as dicas sobre o Enem
Veja, a seguir, 5 maneiras que os professores podem ajudar seus alunos em uma das etapas mais desafiadoras do Ensino Médio.
1. Auxilie os alunos na elaboração do cronograma de estudos
Uma das principais ações para ajudar o aluno a estudar para o Enem é auxiliar na elaboração de um cronograma de estudos eficiente, com pausas e tempo para descanso e lazer. Afinal, uma boa organização ajuda na definição de quais temas estudar, em quais dias e quais assuntos merecem maior atenção.
Além disso, com um plano de estudos bem estruturado, o estudante tem uma visão mais realista do que é preciso ser feito, o que pode reduzir a sensação de sobrecarga e ansiedade durante o período de preparação.
Um cronograma também ajuda a administrar o tempo de estudo, evitando que sejam dedicadas horas excessivas a um único assunto e permitindo que outras áreas de conhecimento também recebam a atenção necessária.
2. Esteja disponível para esclarecer as dúvidas
Além das aulas regulares, os vestibulandos costumam estudar em outros horários, sejam sozinhos ou com amigos. No entanto, dúvidas podem surgir entre uma aula e outra.
Nesse sentido, outra dica para os professores é estar disponível para esclarecer dúvidas, oferecendo explicações detalhadas e elucidando conceitos para garantir uma compreensão sólida dos temas estudados. Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de plantão semanal de tira-dúvidas online e aulões abertos ao longo dos meses de preparação.
>>> Baixe o e-book gratuito: Como escolher o melhor sistema de ensino para a minha escola?
3. Ofereça apoio emocional e motivação
O vestibular é um momento de tensão para quase todos os vestibulandos. Dúvidas sobre o tema da redação, se a carga de estudos é adequada, expectativa para o resultado das notas, são algumas das diversas incertezas que podem atrapalhar o rendimento acadêmico na preparação para o exame.
Por causa disso, preparar-se para o Enem pode ser uma tarefa desafiadora e estressante para muitos alunos. Nesse caso, o educador pode oferecer apoio emocional, incentivar os estudantes a persistirem em seus esforços e acreditarem em suas capacidades, o que é essencial para um bom desempenho.
Por exemplo, o professor pode falar sobre o próprio processo antes de entrar na universidade, o que ele fez para escolher a carreira e o que foi feito para superar os desafios. Além disso, é preciso diminuir as expectativas, já que o progresso não acontece do dia para a noite — é preciso persistência e constância para chegar lá.
4. Aplique simulados e provas anteriores
Proporcionar aos alunos acesso a simulados e provas de anos anteriores é uma dica eficaz para o Enem, que irá ajudá-lo a se familiarizar com o formato e o estilo das questões. Além disso, os simulados ajudam a desenvolver a habilidade de gerenciar o tempo durante a preparação, bem como a tolerância ao estresse.
Geralmente, o próprio Enem disponibiliza as provas anteriores, mas também é possível utilizar plataformas de simulados já prontos.
A Plataforma AZ, por exemplo, disponibiliza aos alunos simulados com 180 questões objetivas, uma proposta de redação e boletim de desempenho com correção no padrão TRI e simulador SiSU.
5. Dê feedbacks construtivos aos alunos
O professor deve oferecer feedbacks individualizados sobre o desempenho dos alunos em simulados e atividades, destacando pontos fortes e áreas a serem melhoradas. Com orientações específicas, os estudantes podem direcionar os esforços para aprimorar habilidades e conhecimentos para o Enem.
Por meio do feedback, o professor desperta a confiança do estudante em um momento importante de sua vida. Feedbacks positivos, reconhecendo conquistas e esforços, podem aumentar a motivação do aluno, pois o reconhecimento pelo trabalho duro impulsiona o desenvolvimento de habilidades, encorajando-o a buscar novos desafios.
Conexia Educação na preparação para o Enem
Sua escola pode ajudar os alunos no Enem por meio das funcionalidades da Plataforma AZ, uma das soluções educacionais inovadoras da Conexia Educação. Mais do que um sistema de ensino completo, o AZ promove a alta performance dos estudantes, o gosto pelo estudo e potencializa a aprendizagem dos alunos para um mundo de possibilidades.
Entre as nossas dicas para o Enem, a Plataforma AZ oferece:
- Conteúdo alinhado à BNCC, aos Itinerários Formativos, ao Enem e aos principais vestibulares;
- Reta final Enem com questões de exames passados e questões inéditas;
- Plataforma de Correção de Redação online que permite o envio dos textos para especialistas da plataforma – ou para os professores da sua escola – avaliarem de acordo com o padrão do Enem;
- Conteúdo multiplataforma para ser desenvolvido de forma intensiva durante o segundo semestre;
- Exercícios com feedback imediato;
- Dashboard para acompanhamento da performance em tempo real;
- E muito mais.
Acesse o site da Plataforma AZ e conheça melhor o programa. Aproveite também para seguir as redes sociais da Conexia Educação (YouTube / Blog / Instagram) para ter acesso a outras dicas e novidades relacionadas à educação.
Deixar um comentário