O ChatGPT deu o que falar no início de 2023, com a ferramenta de inteligência artificial (IA) chamando atenção pela capacidade de responder a praticamente qualquer pergunta. Mas, apesar de promissora, surgiu o debate sobre como o recurso será usado na educação.

Neste texto, separamos os principais desafios do ChatGPT na educação e como a escola pode se adaptar à ferramenta. 

O que é ChatGPT?

O ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial (IA) voltada para a criação de textos, como se fosse um mecanismo de busca. Nesse caso, o usuário insere a pergunta que, em poucos segundos, o recurso apresenta uma resposta curta e objetiva. O interessante é que a linguagem utilizada é muito natural, como se fosse um ser humano por trás da tela.

Por meio do ChatGPT é possível obter informações sobre praticamente qualquer assunto, desde criar letras de músicas inéditas até responder questões da primeira fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) — no experimento, o robô de IA foi aprovado na avaliação.

A ferramenta consegue melhorar à medida que interage com os humanos. Por esses e outros benefícios que o debate do uso do ChatGPT na educação ganhou força. Afinal, os alunos podem facilmente solucionar atividades passadas na sala de aula com poucos cliques. 

As escolas da cidade de Nova York proibiram o ChatGPT. Segundo o departamento de educação da cidade, a ferramenta será proibida em todos os dispositivos e redes nas escolas públicas da cidade. No Brasil, até a finalização deste texto, não há proibições legais sobre o uso da ferramenta nas instituições de ensino. 

Quais os impactos do ChatGPT na educação?

A tecnologia é uma aliada importante no ensino-aprendizagem. Contudo, é preciso ter atenção para a ferramenta ser utilizada de forma responsável. A seguir, entenda quais são os principais desafios do ChatGPT na escola. 

Falta de engajamento dos alunos

A falta de engajamento e interesse dos alunos é um problema constante para a condução do ensino-aprendizagem de qualidade. Esse contexto pode ser ainda mais difícil para o professor trabalhar conteúdos de textos na sala de aula, porque o ChatGPT consegue responder a praticamente qualquer pergunta em poucos segundos.

Nesse sentido, o aluno poderá utilizar a ferramenta para realizar atividades de redação, por exemplo. Isso pode impedir o desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes como senso crítico e criatividade e, também, dificultar o engajamento dos alunos em torno da tarefa. 

Trabalhos acadêmicos desatualizados e sem fonte de pesquisa

A ferramenta utiliza grandes bases de dados complexos para gerar as respostas. No entanto, o sistema foi alimentado com informações até 2021, ou seja, não conta com dados recentes. Mas há também a falta de fonte de referência nas respostas apresentadas ao usuário.

Diferentemente do Google, no qual o link da página é apresentado em cada resultado de busca, o ChatGPT responde apenas em texto, sem indicação de onde a informação foi retirada. Esse é mais um desafio para a educação, porque os alunos podem apresentar as atividades sem fonte de pesquisa, informações imprecisas e conteúdos tendenciosos.

Conteúdos similares 

Apesar de o robô utilizar machine learning para aprender conforme o uso, os resultados apresentados podem ser similares. Afinal, a ferramenta se tornou popular no início de 2023, tempo insuficiente para que todas as perguntas possíveis tenham sido feitas e aprimoradas nos próximos resultados de busca.

Nesse caso, o professor se deparará com conteúdos similares e com pouca criatividade. Cabe à escola encontrar mecanismos para identificar quando a tarefa seja feita exclusivamente com o recurso. Porém, tecnicamente, o conteúdo gerado pelo ChatGPT não é plágio, pois a ferramenta utiliza algoritmos para criar textos únicos.

Como a escola pode utilizar o ChatGPT na educação

Enquanto alguns educadores argumentam que o ChatGPT na escola pode ser um aliado poderoso para professores, sobretudo para facilitar a preparação de aulas, outros afirmam que o uso da IA ​​pode desvalorizar habilidades socioemocionais importantes.

De todo modo, a tecnologia veio para aumentar as habilidades humanas, e não para eliminá-las. Por isso, o caminho não é banir totalmente o uso do ChatGPT na educação, mas sim, entender como a ferramenta funciona para tirar proveito dela na sala de aula. A seguir, confira algumas dicas:

  • utilize o ChatGPT para criar planejamento de aulas mais rapidamente; 
  • prepare aulas sobre ética e uso moral da ferramenta;
  • apresente conceitos que envolvem inteligência artificial (IA) e linguagem de programação;
  • pense em atividades e avaliações escolares que estimule a argumentação do aluno;
  • invista em atividades orais; 
  • solicite o site com a referência do conteúdo apresentado nas atividades; 
  • estimule o aluno a questionar as respostas apresentadas pela ferramenta, verificando a veracidade das informações em outras fontes de pesquisa.

Tecnologia no ensino-aprendizagem com a Conexia Educação

O ChatGPT é uma das várias ferramentas digitais que podem ser usadas para aprimorar o ensino-aprendizagem, a exemplo das tecnologias educacionais. Uma das maiores referências no País na área, a Conexia Educação, disponibiliza várias ferramentas.

  • Plataforma AZ

Solução educacional completa, com recursos para despertar o gosto do estudo e preparar o aluno para os desafios do século XXI. Para cada etapa escolar, a Plataforma AZ conta com um conjunto de ferramentas que desenvolve o letramento digital, individualização da aprendizagem. 

Entre os recursos estão conteúdos gamificados e lúdicos na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e trilhas personalizadas conforme as necessidades de cada aluno, nos anos finais do Fundamental e no Ensino Médio.

  • High Five

Plataforma digital para aplicação da Educação Bilíngue, metodologia pedagógica que engloba o ensino da língua portuguesa e inglesa. O High Five está alinhado às habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como norteado pelos pilares da UNESCO para a formação do cidadão do século XXI.

Para a aprendizagem, são utilizados recursos pedagógicos digitais e físicos para dar suporte ao dinamismo e ludicidade das aulas​. Além disso, as escolas têm à disposição avaliações e worksheets prontas para facilitar a vida dos educadores.

  • My Life 

Com parceria pedagógica com o Instituto Ayrton Senna, o My Life é um programa de educação socioemocional que visa o desenvolvimento de habilidades e competências emocionais e sociais durante a aprendizagem. Todo o projeto tem embasamento científico, bem como está alinhado à BNCC.

Entre os recursos disponibilizados estão a ferramenta para identificação dos recursos socioemocionais e plano de ação para o desenvolvimento do projeto de vida do aluno. Além disso, o programa oferece conteúdos ampliados para a Educação Bilíngue.

Sua escola ainda não utiliza tecnologias educacionais para aprimorar ensino dos alunos? Entre em contato com a Conexia Educação e conheça as soluções digitais.