Com a era digital, ler livros online tornou-se uma opção certeira para quem quer expandir seus conhecimentos e descobrir novas obras. Uma vez que o hábito da leitura traz grandes benefícios tanto para crianças quanto para adultos.
Além disso, é possível ler livros online de forma gratuita em plataformas que apresentam obras completas de grandes autores como Machado de Assis, Gabriel García Márquez e Fernando Pessoa.
Nessas plataformas, você também pode acessar conteúdos em áudio e vídeo. Outras bibliotecas oferecem fontes confiáveis para enriquecer pesquisas e trabalhos acadêmicos. Confira a lista!
2. Portal Domínio Público
Criado em 2004, o portal brasileiro Domínio Público tem como missão ser uma biblioteca virtual de amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas de domínio público, em diversos formatos como texto, som, imagem e vídeo.
As obras de domínio público são aquelas que não estão mais sob proteção dos direitos autorais e possuem divulgação autorizada fazendo parte do patrimônio cultural brasileiro e universal.
Desenvolvido em software livre, os usuários podem pesquisar e ler livros online de diversas áreas como Educação, Comunicação e Direito — disponíveis em 15 idiomas diferentes —, além de ter acesso a obras consagradas de Machado de Assis, Fernando Pessoa, Joaquim Nabuco e outros.
Tenha acesso ao acerto pelo site.
3. Biblion
Pegue emprestado o livro online e devolva em 15 dias. A Biblion (Biblioteca Digital Gratuita de São Paulo) conta com um acervo de títulos de domínio público, livros contemporâneos, jornais e revistas e ainda promove clubes de leitura e encontros.
O cadastro é gratuito e pode ser feito em menos de 5 minutos. Em cada obra, ainda é possível ver uma sinopse, uma prévia antes de começar a leitura e avaliação de leitores.
Para fazer o cadastro e começar a ler, clique aqui.
4. BBM Digital
Uma experiência de leitura que vai além. O acervo da Biblioteca Brasiliana Guita José Mundim (BBM), mantido pela USP, conta com livros online digitalizados, documentos, artigos históricos, galeria de fotos, mapas e jornais que enaltecem a história do Brasil.
A extensa coleção é dividida em quatro vertentes: assuntos brasileiros, literatura em geral, livros de arte e livros que são considerados objetos de arte em virtude de seus traços tipográficos, de sua diagramação, ilustração, encadernação, etc. Não há necessidade de realizar cadastro e todo o conteúdo é livre e gratuito.
5. Cultura Acadêmica
Outra instituição de ensino brasileira que mantém um amplo acervo em biblioteca online é a Unesp. Nela, é possível encontrar publicações acadêmicas que trazem conteúdo mais técnico de diferentes áreas como Arquitetura e Urbanismo, Artes, Economia, Ciência da Informação e Engenharias. Além de livros online gratuitos que podem ser salvos em formatos PDF e ePUB.
5 bibliotecas para ler livros online e fazer pesquisas acadêmicas
1. Project Gutenberg
A primeira biblioteca online do mundo, criada em 1971 por Michael S. Hart, conta com mais de 70 mil livros online e audiobooks, de diferentes idiomas. Por ser gratuita, a plataforma aceita doações e o acervo é dividido em estantes, onde é possível conferir os livros mais lidos e procurados e obras mais recentes.
2. JStor
A plataforma online JSTOR é focada na exploração do conhecimento, do mundo e de novas ideias. Com a fama de ser voltada para curiosos intelectuais, a ONG com sede em Nova York tem em seu arquivo conteúdos acadêmicos de várias universidades do país e do mundo. Um dos diferenciais da JSTOR é o seu grande acervo de fontes primárias, imagens de alta qualidade que incluem obras, mapas e fotografias.
3. Capes
A Capes, (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do Ministério da Educação reuniu em um único lugar um acervo nacional para ler livros online e ver trabalhos de pesquisadores e universidades de todo o país. No site é possível encontrar conteúdos científicos em diversas mídias e formatos como normas técnicas, patentes, estatísticas, livros, vídeos e áudios.
4. Core
Para ter acesso a papers científicos e dados de pesquisas, a Core, do Reino Unido, pode ser uma boa opção. Com um acervo que já conta com 299 milhões de artigos, 10 mil fontes diferentes e conteúdos de 147 países, a plataforma tem também foco em dados e serviços completos para pesquisadores e universidades. Isso faz da plataforma uma referência em database e fonte confiável de pesquisas.
5. DOAj
Desde 2003, a DOAJ (Directory of Open Access Journals), criada na Suécia e com sede no Reino Unido, reúne uma seleção de dados e informações relevantes. O objetivo da plataforma é aumentar a visibilidade e dar acesso gratuito a todos, independente da disciplina, geografia ou idioma. Sendo uma plataforma colaborativa e comunitária que se assemelha à Wikipédia, a DOAJ já hospeda 10 milhões de artigos e revistas escritos em 80 línguas diferentes.
Gostou desse conteúdo? Compartilhe com alguém e continue acompanhando o blog da Conexia para outras informações sobre Educação.
Deixar um comentário