Dentre as várias tarefas, o professor tem que estar preparado para trabalhar e planejar em equipe, aplicar instrumentos de avaliação, saber utilizar as tecnologias de informação e comunicação, além de manter-se atualizado sobre as novas metodologias de ensino e desenvolver práticas pedagógicas mais eficientes.
Susan Furhman, diretora do Teachers College nos EUA, aponta algumas habilidades e conhecimentos básicos para todos os professores. “Eles devem saber liderar uma discussão, conseguir engajar os alunos em uma conversa que avance e gerenciar uma sala de aula”.
Por isso, é essencial que o educador esteja atualizado e qualificado para enfrentar tais desafios.
Para Antônio Nóvoa, um dos maiores especialistas mundiais em formação de professores, o aprender contínuo é essencial para a profissão docente. Ele deve se concentrar em dois pilares: a própria pessoa do professor, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente. Nóvoa enfatiza que só uma reflexão sistemática e continuada é capaz de promover a dimensão formadora da prática.
Além disso, uma pesquisa feita pela Hello Research, entre os anos de 2014 e 2015, informa que pais de alunos consideram que o principal atributo na hora de escolher uma escola é o fato dela ter um corpo docente competente e atualizado. Através desta mesma pesquisa, foi constatado que o investimento em formação continuada é um dos principais fatores de retenção e atração de talentos nas escolas.
Dessa maneira, é possível afirmar que a promoção da formação continuada de professores garante um impacto direto nos resultados da escola e na performance dos estudantes.
O programa
Nós, da Conexia, compartilhamos do mesmo ponto de vista de Susan Fuhrman, presidente do Teachers College da Universidade de Columbia (EUA). Ela sugere que o desejo de ver o aprendizado dos alunos, que é nutrido genuinamente por quase todos professores, seja um ponto de partida para redes ou organizações oferecerem ferramentas e formações que podem ajudar os docentes a alcançar seu objetivo.
Sabendo dos desafios para implementação da formação continuada, tais como incompatibilidade de agenda, escassez de tempo por parte dos professores, deslocamentos por parte da escola e dificuldade em elaboração de temas para a formação, a Conexia concebeu o seu Programa de Formação Continuada, levando em consideração a oferta de subsídios às escolas para desenvolvimento de conhecimentos pedagógicos e práticas pedagógicas diferenciadas nas salas de aula.
Nosso principal objetivo é oferecer a equipe docente ferramentas pedagógicas, a fim de ampliar a capacidade didático-metodológica dos professores e consequente a isso atingir a aprendizagem e engajamento dos alunos.
O Programa de Formação foi cuidadosamente estruturado para oferecer aos educadores as condições necessárias ao desenvolvimento de habilidades e competências que irão auxiliá-los não apenas durante sua trajetória escolar, mas também ao longo de toda a sua vida. Os temas abordados estão integrados e visam ao mesmo objetivo: transformar a sala de aula através de novas práticas pedagógicas.
Este programa consiste em:
–Workshops presenciais conduzidos na própria escola.
-Cursos online.
-Palestras ou Seminários, na modalidade híbrida, indicados para a Semana Pedagógica.
Todos esses formatos acontecem na escola, pois, assim como Antonio Nóvoa, acreditamos que todo professor deve ver a escola não somente como o lugar onde ele ensina, mas onde ele aprende!
por Soraia Dumbra
Deixar um comentário